Marketing de Relacionamento e CRM
Por Carlos Alberto Moura Filho
21/05/2010
Se trata de uma vertente especial do marketing. Hoje, como estamos vivendo uma época onde cada vez mais, grupos de interesse em comum se formam, redes sociais em plena interatividade, contamos com ótimas ferramentas de marketing, para trabalharmos esses grupos.
Lembrando que Marketing de Relacionamento e o CRM (Costumer Relationship Management), ou seja, (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), são conceitos criados para estreitar laços de relacionamento entre empresas e clientes. Hoje no mercado tecnológico, existem diversos softwares que permitem essa proximidade, obviamente com alimentação de dados e informações pelo Gestor responsável, como dados sociais, econômicos, psicológicos, demográficos, culturais entre outros, que irão fazer parte de um conjunto de informações, que servirão de base (norte) para uma boa estratégia mercadológica. Colocando o produto/serviço correto, no lugar correto, com a divulgação e promoção correta e principalmente, para o cliente certo, que irá adquirir esse produto e/ou serviço.
Um último detalhe para finalizar e importante tanto quanto os outros, é que para se fazer marketing de relacionamento, não é necessário grandes investimentos em sofisticados programas de gestão, mais sim, um bloco de anotações bem organizado, uma caneta e uma pessoa com boa vontade para inserir todos os dados necessários, que sejam pertinentes á empresa e posteriormente o cruzamento dessas informações, fazendo com que, sejam criadas estratégias eficientes.
É sabido que não se consegue agradar à todos os tipos e perfis de clientes, então foque em grupos de clientes em potencial e de interesses em comum (nicho de mercado), aí sim, conseguirá atingir seu público-alvo (target).
Pratique esses conceitos em sua empresa. O pensar estratégico, é um diferencial competitivo de alto valor.
Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV
Por Carlos Alberto Moura Filho
21/05/2010
Se trata de uma vertente especial do marketing. Hoje, como estamos vivendo uma época onde cada vez mais, grupos de interesse em comum se formam, redes sociais em plena interatividade, contamos com ótimas ferramentas de marketing, para trabalharmos esses grupos.
Lembrando que Marketing de Relacionamento e o CRM (Costumer Relationship Management), ou seja, (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), são conceitos criados para estreitar laços de relacionamento entre empresas e clientes. Hoje no mercado tecnológico, existem diversos softwares que permitem essa proximidade, obviamente com alimentação de dados e informações pelo Gestor responsável, como dados sociais, econômicos, psicológicos, demográficos, culturais entre outros, que irão fazer parte de um conjunto de informações, que servirão de base (norte) para uma boa estratégia mercadológica. Colocando o produto/serviço correto, no lugar correto, com a divulgação e promoção correta e principalmente, para o cliente certo, que irá adquirir esse produto e/ou serviço.
Um último detalhe para finalizar e importante tanto quanto os outros, é que para se fazer marketing de relacionamento, não é necessário grandes investimentos em sofisticados programas de gestão, mais sim, um bloco de anotações bem organizado, uma caneta e uma pessoa com boa vontade para inserir todos os dados necessários, que sejam pertinentes á empresa e posteriormente o cruzamento dessas informações, fazendo com que, sejam criadas estratégias eficientes.
É sabido que não se consegue agradar à todos os tipos e perfis de clientes, então foque em grupos de clientes em potencial e de interesses em comum (nicho de mercado), aí sim, conseguirá atingir seu público-alvo (target).
Pratique esses conceitos em sua empresa. O pensar estratégico, é um diferencial competitivo de alto valor.
Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV