Liderança em momentos de euforia e sucesso
Por Eduardo Leão Drumond Oliveira
22/06/2010
Você como um bom líder, com certeza já passou pela prazerosa
experiência de atingir um objetivo tão esperado, quando se bate uma
meta, fecha-se um grande negócio, um grande contrato, enfim uma meta
almejada por toda equipe? Se já, você sabe muito bem do que se trata
esse sentimento maravilhoso e se nunca passou por essa experiência,
espero que o tenha o mais breve possível e é sobre esse momento que
vamos tratar nesse artigo, é um momento tão feliz quanto perigoso.
Mas alguns vão se perguntar, como um momento tão alegre pode ser
perigoso? Pois bem, vamos ao mérito da questão.
No ambiente organizacional estamos sempre sobre pressão para
atingirmos metas necessárias para o desenvolvimento da empresa, e
essas metas nunca serão finalizadas, pois sempre terá um novo
objetivo a ser cumprido, correto?
Sim, essa é a verdade do nosso mundo capitalista, sendo você um
líder ou um subordinado, os resultados tem que aparecer, senão nada
nem ninguém se sustentam.
Como já discutimos sobre liderança no artigo “Liderança e dedicação”
e sobre motivação em “Motive-se para motivar”, não vou aprofundar na
questão de liderança agora e sim vamos ser mais pontuais e objetivos
nesse artigo.
Uma equipe, para que consiga atingir suas metas deve ter muito foco
em seus objetivos e é ai que você entra como líder, gerindo a equipe
de forma firme, buscando melhores soluções, gerindo conflitos,
motivando e ensinando para aprender.
Em um momento de euforia, a equipe está a um passo de perder o seu
foco, sua cumplicidade, o conceito de time, a sua afinação enfim
qualquer passo em falso seu nesse momento será prejudicial. Ai, ai,
ai! Será que quando minha equipe bater meta devo ficar calado, não
expressar nenhum sentimento para não cometer qualquer deslize? Não,
claro que não, onde está a sua liderança, sua seriedade, a fortaleza
em pessoa?
Calma, pois não está nada perdido, afinal de contas é um momento de
alegria e deve sim ser festejado, mas nem tudo é flores,
infelizmente você deverá mostrar a sua alegria com cautela, pois a
meta do mês foi cumprida, mas iniciou-se um próximo.
A liderança de uma equipe deve sempre motivar a equipe cobrando ao
mesmo tempo, pois liderança sem resultado não sobrevive. No momento
de euforia recomendo alguns cuidados:
1- Prefira sempre comemorar com a sua equipe fora da empresa em um
almoço ou jantar como prêmio pela meta batida. Retirar a equipe do
ambiente de trabalho preserva a seriedade do local, onde devemos
estar para atingir nossos objetivos e da organização;
2- Evite valorizar talentos individuais em demasia, o trabalho foi
em equipe, não se esqueça. Caso queira valorizar o desempenho
individual, faça isso através de prêmios por metas individuais, pois
não correrá o risco de ser tachado como defensor de um único membro
da equipe, pois o prêmio é justificado pelo desempenho e não pela
sua preferência;
3- No dia posterior a comemoração, faça uma reunião para agradecer
pelo resultado, demonstrar o desempenho da equipe no sucesso é
fundamental, esclarecer os pontos a serem melhorados é importante
para o desenvolvimento, informe a nova meta a ser atingida e os
prêmios é claro;
4- Quando informar a nova meta a ser atingida, tenha o cuidado de
apresentar um plano de ação que ajudará a atingir o objetivo, mostre
o caminho e ensine para aprender. Não despeje o “problema” no colo
dos seus colaboradores, afinal de contas você é o responsável por
esse time;
5- Você é o telhado da equipe, proteja-a de qualquer crítica
destrutiva nesse momento e não se iluda, pois o sucesso traz
comentários maliciosos. Filtrem de forma consciente as informações a
serem repassadas, pois o foco de trabalho já está estabelecido e não
deve ser perdido;
Liderança em momento de euforia e sucesso é fundamental para a
continuidade dos trabalhos, uma das características importantes para
um bom líder é o controle emocional em momentos de crise e também de
euforia. Lidere sempre ensinando para aprender.
Fonte: http://eduardoleao.com.br
Eduardo Leão Drumond Oliveira é mineiro, nascido e criado em Belo
Horizonte MG. Sua experiência profissional vem da área comercial
onde aprendeu a lutar pelos seus objetivos, subindo um degrau de
cada vez para aprender ensinando.
Gosta de trocar experiências e defende uma postura de que todo
aprendizado Deve Ser Compartilhado. É formado em Administração de
Empresas pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte e se identifica
com Gestão de Pessoas.
É Gerente Regional de Operações em uma rede de franquias de escolas
profissionalizantes nos estados de Minas Gerais, Goias, Mato Grosso
do Sul e Distrito Federal. Consultor especializado em atendimento ao
cliente, produtividade em vendas e gestão de pessoas -
ensineparaaprender@gmail.com