Marketing de Leigos
Por Diego Padilha Trindade
17/09/2009
Desde que surgiu no mundo o Marketing, o “Papa” Peter Drucker mostra o que de melhor poderia ser aproveitado do mesmo. Além do próprio, devemos citar o grande Philipe Kotler, também conhecido como pai do Marketing Moderno. É até estranho falar em Marketing moderno. Amanhã o Marketing será o moderno de hoje.
As constantes modificações ocorridas no nosso Estado me fazem despertar a curiosidade: para onde e como o mesmo caminha em uma crescente, sem utilizar uma das ferramentas mais claras para se alcançar um objetivo?! É, retruco a cada momento... Como podemos pensar em crescer se não aproveitamos tudo que poderia nos proporcionar algo melhor?
Ah, esqueci! Todos acham que Marketing é Publicidade, e Publicidade é Propaganda! Muito bem! Acredito ser esse um dos motivos pelos quais nossas empresas em sua grande maioria não atingem o mercado nacional, e, até mesmo em muitas das vezes, o mercado local é decorrente a este esdrúxulo pensamento, que somente com demasiadas colocações conseguimos mostrar para que servem.
Escrevo e enalteço a importância de algo que pode nos levar a qualquer lugar que almejamos, sendo este trabalhado com seriedade e de forma correta. Algo que vejo se repetir a cada momento é profissionais de outras áreas trabalhando com Marketing, sempre partindo do velho pressuposto de que é simplesmente propaganda, e tenho certeza que muitos colocarão a seguinte frase: Ele fez e deu certo! Então pergunto: Você quer trabalhar com mais ou menos riscos? Isso é completamente diferente do foco de finanças, que quanto maior o risco, maior o retorno. Pense bem o quanto foi duro chegar até aqui. O quanto vale se atualizar para o chamado Marketing moderno? E para um mercado cada vez mais exigente? E proporcionar realmente seu crescimento? Fazendo assim o Estado realmente aparecer, este texto não é autopromoção, e sim uma auto-exploração, transmitindo que nossa realidade deveria ser de outra forma, com atitudes e não falácias.
"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr." (Peter Drucker)
Diego Padilha Trindade
Administrador
Especialista em Gestão Pública
Especialista em Gestão Empresarial
M.e. Em Gestão de Marketing
Doutor em Administração
+55 (98) 81555610
Por Diego Padilha Trindade
17/09/2009
Desde que surgiu no mundo o Marketing, o “Papa” Peter Drucker mostra o que de melhor poderia ser aproveitado do mesmo. Além do próprio, devemos citar o grande Philipe Kotler, também conhecido como pai do Marketing Moderno. É até estranho falar em Marketing moderno. Amanhã o Marketing será o moderno de hoje.
As constantes modificações ocorridas no nosso Estado me fazem despertar a curiosidade: para onde e como o mesmo caminha em uma crescente, sem utilizar uma das ferramentas mais claras para se alcançar um objetivo?! É, retruco a cada momento... Como podemos pensar em crescer se não aproveitamos tudo que poderia nos proporcionar algo melhor?
Ah, esqueci! Todos acham que Marketing é Publicidade, e Publicidade é Propaganda! Muito bem! Acredito ser esse um dos motivos pelos quais nossas empresas em sua grande maioria não atingem o mercado nacional, e, até mesmo em muitas das vezes, o mercado local é decorrente a este esdrúxulo pensamento, que somente com demasiadas colocações conseguimos mostrar para que servem.
Escrevo e enalteço a importância de algo que pode nos levar a qualquer lugar que almejamos, sendo este trabalhado com seriedade e de forma correta. Algo que vejo se repetir a cada momento é profissionais de outras áreas trabalhando com Marketing, sempre partindo do velho pressuposto de que é simplesmente propaganda, e tenho certeza que muitos colocarão a seguinte frase: Ele fez e deu certo! Então pergunto: Você quer trabalhar com mais ou menos riscos? Isso é completamente diferente do foco de finanças, que quanto maior o risco, maior o retorno. Pense bem o quanto foi duro chegar até aqui. O quanto vale se atualizar para o chamado Marketing moderno? E para um mercado cada vez mais exigente? E proporcionar realmente seu crescimento? Fazendo assim o Estado realmente aparecer, este texto não é autopromoção, e sim uma auto-exploração, transmitindo que nossa realidade deveria ser de outra forma, com atitudes e não falácias.
"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr." (Peter Drucker)
Diego Padilha Trindade
Administrador
Especialista em Gestão Pública
Especialista em Gestão Empresarial
M.e. Em Gestão de Marketing
Doutor em Administração
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