Geração Z - Sustentáveis, Exigentes e seus futuros clientes. Sua
empresa está preparada?
Por: Gilberto Wiesel
27/06/2010
Termos como “produtos ecologicamente corretos”, “sustentabilidade” e
“meio ambiente” permeiam a mídia, a política, os encontros
empresariais, o mundo. Mas, a sustentabilidade ainda não é hábito no
cotidiano da atual geração consumidora. Este é um período de
transição na educação ambiental da população e, apesar das empresas
já estarem agindo, precisam firmar a tomada de iniciativas que visam
o futuro. Ainda são poucos os frutos de propostas e mesmo ações no
presente, quando o consumidor ainda não está preparado e nem aprova
completamente o produto ou a intenção, mas a questão é a futura
geração de consumidores.
Conhecidos como geração Z, são críticos, dinâmicos, tecnológicos e
tendem a transformar as intenções ecologicamente corretas de agora
em hábito, preferência e ações. Nascidos a partir de meados dos anos
90, esses ainda meninos e meninas lêem atenciosamente os rótulos, se
preocupam efetivamente com o meio ambiente, são ensinados desde a
escola da importância da natureza e, principalmente, já incluem no
cotidiano os costumes de uma vida sustentável. E como preparar sua
empresa para esses futuros clientes? As ações estratégicas com foco
no futuro são suficientes para conquistar essa nova geração de
compradores? E quando, além de projeções, também são necessários
resultados imediatos?
A mudança necessária para atender às necessidades e vontades dos
“consumidores sustentáveis” exige planejamento e paciência. Mas,
acima de tudo, exige ação a partir do presente. É preciso um
trabalho de educação ambiental dos consumidores atuais, porém, só a
disseminação da importância da preservação do meio ambiente pode não
ser suficiente para a real conscientização. Exemplos dentro das
empresas, como as que vendem produtos sustentáveis, mas não fazem ao
menos coleta seletiva dentro da própria linha de produção ou
escritórios, mantêm as intenções nas ideias e longe dos costumes.
Alguns empreendimentos, por exemplo, lançaram versões mais
ecológicas e baratas de produtos, como o sabão em pó Ariel Ecomax,
que produz menos espuma e reduz o número de enxágues, ou o papel
higiênico Neve Naturali, feito a partir de aparas selecionadas e
compactado, economizando embalagem. Mesmo com esse cuidado com o
meio ambiente, esses produtos ainda são menos vendidos que suas
versões tradicionais. A maioria dos clientes prefere manter-se fiel
aos produtos de sempre.
Outro ponto a se pensar é a dificuldade em encontrar esses produtos,
visto que muitos deles são vendidos apenas em lojas especializadas.
Os poucos encontrados nos supermercados são, em sua grande maioria,
mais caros que os convencionais, ou seja, produtos ecologicamente
corretos ainda não estão ao alcance de todos.
Para suprir as necessidades dessa nova geração, o empresário precisa
arriscar na criação de diferentes conceitos. Mas lembre-se, atingir
os consumidores e se preparar para as exigências dos futuros
clientes não significa esquecer as características que fizeram com
que esses consumidores se tornassem leais à sua marca. Inovação pode
ser a grande diferença entre perdurar ou não no mercado, ainda mais
com esses pequenos futuros consumidores, que aprovam e querem
consumir o novo e o sustentável.
Algumas empresas já iniciaram campanhas focadas especialmente nestes
novos clientes. Um exemplo de ações para o futuro é o “Danoninho
para Plantar”. Cada bandeja do produto da Danone traz consigo um
sache com sementes de flores e hortaliças que contém instruções para
se plantar no próprio potinho, além de um código que permite a
criança plantar uma “árvore virtual” na Floresta do Dino, no site da
empresa. Cada “árvore virtual” plantada ajuda no reflorestamento da
Mata Atlântica. Esse é um exemplo de como investir em consumidores
do futuro, ao mesmo tempo em que se cria ações ecológicas no
presente.
Assim como não se pode deixar de disseminar a importância da
preservação do meio ambiente e agir em prol disso, é preciso se
preparar para essa nova geração consumidora. Os futuros compradores
querem, além de planejamento, mudanças reais nos produtos,
princípios e atitudes das empresas. Preparar-se para essa nova fase
é difundir informação e renovar os hábitos em benefício do planeta,
e transformar a sustentabilidade tão exigida por esses novos
clientes de discurso para ações concretas.
Gilberto Wiesel é Conferencista Motivacional nas áreas de vendas,
marketing, atendimento e relações humanas. Graduado em Adminstração,
Pós-graduado em Marketing e Vendas, Consultor de Empresas,
Especialista em Transformação Pessoal, Formação de Líderes e
Empreendedores. Autor do Livro: Você em Primeiro Lugar e do CD Um
Tempo Para Vida. Criador do Portal da Motivação.
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