Networking - Você sabe fazer?
Por Maria do Rosário Martins da Silva
27/01/2005
“Networking”.... Essa palavrinha de fazer enrolar a língua é tão poderosa como o segredo de um cofre. Mas o que significa e como fazer? Vamos por partes: Primeiro, é necessário desvendar o seu significado e, depois, conhecer as maneiras de se comportar para ter em seu poder esse forte aliado no mundo dos negócios. Network significa rede de relações, podendo ser considerado o maior patrimônio que alguém pode ter pois, através dela, pode-se conseguir apoio em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional. Portanto, networking é o ato de conquistar relacionamentos. Cultivar a amizade, admiração e confiança das pessoas que sempre estarão ao seu lado requer uma habilidade e um cuidado contínuo, pois como as plantas, os relacionamentos devem ser regados todos os dias através de atitudes positivas. No mundo de hoje, saber cultivar relacionamentos é um poderoso patrimônio que qualquer pessoa pode ter. Para fazer networking é necessário “circular entre as araras” ou seja, participar cada vez mais de eventos que colocarão as pessoas em nossa frente. Neles estão as melhores oportunidades para conhecer pessoas importantes para nos informar, abrir portas e nos apoiar em todos os momentos. , Portanto, devemos nos cercar de pessoas positivas, de bem com a vida. No Brasil, 70% das contratações de executivos ocorrem por meio de indicação e referências. Segundo José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli Outplacement, empresa responsável pelo aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira, a prática de recrutamento por indicação é mais rápida, mais econômica e mais segura, principalmente pelo fato de que as pessoas jamais irão indicar alguém em quem não confiam. Alguns cuidados, porém, devem ser tomados no momento de usufruir de sua network. Deve-se zelar para não cultivar a “Lei de Gérson”, querendo levar vantagem sempre em cima das pessoas influentes, a fim de se conseguir coisas de maneira anti-ética, bem como não ocupar as pessoas o todo o tempo, porque o mundo não gira em torno do seu umbigo. Também é necessário uma atitude de agradecimento sempre que a sua rede de contatos funcionar a seu favor: um telefonema para agradecer, um convite para um jantar ou até mesmo um cartão, farão com que as pessoas que o ajudaram sintam-se recompensadas e lembradas. Para aumentar sua network, algumas atitudes podem ser valiosas. Leia e faça uso delas para ter sucesso nas relações: 1) Cerque-se de pessoas de alto astral, de bem com a vida e que queiram o seu sucesso. 2) Mantenha atitudes positivas e tenha sempre um sorriso no rosto, pois assim conseguirá atrair um enorme número de pessoas para perto de você. 3) Seja entusiasmado com seu trabalho, sua família e com a vida. Agindo assim, você será sempre procurado pelas pessoas. 4) Valorize as pessoas, preocupando-se com elas e ajudando-as sempre que precisarem de você. 5) Aprenda a ouvir mais do que falar, pois “quem fala, semeia e quem ouve, colhe!” 6) Fique ligado! Esteja atento às coisas que acontecem ao seu redor. Mantenha-se bem informado, para poder conversar com todos os níveis de pessoas que se aproximarem de você. Nessa hora vale ler de tudo, até revistas de fofoca. Nunca se sabe quem irá se aproximar de você em um evento. 7) Aprenda coisas diferentes e esteja sempre aberto a descobrir novidades e a enfrentar mudanças. 8) Esbanje simpatia, cortesia e tenha sempre tempo para conversar com as pessoas que se aproximarem de você. 9) Seja o primeiro a querer conhecer pessoas novas. Participe de palestras, reuniões, congressos, festas. Faça turismo utilizando pacotes (nesses passeios sempre encontramos pessoas interessantes). Mande a timidez para o espaço! 10) Expresse gratidão sempre que alguém lhe der uma dica ou uma ajuda. Bem, depois destas dicas, é melhor você pegar seu telefone, desengavetar sua agenda, tirar aquela roupinha básica do armário e colocar-se em circulação. Afinal, sozinho não se chega a lugar nenhum! Mãos à obra, em todos os lugares estão as pessoas que certamente serão importantes para sua vida profissional, capazes de colocar você a par de tudo o que está acontecendo no mundo. Não há relacionamento que resista ao encanto de um bom papo, e um alto astral!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Por Maria do Rosário Martins da Silva
