Gestão do Conhecimento e Web Warehouse como Diferencial Competitivo
Por João Henrique Rafael Junior
12/11/2009


Em outras épocas as empresas focaram seus esforços na produção e na venda. Hoje estes fatores continuam tendo sua importância estratégica, porém, só atuarão com eficiência e eficácia se estiverem pautados por um conhecimento de mercado, ou seja, a organização não pode se dar ao luxo de realizar seus processos sem saber qual é o método mais acertado para isto.
Precisamos compreender que os dados empresariais entram em estado bruto, e assim como um minério, devem ser lapidados e interpretados dentro de uma realidade específica, para que gerem informação. Através da manipulação humana forma-se o conhecimento. Este conhecimento é cruzado com outras informações do ambiente externo e chega-se a uma conclusão de como aproveitar da melhor maneira possível estas condições, gerando ações concretas, e conseqüentemente um diferencial competitivo.
A gestão do conhecimento é responsável por obter, tratar e disseminar a informação dentro do ambiente organizacional, sendo fundamental, pois a mudança constante e a interação global do mercado tornam o conhecimento um fator inestimável. O gestor pode, então, definir com mais segurança o rumo da empresa e baseado no acúmulo e o tratamento ideal destes conhecimentos terá auxilio, também, no entendimento das variações do mercado, podendo até fazer predições do que, possivelmente, esta por vir, aproveitando oportunidades, precavendo-se de ameaças e antecipando-se aos concorrentes.
É importante ressaltar que o processo de gestão do conhecimento deve funcionar, também, como uma auto-estrada que facilite a transmissão de informação em todos os níveis da organização, seja tanto de fora para dentro (dados externos), como internamente, compartilhando a competência do cliente interno, o funcionário, pois este possui informações vitais para a empresa. Devemos considerar que este processo pode ser bem complexo, principalmente em organizações de grande porte, que lidam com uma infinidade de clientes, internos e externos, e um volume colossal de dados. Porém as mesmas mudanças sociais e tecnológicas que resultaram em um mercado tão aberto e volátil, também geraram sistemas de apoio a gestão do conhecimento, como por exemplo, o Web Warehouse, que visa integrar as vantagens da internet ao warehouse tradicional.
Devemos destacar que esse tipo de sistema amplia a base de dados a ser trabalhada, permitindo pesquisas mais complexas e atuais, proporcionando, também, um cruzamento de dados em tempo real. Sendo assim, a empresa pode mesclar os seus dados de entrada internos, com dados específicos que necessite em certo momento, capturando-os pela rede de computadores, gerando assim informação e conhecimento específico para uma denominada situação.
Outra grande vantagem é que todo este processo ficará registrado no sistema e permitirá que sejam produzidos relatórios que ajudarão a compreender como está caminhando a gestão do conhecimento na empresa, através da mensuração da carga de informação e o resultado concreto obtido.
Esta disseminação da informação acaba valorizando o funcionário, pois este pode utilizar os dados disponíveis para tomar suas próprias decisões, ao mesmo tempo em que é estimulado a participar da produção do conhecimento e atuar em células com outros que complementem suas características, ampliando o resultado como um todo para a organização.
Podemos concluir que a gestão do conhecimento mostra-se cada dia mais vital para qualquer organização, independente do porte, setor ou ramo de atividade. Este processo conta com alguns suportes para facilitarem sua implementação e controle, atualmente, o Web Warehouse, que tem como finalidade, amplificar e auxiliar a obtenção, divisão, e criação de conhecimento dentro da organização, e culminar com a ação correta, pois não existe gestão de algo que não é aplicado, torna-se apenas desperdício de recursos.
Dentro dos recursos empresariais temos o capital humano, fundamental, pois são os funcionários que dão vida a gestão. Atuam como maestros, pois devem selecionar os instrumentos que precisam (dados), utilizar sua experiência e determinar qual harmonia é a mais correta para estes (informação), trabalhar com todos de modo a criar uma sinfonia (conhecimento), adequar esta sinfonia com os recursos que possuem ao público que pretende atingir (inteligência). Sendo assim, a sinergia entre a gestão do conhecimento, os sistemas de apoio e os funcionários, fornecerá a empresa o básico para sobreviver no árduo mercado globalizado, um diferencial competitivo.

Referências

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2005/08/29/para-entender-o-que-e-gestao-do-conhecimento - acessado 01/11/2009
http://www.aedb.br/seget/artigos06/814_data%20webhouse%20.pdf - acessado 01/11/2009
http://www.dadosenegocios.com.br/ontologias_metadados_semanticos_e_a_web_11.html - acessado 02/11/2009
Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing; editora Pearson, 2006.


João Henrique Rafael Junior é Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, extensão em estratégia de marketing pela Faculdade Getúlio Vargas, Cursando MBA em marketing pela Faculdade Getúlio Vargas.