Marketing Cinematográfico
Por Lidiane Carminatti Ucella
11/12/2009
São as atividades praticadas com finalidade de transferir os filmes
de seus produtores ao espectador final através da criação de uma
Marca instantânea. O objetivo do marketing cinematográfico é
maximizar a audiência para um filme e, conseqüentemente, maximizar
os seus ganhos, ou seja, ganhar tanto dinheiro quanto possível.
A maioria dos filmes blockbuster já tem um público-alvo. O estúdio
tem investido milhões de dólares para o filme, porque eles já sabem
as pessoas vão vê-lo porque é baseado em um texto de mídia que já
tem um público-alvo. Este pode ser um filme anterior (por exemplo,
Homem-Aranha 2 do público será composto de muitas pessoas que são
fãs do primeiro filme), ou o material de origem (o primeiro filme
Homem-Aranha foi baseado no livro em quadrinhos criado por Stan Lee
em 1962 ). No entanto, os estúdios precisam de uma garantia de que o
filme vai render lucro, digamos que sejam gastos $ 100 milhões de
dólares em um filme, a partir daí, eles normalmente gastariam cerca
de metade em propaganda para sua comercialização.
As principais ferramentas de marketing cinematográfico são:
-Campanhas de propaganda
-Ações de Relações Públicas
-Assessoria de imprensa
CAMPANHAS DE PROPAGANDA
É a prática de promoção especificamente na indústria
cinematográfica. Como em todos os negócios é uma parte importante
para qualquer lançamento devido ao elevado risco financeiro;
estúdios de cinema investem em caras campanhas de marketing para
maximizar as receitas no início do ciclo de lançamento. Os
orçamentos para a propaganda tendem sempre a ser entre metade ou até
mesmo três vezes o orçamento de produção. Geralmente a publicidade é
tratada pela distribuidora e expositores.
Cinema
-Trailers - Trailer é um dos pilares para a promoção do filme,
porque eles são exibidos durante o filme nas salas de cinema e
diretamente ao público alvo. Geralmente eles contam a história do
filme em uma forma altamente compactada em tempo de no máximo dois
minutos e meio.
-Posters do Filme.
-Réplicas dos personagens do Filme.
-Displays de mesa em 3D.
Televisão e Rádio
-Distribuidores de cinema de Hollywood gastam cerca de US $ 4
bilhões por ano com publicidade propaganda (aproximadamente 30
comerciais de TV/segundo, anúncios de jornal, entre outros), mais da
metade desse total é disponibilizado para radiodifusão e comerciais
em televisão a cabo, que são os principais veículos para o público
em geral. A televisão é eficaz porque é um meio audio-visual - como
a película - e pode oferecer uma vasta audiência rapidamente, o que
é crucial, porque os filmes não costumam atrasar-se em teatros mais
de 4-6 semanas, de acordo com "Marketing to Moviegoers: Second
Edition".
-Produtos Colocados: paga inserção ativa ou passiva, como no
conjunto de cartazes e figuras de ação da marca no filme, mostra o
drama ou comédia. Por exemplo, a 20th Century Fox encomendou um Eu,
Robô-temático da motocicleta, caracterizado em dois episódios (2:17,
2:18) com uma American Chopper desenvolvida especialmente para o
filme.
-Apresentação de Extensão: enche de episódios de televisão talkshows
(Oprah), programas de entretenimento turístico (TE), ou programas de
notícias de rede, são dedicados à exposição compensada do filme,
estrelas, clips, diretor, entre outros.
-Produção e difusão: mostram os documentários e cenas das filmagens.
-Trailers avançados, previews, ou por trás das cenas de e DVDs.
Internet
-Criação de estúdios independentes patrocinados por sites de cinema,
como "exemple-the-movie.com".
-Marketing viral: a distribuição gratuita de trailers do filme em
sites orientados e vídeos gerados pelo usuário em sites de conteúdo,
rápida divulgação de links para esse conteúdo por e-mail e blogs.
Inclui o suposto vazamento de trailers e de cenas do filme.
Publicações Impressas
-Anúncios em Jornais, Revistas e Livros.
-Promoção do Livro em que o filme foi inspirado, incluindo uma nova
capa que será a mesma impressa no Cartaz do Filme.
Merchandising
-Co-branding ou Co-publicidade de um produto no filme, por exemplo,
BMW em filmes do James Bond (007).
-Brindes Promocionais: copos de Bebidas da Marca, brinquedos,
combinações de alimentos em Cadeias de Fast-Food.
Divulgação Promocional
-Quando os atores, diretores e produtores do filme aparecem na
televisão, rádio e imprensa escrita para entrevistas, às vezes
mostrando um clipe do filme ou um out take. As entrevistas são
realizadas pessoalmente ou remotamente. O que pode ocorrer durante a
produção do filme. Após a liberação da película, fazem aparições em
cidades importantes no mercado, ou participam da divulgação
remotamente via "satélite" ou por telefone.
PESQUISA DE AUDIÊNCIA
Existem sete tipos diferentes de pesquisa realizadas por
distribuidores de filme em conexão com apresentações teatrais, de
acordo com o "Marketing to Moviegoers: Second Edition.". Pesquisa
sobre os públicos podem custar até US$ 1 milhão por filme,
especialmente quando dezenas de anúncios de TV são testados mais de
uma vez. A maior parte das pesquisas são feitas por grandes estúdios
para os cerca de 170 grandes lançamentos montados a cada ano, que
são apoiados por dezenas de milhões de gastos com propaganda para
cada filme. Distribuidores de filmes independentes, que geralmente
gastam menos de US$ 10 milhões em compra de mídia por filme, devido
ao orçamento, de forma a gastar pouco ou até mesmo nada sobre a
investigação do pré-lançamento público. Quando a pesquisa de
audiência é conduzida para a liberação teatral, envolve as seguintes
áreas:
-Estudos de Posicionamento versus outros filmes que vão estrear no
mesmo período.
