A importância do cartão de visita no relacionamento profissional
Por Ricardo Dorés
23/10/2009
O cartão de visita é um dos itens mais importantes em um contato
profissional. Para os orientais, o valor do cartão de visitas é tão
expressivo que o recebimento dele é feito com as duas mãos. É por meio
dele que a pessoa do profissional e a empresa que ele representa iniciam
uma interação que lhes oferece a possibilidade de serem conhecidos pelo
outro.
Ensina o velho e sábio ditado que: “a primeira impressão é a que fica”.
Portanto, ao se fazer uso do cartão, é necessário que algumas regras
básicas devam ser observadas.
Antes de mais nada, não se deve esquecer que o cartão de visita é um
material promocional que identifica uma pessoa e uma empresa. Ele
reflete a identidade e a imagem corporativa da empresa, razão pela qual
é considerado como uma ferramenta de grande valia para o profissional.
Não fosse por muitas razões, bastaria pensar em seu pragmatismo: ele
torna viável a ocorrência de contatos posteriores.
Em atenção a essas características, alguns cuidados devem ser tomados,
que vão desde a confecção até a entrega em mãos.
O ideal é que o cartão seja confeccionado em uma gráfica. Devem ser
evitadas impressões caseiras, pois o tipo de papel usado e a impressão
de qualidade são essenciais para refletir uma boa imagem impressa.
Para que se alcance o sucesso em um primeiro contato e se possa ser
lembrado de forma positiva, é essencial saber entregar e receber um
cartão de visita. Esse pequeno pedaço de papel tem a força de um “ritual
de saudação” no mundo dos negócios, quando ele informa ao interlocutor:
quem é o profissional que ali se apresenta, o que esse profissional faz
e como pode ser encontrado posteriormente.
O visual do cartão deve ser o mais limpo possível, contendo informações
objetivas, na exata medida do que precisa ser comunicado. Deve ser
confeccionado, preferencialmente, em cor clara e com pouca imagem, para
que não ocorra uma confusão visual e o seu conteúdo se torne de difícil
compreensão.
A objetividade e a clareza do que se quer comunicar devem conter o nome
completo de quem se apresenta, sua profissão ou cargo, além de outros
dados profissionais, incluindo o nome da empresa e seu logotipo, o
endereço físico, telefone corporativo, fax, e-mail, endereço do site e,
se for o caso, pode-se incluir o número de um telefone celular.
Indica-se que o único elemento do cartão que pode ser mais visível do
que o nome do profissional é o logotipo da empresa. Há, ainda, a
possibilidade de ser acrescido um slogan ou frase curta que evidencie
algum diferencial.
Todas as informações deverão estar sempre atualizadas. Ocorrendo
mudanças de telefones, e-mails ou cargo, é preciso providenciar a
confecção de novo cartão, pois não é nada elegante entregar um cartão
rasurado ou com dados inadequados.
Importante lembrar que, frequentemente, os grandes negócios são fechados
pessoalmente e, neste momento, é fundamental estar com seu cartão de
visita atualizado.
O cartão deverá ser entregue, sem ansiedade, virado de frente para quem
o recebe, o que facilita sua leitura. Dobrar a ponta caiu em desuso. Em
geral, esta entrega é feita no início da conversação, quando as pessoas
ainda não se conhecem. É prática comum, em reuniões, deixar o cartão à
vista para facilitar a memorização do nome do profissional com quem se
está mantendo uma troca de informações. Caso o encontro seja informal, o
melhor a fazer é trocar os cartões na saída.
É mais cortês entregar o cartão do que pedir o cartão do outro. Quando
se recebe um cartão, é indicado que seja lido com atenção, buscando
memorizar o nome do profissional ali escrito antes de guardá-lo, para
demonstrar o interesse e poder chamá-lo pelo nome. Para evitar que
possam se amassar ou sujar é conveniente que os cartões sejam carregados
em porta cartões e que fiquem em locais de fácil acesso.
Ao se apresentar sem um cartão de visita, o profissional corre o risco
de comprometer a sua credibilidade, oferecendo uma imagem que poderia
ser interpretada como desleixo e falta de organização.
Por essa razão, considera-se fundamental o hábito de usar esta
ferramenta: o cartão de visita, tão pequeno em sua aparência e tão
importante em seu significado.
Ricardo Dorés - Com formação acadêmica em Direito e especialização em
Marketing, ocupou no mercado as posições de Diretor de Unidades de
Negócios, Gerente de Unidade de Negócio, Gerente Nacional de Vendas,
Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Gerente de Treinamento de Vendas,
Supervisor de Vendas, em empresas multinacionais e nacionais de grande
porte, tais como: 3M, Pfizer, Glaxo, IMB, Itaú Seguros, dentre outras.
É, há 10 anos, consultor empresarial e palestrante. É sócio-diretor da
SalesResults | Soluções para Mercados Competitivos.
www.salesresults.com.br contato ricardo@salesresults.com.br