Gerenciamento de Vendas: Um dos Pilares do Sucesso das Empresas
Por Ivan Postigo
22/09/2009
O sucesso na gestão de uma empresa se obtém harmonizando todas as
áreas , financeira , produtiva e comercial, contudo a acirrada
concorrência neste mundo globalizado nos leva a olhar a área
comercial com uma atenção redobrada .
O gerenciamento da área comercial das empresas que sempre foi uma
das tarefas mais importantes de uma organização, hoje dita sua
continuidade.
A gerência de vendas é a área onde se concentram as maiores tensões,
pois o sucesso da empresa está atrelado ao seu sucesso comercial.
O gerente de vendas uma vez tendo consensado com a direção o
objetivo de vendas para o período terá que desenvolver planos e
meios de atingi-lo.
A execução do plano exigirá do profissional entusiasmo, motivação e
muita disciplina.
O profissional terá , ainda, que administrar as expectativas e
ansiedades de sua equipe de campo e também da alta direção da
companhia.
Ao gerente de vendas cabe atuar como facilitador do processo ,
administrando as contingências das vendas.
Muitas empresas não tem em seu quadro um funcionário e ou
colaborador com um cargo com essa denominação, mas certamente alguém
realiza essa função , a função de gerenciamento das vendas, do
gerenciamento dos esforços comerciais.
Quando tratarmos do gerenciamento das vendas focalizamos a pessoa
que independente da sua posição hierárquica realize essa função.
É importante para o gerenciamento adequado das vendas a distinção
entre marketing e vendas.A venda se concentra nas necessidades do
vendedor e o marketing nas necessidades do comprador.
A venda se preocupa com a necessidade do vendedor em converter seu
produto em dinheiro; o marketing , com a idéia de satisfazer as
necessidades dos clientes por meio do produto e de todo o conjunto
de coisas ligadas à sua fabricação e ou aquisição , à sua entrega e,
finalmente, ao seu consumo.
Com isso o gerente de vendas , e muitos agregam a função de
marketing, tem que estar atento ao mercado oferecendo e ou gerando
necessidades com a criação de produtos.
Essas informações e necessidades são declaradas diariamente e podem
ser percebidas com sua visita ao campo acompanhando seus vendedores,
ou através de contatos frequentes com sua equipe.
É função da gerência de vendas fazer com que a voz do cliente ecoe
por todos os cantos da empresa não só para que as necessidades sejam
percebidas e produtos sejam criados e disponibilizados, mas também
para que seja dado a cada cliente um atendimento que diferencie sua
empresa das concorrentes.
A voz do cliente estimulará as pessoas a agirem de encontro a um
único objetivo:
Proporcionar satisfações que angariam clientes.
O gerente de vendas junto com a alta direção deve trabalhar no
sentido de tornar a empresa orientada para o mercado
A vocação de uma empresa direcionada ao mercado ou à produção, na
maioria das vezes, está em sua própria origem, na visão de seu
criador, contudo uma companhia pode se voltar ao mercado aprendendo
a considerar sua função, não a produção de bens e serviços, mas a
aquisição de clientes, a realização de coisas que levarão pessoas a
querer trabalhar com ela.
Criar este ambiente, consolidá-lo, é uma das tarefas do gerente de
vendas , propagando sempre a voz do cliente.
Um dos aspectos fundamentais para o sucesso do profissional voltado
ao gerenciamento de vendas é a iniciativa. Só com iniciativa o
gerente de vendas e sua equipe poderão alavancar os resultados de
sua empresa gerando novos negócios e saindo do lugar comum.
Esta mesma iniciativa fará com que a equipe perceba as necessidades
do mercado procurando supri-las via ações de marketing.
Uma empresa sem iniciativa estará sempre correndo atrás de seus
concorrentes, ao passo que esta poderá inverter o processo estando
sempre um passo à frente com um modelo diferenciado de gerenciamento
.
Não há dúvidas que existem empreendedores e gerentes de vendas
geniais , que muitas vezes vencem com lances espetaculares, mas o
que tem determinado o sucesso de muitas companhias é a ação
constante, a iniciativa.
Quando a iniciativa encontra a oportunidade o sucesso é inevitável.O
encontro da iniciativa com a oportunidade para muitos é considerado
sorte, para outros , genialidade.
Método de gerenciamento
Para um bom gerenciamento das vendas é necessário método, sem isso
algumas tarefas primordiais deixarão de ser executadas.
As tarefas dependerão dos critérios estabelecidos por cada empresa
em função de sua cultura, estrutura organizacional e da própria
atribuição de responsabilidades, contudo a um gerente de vendas e
sua equipe cabem:
Consensar os objetivos de venda para o exercício e estabelecer as
metas de venda
para cada vendedor ou representante comercial;
Assegurar o atendimento à carteira de clientes, cobertura de área ou
região , dificultando as ações da concorrência;
Acompanhar a apresentação de propostas de negócios e seus
resultados, administrando as contingências de cada processo;
Administrar das margens de contribuição dos produtos e as geradas
por cada vendedor;
Administrar o prazo médio das vendas e seus preços médios ;
Administrar o volume de mercadorias em estoque, evitando o excesso
de produtos morosos e de produtos que possam se tornar obsoletos;
Motivar e treinar sua equipe ;
Controlar dos gastos sob sua responsabilidade
Controlar os custos com distribuição dos produtos ;
Desenvolver e implantar sistemas de incentivos para seus vendedores
;
Acompanhar as ações da concorrência;
Apoiar a prospecção de clientes ;
Apoiar o trabalho de pós-venda;
Administrar o sistema de informações;
Preparar e relatórios debatendo resultados ;
Desenvolver de sugestões e planos de ação sobre produtos ;
Desenvolver scripts para apresentação dos produtos e para refutação
das objeções, aprimorando-os sempre através das experiências de
campo;
Contratar vendedores e representantes comerciais;
Treinar seus novos comandados;
Abrir novas regiões de trabalho;
Estabelecer alianças comerciais;
Propor de novos negócios a empresa e aos clientes ;.
A estas tarefas podemos acrescentar outras , geradas pelas próprias
características do negócio.
O sucesso do método de gerenciamento não está apenas em definir o
que deve ser feito, mas principalmente:
Quem realizará a tarefa ??
Como realizará a tarefa?
Quando realizará a tarefa?
É comum quando um trabalho não é bem sucedido ouvirmos comentários
como:
“Nós sabíamos o que tinha que ser feito, porém não conseguimos
realizar “.
A fórmula do sucesso está na delegação e nas respostas às três
perguntas acima.
O gerenciamento de vendas tem sem dúvidas como objetivo o
crescimento sustentado
As empresas crescem em função do talento e capacidade administrativa
de seus integrantes.
À medida que cresce a empresa se torna mais complexa e seus
problemas se multiplicam, isso exige capacidade de delegação, maior
disciplina administrativa e maior necessidade de treinamento e
reciclagem.
Sem isso a capacidade individual de seus talentos será direcionada a
administração de problemas e não à geração de novos negócios, que
foi a razão de seu sucesso.
Numa administração em crise o gerente de vendas ocupado em resolver
problemas pouca atenção poderá despender à sua equipe , deixando com
isso de perceber oportunidades que o mercado apresenta todos os
dias.
Além disso, problemas poderão ocupar boa parte do tempo de seus
dirigentes que tem como função básica:
Criar o futuro de sua organização.
Maior sucesso terá uma empresa quanto maior for sua capacidade de
perceber oportunidades e agir , no tempo certo, tendo seu gerente de
vendas como a mola propulsora dos negócios .
Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado
em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas
para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo
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