Faça O Natal Dos Seus Sonhos - Encante Seus Clientes
Por Maria do Rosário Martins da Silva
30/01/2007
Estamos chegando ao final de 2006, um ano de muitas emoções: Copa do Mundo, eleições presidenciais, mudanças climáticas, crises econômicas e políticas. Para finalizar, somente o sonho de um Papai Noel repleto de presentes. Nesse momento, os empresários já devem estar preparados para o movimento da data mais lucrativa do ano, lembrando que, apesar de todas as crises, o hábito de presentear continua a ser cultivado pelas pessoas. Essa é a época das oportunidades para as vendas, sendo necessário uma preparação para que os clientes queiram comprar e entrem no ritmo de Natal. Você já começou a colocar músicas natalinas em seu comércio? Esse é o primeiro passo para lembrar às pessoas que está chegando o momento de pensar nos presentes. Decorações já devem fazer parte do dia-a-dia da empresa, com luzes, cores e brilhos, além das vitrines que chamem a atenção a todo momento. É chegada a hora de redobrar os cuidados com preços, promoções, embalagens, recursos humanos, capacitando toda a equipe para as vendas de fim de ano. Alguns cuidados devem ser tomados para facilitar as compras do cliente, que nessa época, mesmo tomado pela emoção da data, não perde de vista alguns elementos como: cortesia, rapidez e prestação de serviços. Não queira somente vender os produtos, mas também, agregue valores que farão a verdadeira diferença. Preocupe-se com detalhes que vão, desde a embalagem - que deve ser criativa, as vitrines, a apresentação pessoal dos profissionais de vendas, até o cuidado com seus clientes enquanto permanecerem no interior do estabelecimento. Coloque à disposição dos compradores tudo que minimize seus problemas, e foque sua abordagem e sondagem nos sonhos das pessoas. Lembre-se sempre: os clientes compram sonhos! Seja pontual nas entregas, rápido nas embalagens, atento aos desejos de todos. Não deixe ninguém esperando, saiba receber com cortesia e simpatia, sem exageros. Coloque-se à disposição e deixe o cliente à vontade para escolher. Ajude-o, dando dicas, conversando com ele, sondando seus desejos e crie as vendas. De acordo com Renato Fonseca, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) “para alcançar eficiência nas vendas de final de ano, existem duas peças que não podem faltar no roteiro dos empresários. Uma é a logística - instrumento de gestão que permite o produto chegar nas lojas e, caso aconteça, driblar imprevistos. A outra é a contratação temporária de trabalhadores - iniciativa que deve ser tomada a partir do histórico do comportamento da empresa e da expectativa de vendas do mercado. É necessário que os profissionais sejam criativos no momento das vendas colocando em práticas as técnicas de marketing, aproveitando o momento natalino para tornar a empresa alegre, com um tom festivo. Detalhes como vitrines, promoções atrativas, muitas luzes, cores e brilhos são algumas ações que fazem o espírito natalino nascer na mente das pessoas. Não deixe passar em branco a magia do Natal. A figura do bom velhinho não deve ser deixada de lado na decoração. Encante seu cliente, realize seus desejos, venda sonhos e tenha um Natal lucrativo. Porém, não se esqueça do verdadeiro espírito dessa data, o nascimento de Jesus Cristo, e coloque em suas vendas seu coração, desejando a todos muita paz e saúde!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Por Maria do Rosário Martins da Silva
30/01/2007
Estamos chegando ao final de 2006, um ano de muitas emoções: Copa do Mundo, eleições presidenciais, mudanças climáticas, crises econômicas e políticas. Para finalizar, somente o sonho de um Papai Noel repleto de presentes. Nesse momento, os empresários já devem estar preparados para o movimento da data mais lucrativa do ano, lembrando que, apesar de todas as crises, o hábito de presentear continua a ser cultivado pelas pessoas. Essa é a época das oportunidades para as vendas, sendo necessário uma preparação para que os clientes queiram comprar e entrem no ritmo de Natal. Você já começou a colocar músicas natalinas em seu comércio? Esse é o primeiro passo para lembrar às pessoas que está chegando o momento de pensar nos presentes. Decorações já devem fazer parte do dia-a-dia da empresa, com luzes, cores e brilhos, além das vitrines que chamem a atenção a todo momento. É chegada a hora de redobrar os cuidados com preços, promoções, embalagens, recursos humanos, capacitando toda a equipe para as vendas de fim de ano. Alguns cuidados devem ser tomados para facilitar as compras do cliente, que nessa época, mesmo tomado pela emoção da data, não perde de vista alguns elementos como: cortesia, rapidez e prestação de serviços. Não queira somente vender os produtos, mas também, agregue valores que farão a verdadeira diferença. Preocupe-se com detalhes que vão, desde a embalagem - que deve ser criativa, as vitrines, a apresentação pessoal dos profissionais de vendas, até o cuidado com seus clientes enquanto permanecerem no interior do estabelecimento. Coloque à disposição dos compradores tudo que minimize seus problemas, e foque sua abordagem e sondagem nos sonhos das pessoas. Lembre-se sempre: os clientes compram sonhos! Seja pontual nas entregas, rápido nas embalagens, atento aos desejos de todos. Não deixe ninguém esperando, saiba receber com cortesia e simpatia, sem exageros. Coloque-se à disposição e deixe o cliente à vontade para escolher. Ajude-o, dando dicas, conversando com ele, sondando seus desejos e crie as vendas. De acordo com Renato Fonseca, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) “para alcançar eficiência nas vendas de final de ano, existem duas peças que não podem faltar no roteiro dos empresários. Uma é a logística - instrumento de gestão que permite o produto chegar nas lojas e, caso aconteça, driblar imprevistos. A outra é a contratação temporária de trabalhadores - iniciativa que deve ser tomada a partir do histórico do comportamento da empresa e da expectativa de vendas do mercado. É necessário que os profissionais sejam criativos no momento das vendas colocando em práticas as técnicas de marketing, aproveitando o momento natalino para tornar a empresa alegre, com um tom festivo. Detalhes como vitrines, promoções atrativas, muitas luzes, cores e brilhos são algumas ações que fazem o espírito natalino nascer na mente das pessoas. Não deixe passar em branco a magia do Natal. A figura do bom velhinho não deve ser deixada de lado na decoração. Encante seu cliente, realize seus desejos, venda sonhos e tenha um Natal lucrativo. Porém, não se esqueça do verdadeiro espírito dessa data, o nascimento de Jesus Cristo, e coloque em suas vendas seu coração, desejando a todos muita paz e saúde!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com