Gestão do Conhecimento e Web Warehouse como Diferencial
Competitivo
Por João Henrique Rafael Junior
12/11/2009
Em outras épocas as empresas focaram seus esforços na produção e
na venda. Hoje estes fatores continuam tendo sua importância
estratégica, porém, só atuarão com eficiência e eficácia se
estiverem pautados por um conhecimento de mercado, ou seja, a
organização não pode se dar ao luxo de realizar seus processos
sem saber qual é o método mais acertado para isto.
Precisamos compreender que os dados empresariais entram em
estado bruto, e assim como um minério, devem ser lapidados e
interpretados dentro de uma realidade específica, para que gerem
informação. Através da manipulação humana forma-se o
conhecimento. Este conhecimento é cruzado com outras informações
do ambiente externo e chega-se a uma conclusão de como
aproveitar da melhor maneira possível estas condições, gerando
ações concretas, e conseqüentemente um diferencial competitivo.
A gestão do conhecimento é responsável por obter, tratar e
disseminar a informação dentro do ambiente organizacional, sendo
fundamental, pois a mudança constante e a interação global do
mercado tornam o conhecimento um fator inestimável. O gestor
pode, então, definir com mais segurança o rumo da empresa e
baseado no acúmulo e o tratamento ideal destes conhecimentos
terá auxilio, também, no entendimento das variações do mercado,
podendo até fazer predições do que, possivelmente, esta por vir,
aproveitando oportunidades, precavendo-se de ameaças e
antecipando-se aos concorrentes.
É importante ressaltar que o processo de gestão do conhecimento
deve funcionar, também, como uma auto-estrada que facilite a
transmissão de informação em todos os níveis da organização,
seja tanto de fora para dentro (dados externos), como
internamente, compartilhando a competência do cliente interno, o
funcionário, pois este possui informações vitais para a empresa.
Devemos considerar que este processo pode ser bem complexo,
principalmente em organizações de grande porte, que lidam com
uma infinidade de clientes, internos e externos, e um volume
colossal de dados. Porém as mesmas mudanças sociais e
tecnológicas que resultaram em um mercado tão aberto e volátil,
também geraram sistemas de apoio a gestão do conhecimento, como
por exemplo, o Web Warehouse, que visa integrar as vantagens da
internet ao warehouse tradicional.
Devemos destacar que esse tipo de sistema amplia a base de dados
a ser trabalhada, permitindo pesquisas mais complexas e atuais,
proporcionando, também, um cruzamento de dados em tempo real.
Sendo assim, a empresa pode mesclar os seus dados de entrada
internos, com dados específicos que necessite em certo momento,
capturando-os pela rede de computadores, gerando assim
informação e conhecimento específico para uma denominada
situação.
Outra grande vantagem é que todo este processo ficará registrado
no sistema e permitirá que sejam produzidos relatórios que
ajudarão a compreender como está caminhando a gestão do
conhecimento na empresa, através da mensuração da carga de
informação e o resultado concreto obtido.
Esta disseminação da informação acaba valorizando o funcionário,
pois este pode utilizar os dados disponíveis para tomar suas
próprias decisões, ao mesmo tempo em que é estimulado a
participar da produção do conhecimento e atuar em células com
outros que complementem suas características, ampliando o
resultado como um todo para a organização.
Podemos concluir que a gestão do conhecimento mostra-se cada dia
mais vital para qualquer organização, independente do porte,
setor ou ramo de atividade. Este processo conta com alguns
suportes para facilitarem sua implementação e controle,
atualmente, o Web Warehouse, que tem como finalidade, amplificar
e auxiliar a obtenção, divisão, e criação de conhecimento dentro
da organização, e culminar com a ação correta, pois não existe
gestão de algo que não é aplicado, torna-se apenas desperdício
de recursos.
Dentro dos recursos empresariais temos o capital humano,
fundamental, pois são os funcionários que dão vida a gestão.
Atuam como maestros, pois devem selecionar os instrumentos que
precisam (dados), utilizar sua experiência e determinar qual
harmonia é a mais correta para estes (informação), trabalhar com
todos de modo a criar uma sinfonia (conhecimento), adequar esta
sinfonia com os recursos que possuem ao público que pretende
atingir (inteligência). Sendo assim, a sinergia entre a gestão
do conhecimento, os sistemas de apoio e os funcionários,
fornecerá a empresa o básico para sobreviver no árduo mercado
globalizado, um diferencial competitivo.
Referências
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/08/29/para-entender-o-que-e-gestao-do-conhecimento
- acessado 01/11/2009
http://www.aedb.br/seget/artigos06/814_data%20webhouse%20.pdf -
acessado 01/11/2009
http://www.dadosenegocios.com.br/ontologias_metadados_semanticos_e_a_web_11.html
- acessado 02/11/2009
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing;
editora Pearson, 2006.
João Henrique Rafael Junior é Formado em Publicidade e
Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, extensão
em estratégia de marketing pela Faculdade Getúlio Vargas,
Cursando MBA em marketing pela Faculdade Getúlio Vargas.