Faça seus Clientes Construírem Network
Por Jaqueline Saviel
14/11/2009

Colocando os consumidores em contato uns com os outros, você os coloca em contato com sua marca.
Fato: Com as mulheres isto funciona melhor e com mais eficiência. Hábitos são mudados através das mães de família, sites de relacionamento, vendas porta e porta, roupas de crianças que não ais se parecem tanto com crianças, alimentos orgânicos (antes utilizados por uma fatia do mercado e agora tomaram uma força importante), etc.
Exato! As mulheres têm sim “a força”!
Mas porque essas técnicas não podem ser utilizadas para todo o seu público?
Hoje contamos com ferramentas como Twitter, Orkut, Facebook, My Space e Blogs, e quantas das empresas que conhecemos utilizam estas ferramentas para publicar novidades em seu ramo, informar suas ações, conectar seus clientes, conseguir suas indicações e depoimentos, que além da fidelidade, são de mais importante que seus clientes podem lhe proporcionar.
Por indicações, além de lhe oferecer o caminho das pedras ainda lhe da novos clientes em potencial e uma demonstração de que está satisfeito com seus serviços e porque quem indicaria uma empresa a qual esta insatisfeito?
Com os testemunhos, estes clientes lhe darão a oportunidade de conquistar novos clientes que se sentirão seguros em comprar mesmo que não conheça a empresa. O testemunho é a maior ferramenta para conseguir novos clientes e fidelizar os nossos, pois todos nós gostamos de dar nossa opinião sendo ela positiva ou negativa.
E as empresas que estarem abertas a receber estes testemunhos deverão separá-los em criticas construtivas e os testemunhos ou elogios.
A criticas são classificadas como construtivas pois são as reclamações tratadas de maneira diferente, apartir destas, a empresa deverá tomar um plano de ação para efetivas mudanças. E estas mudanças deverão ser informadas ao cliente reclamante, para reconhecer a busca pela melhoria continua da empresa para melhor atendê-lo.
Os testemunhos deverão ser divulgados, e se autorizado por seu cliente, deve constar o nome para que novos clientes possam contatar para melhores indicações.
É colocar seus clientes em contato, é expandir seu network e o deles.
Nunca pensamos, mas e se as companhias de combustíveis pesquisassem em seus bancos de dados dos cartões de créditos de suas bandeiras para ajudarem os clientes que fazem viagens longas para um programa de escolher parceiros, formando um transporte solidário em seus carros? Como incentivo disponibilizariam centavos de desconto por litro para os participantes e além de conseguirem milhares de clientes felizes e conectados conseguiriam menos poluição, menos carros nas ruas, entre “n” outros benefícios.
As empresas devem polinizar seus clientes, fazer do Buzz Marketing seu maior aliado, alias ninguém o quer como inimigo.
Os interessados devem ter um pensamento aberto como as mulheres que reforçam seus laços naturalmente porque repartem com liberdade e clareza de informações, instruções ou ajuda sincera.
Assim, poderemos saber como seu consumidor pensa e age em diferentes situações.

Jaqueline Saviel é formada em Planejamento Estratégico Empresarial.