-Sessões de teste de produtos acabados ou quase acabados para os
filmes, este é o mais conhecido.
-Teste de resposta do público aos materiais de publicidade.
Inquéritos para rastreamento de consciência de audiência de um filme
começar seis semanas antes da estréia.
-Pesquisas realizadas na saída para questionar o público filme sobre
a sua composição demográfica e a eficácia do marketing.
-Título teste em uma fase inicial.
-Testes de conceito que ocorrem na fase de desenvolvimento de um
filme antes que ele é produzido.
VENDENDO UM FILME E BRAND LOYALTY
Ao adquirir um bilhete de Cinema, você baseia sua decisão com base
no Marketing deste filme individual. Você pode ser completamente
fiel a essa marca enquanto dura (você pode comprar uma t-shirt, uma
trilha sonora em CD e do DVD quando estiver liberado), mas na
maioria dos casos, é um curta de fidelidade. E isso é uma lealdade
que é muito cara para comprar. A cada novo lançamento do filme, um
estúdio tem que criar uma nova marca. É por isso que eles fazem
tantas seqüencias e franquias - uma seqüência de um filme de uma
mesma marca é fácil identificar o público.
Os filmes de Star Wars são talvez o exemplo mais bem sucedido de
lealdade de marca, está associado a um conjunto de merchandising,
desde roupas de camas, réplicas em miniatura a refeições felizes
(Mac Donalds). Apesar disso muitos fãs dos três primeiros filmes
tiveram grandes "problemas" com A Ameaça Fantasma, que seria o
Episódio 1, gravado vários anos após o Retorno de Jedi, até então o
último filme da Saga, mesmo assim todos eles se sentiram obrigados a
ver o Ataque dos Clones. Eles são fiéis à marca e à comercialização
do filme reflete isso.
Os astros de cinema também podem ser considerados marcas,
particularmente se eles estão associados a um único tipo de filme.
Muitos se sentem á vontade para ir ver um filme estrelado por,
digamos, The Rock, isso porque eles sabem que irão assistir a um
tipo específico de filme de ação. No entanto, astros de cinema como
marcas podem se tornar obsoletos depois de um tempo, pois a
audiência costuma se cansar de assistir sempre a atores fazendo a
mesma coisa sempre. A pessoa pode ser fã de algum ator específico, e
acaba assistindo o filme somente por causa dele ou dela, porém
atores não costumam ser restritos quando vão escolher o papel no
filme, do contrário seriam tachados como typecast. Basta considerar
a variedade de filmes que Tom Cruise ou Johnny Depp fez nos últimos
dois anos. Portanto, o Marketing de um filme é tudo sobre a criação
de uma marca naquele instante. A Marca de um filme é estabelecida
pela sinalização dos gostos dos consumidores (algum outro filme
talvez) e de onde ele veio.
SHELF LIFE
Filmes só podem ser comercializados de forma eficaz antes de sua
liberação. Uma vez que eles já tenham sido exibidos nos cinemas,
assume-se a posição do marketing boca-a-boca para persuadir o
público a ir ver o filme.
Filmes têm uma janela de distribuição limitada e, portanto, uma vida
útil limitada. Eles podem ser passados em salas de até seis meses,
por vezes, apenas por uma semana. Por isso o marketing tem que
acontecer no tempo certo para que leve o público as salas de cinema.
Uma campanha de marketing pode ser construída pelo mesmo período de
tempo que foi necessário para fazer o filme, mas é finalizada quando
o filme é lançado.
O MIX DE MARKETING E FILMES
São os 4 P's do Marketing:
-PRODUTO
-PREÇO
-PRAÇA
-PROMOÇÃO
O preço no cinema é variável de acordo com as salas de cinema e não
necessariamente de acordo com o Filme, já os outros 3, são elementos
vitais para uma campanha de Marketing.
Produto Um filme precisa ser claramente identificável no seu
marketing - gênero, astros, história, efeitos especiais, o estilo.
Todo o composto deve ser apresentado ao público para que eles possam
selecionar o filme com base no conteúdo
Praça Um filme tem que ter a data de lançamento correta - de Natal
para um filme de Natal. Sua data de lançamento dependerá também do
que mais estará sendo lançado no cinema no mesmo tempo, seria inútil
liberar um filme como GI Joe no mesmo fim de semana com MIB II,
simplesmente porque os freqüentadores do cinema que escolher entre
um ou outro da concorrência, o que iria reduzir para metade as
receitas de bilheteira
Promoção Promoção para Filmes assumem várias formas:
Propaganda impressa (posters + jornais e revistas)
Trailers (exibidos nos cinemas+ na TV/radio)
Sites de internet
Merchandising - Livros, camisetas, comidas, trilhas sonoras em
CDs, jogos de computador e videogame, brinquedos, carros, telefones
celular, qualquer coisa que possa ser associado á marca ou ao filme
Publicidade O departamento de publicidade do estúdio irá gastar
grande parte do tempo e investimento monetário tentando obter o
máximo de proveito das formas de publicidade abaixo:
Entrevistas com astros e estrelas - em revistas e mídia
transmitida
Making Off e documentários a respeito da gravação e curiosidades
Festas de Gala
Revisões e Perfis
Novas histórias - quem fez o que no set de filmagens e quais
records este filme já ultrapassou?