Marketing de Relacionamento - O Valor percebido pelo cliente
Por Maria do Rosário Martins da Silva
26/04/2007
O mercado vive uma época de acirrada competitividade e mudanças
constantes, levando o empresário e o consumidor a pensarem cada vez
mais de formas diversas sobre valores no atendimento ao cliente.
Muito se tem escrito e falado sobre a importância do bom atendimento
e a prestação de serviços, porém, é necessário entender que o
Marketing de Relacionamento é uma das alternativas mais estratégias
para a manutenção e fidelização do cliente.
Houve um tempo em que Marketing era visto como uma função isolada na
empresa, que estaria inclusive subordinada a outras funções, e o
essencial era fazer com que o cliente comprasse os produtos da
empresa de qualquer maneira. A relação era apenas entre quem
comprava e quem vendia. Há várias décadas, na indústria
automobilística, a era Ford concentrava vendas onde ao oferecer o
produto, no caso, os carros o lema era o seguinte: "Você pode
escolher qualquer cor de carro, desde que seja preto". Com o
desenvolvimento da tecnologia e o aumento da competição, os
concorrentes entenderam que o objetivo deveria ser atender às
necessidades dos clientes, passando então a perguntá-los: "Qual é a
cor de carro que você prefere?"
Essa mudança fez com que a atividade de marketing necessitasse estar
estreitamente ligada a todos dentro da organização, funcionando como
elos de uma corrente, o que vai garantir o melhor atendimento ao
cliente final, entregando-lhe o produto ou serviço da forma como ele
necessita. Porém, além disso, tornou-se necessário agregar Valor
para o Cliente, podendo estar presente em qualquer ação que se tenha
no atendimento e vendas. Muitos desses valores encontram-se nos
serviços prestados por uma empresa e que são considerados
intangíveis, como por exemplo, uma boa prestação de serviços,
entrega em domicilio, um atendimento de excelente qualidade e outras
ações que, quando bem feitas, permanecem na mente do cliente
tornando-o satisfeito com a empresa.
Sigfried Vasques Domingues, Mestrando em Administração da USP,
escreveu um ensaio onde discorre sobre a importância do valor
percebido como estratégia para o Marketing de Relacionamento.
Segundo ele, “o conhecimento do valor percebido pelo cliente em seus
produtos e serviços, comparativamente à concorrência, e a adoção de
estratégias que contemplem esse valor, permitem à empresa obter as
vantagens competitivas necessárias à lealdade dos clientes.”
Um dos pontos principais no contato com o cliente é o diálogo, pois
todos gostam de serem ouvidos. A opinião do cliente deve funcionar
como um importante canal de relacionamento, onde ele poderá
contribuir através de opiniões, ou até mesmo em momentos de queixas.
A empresa que atende as reclamações dos clientes e aproveita esse
feedback para melhorar seu atendimento e prestação de serviços, tem
maiores possibilidades de conquistar e manter esse consumidor.
O Marketing de Relacionamento passa por algumas etapas muito
importantes, começando pela conquista do cliente, onde a primeira
impressão poderá ser fatal. Nesse primeiro contato, o cliente deverá
sair da empresa com uma imagem positiva da empresa como um todo. Em
segundo lugar, o objetivo deverá ser o de satisfazer plenamente as
necessidades e desejos do cliente, entregando-lhe o que ele
necessita, aliando a essa venda todo o processo de prestar-lhe o
melhor serviço. Depois, a preocupação deverá ser o da retenção desse
cliente, através de estratégias de marketing que o façam sentir
vontade de retornar e fale bem da sua empresa para as outras
pessoas. Por último, e não termina aqui, o objetivo deverás ser o de
ampliar o Relacionamento. Nessa etapa, é que a empresa deverá
entender que, mesmo que possua todos os instrumentos necessários
para conquistar suas metas, é nas pessoas que estão diretamente em
contato com o cliente que se encontra a responsabilidade do sucesso
do Marketing de Relacionamento.
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing.
Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos
de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação,
Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros.
Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing,
Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de
Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato:
zarinhamartins@hotmail.com