27/01/2005
“Networking”.... Essa palavrinha de fazer enrolar a língua é tão poderosa como o segredo de um cofre. Mas o que significa e como fazer? Vamos por partes: Primeiro, é necessário desvendar o seu significado e, depois, conhecer as maneiras de se comportar para ter em seu poder esse forte aliado no mundo dos negócios. Network significa rede de relações, podendo ser considerado o maior patrimônio que alguém pode ter pois, através dela, pode-se conseguir apoio em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional. Portanto, networking é o ato de conquistar relacionamentos. Cultivar a amizade, admiração e confiança das pessoas que sempre estarão ao seu lado requer uma habilidade e um cuidado contínuo, pois como as plantas, os relacionamentos devem ser regados todos os dias através de atitudes positivas. No mundo de hoje, saber cultivar relacionamentos é um poderoso patrimônio que qualquer pessoa pode ter. Para fazer networking é necessário “circular entre as araras” ou seja, participar cada vez mais de eventos que colocarão as pessoas em nossa frente. Neles estão as melhores oportunidades para conhecer pessoas importantes para nos informar, abrir portas e nos apoiar em todos os momentos. , Portanto, devemos nos cercar de pessoas positivas, de bem com a vida. No Brasil, 70% das contratações de executivos ocorrem por meio de indicação e referências. Segundo José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Minarelli Outplacement, empresa responsável pelo aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira, a prática de recrutamento por indicação é mais rápida, mais econômica e mais segura, principalmente pelo fato de que as pessoas jamais irão indicar alguém em quem não confiam. Alguns cuidados, porém, devem ser tomados no momento de usufruir de sua network. Deve-se zelar para não cultivar a “Lei de Gérson”, querendo levar vantagem sempre em cima das pessoas influentes, a fim de se conseguir coisas de maneira anti-ética, bem como não ocupar as pessoas o todo o tempo, porque o mundo não gira em torno do seu umbigo. Também é necessário uma atitude de agradecimento sempre que a sua rede de contatos funcionar a seu favor: um telefonema para agradecer, um convite para um jantar ou até mesmo um cartão, farão com que as pessoas que o ajudaram sintam-se recompensadas e lembradas. Para aumentar sua network, algumas atitudes podem ser valiosas. Leia e faça uso delas para ter sucesso nas relações: 1) Cerque-se de pessoas de alto astral, de bem com a vida e que queiram o seu sucesso. 2) Mantenha atitudes positivas e tenha sempre um sorriso no rosto, pois assim conseguirá atrair um enorme número de pessoas para perto de você. 3) Seja entusiasmado com seu trabalho, sua família e com a vida. Agindo assim, você será sempre procurado pelas pessoas. 4) Valorize as pessoas, preocupando-se com elas e ajudando-as sempre que precisarem de você. 5) Aprenda a ouvir mais do que falar, pois “quem fala, semeia e quem ouve, colhe!” 6) Fique ligado! Esteja atento às coisas que acontecem ao seu redor. Mantenha-se bem informado, para poder conversar com todos os níveis de pessoas que se aproximarem de você. Nessa hora vale ler de tudo, até revistas de fofoca. Nunca se sabe quem irá se aproximar de você em um evento. 7) Aprenda coisas diferentes e esteja sempre aberto a descobrir novidades e a enfrentar mudanças. 8) Esbanje simpatia, cortesia e tenha sempre tempo para conversar com as pessoas que se aproximarem de você. 9) Seja o primeiro a querer conhecer pessoas novas. Participe de palestras, reuniões, congressos, festas. Faça turismo utilizando pacotes (nesses passeios sempre encontramos pessoas interessantes). Mande a timidez para o espaço! 10) Expresse gratidão sempre que alguém lhe der uma dica ou uma ajuda. Bem, depois destas dicas, é melhor você pegar seu telefone, desengavetar sua agenda, tirar aquela roupinha básica do armário e colocar-se em circulação. Afinal, sozinho não se chega a lugar nenhum! Mãos à obra, em todos os lugares estão as pessoas que certamente serão importantes para sua vida profissional, capazes de colocar você a par de tudo o que está acontecendo no mundo. Não há relacionamento que resista ao encanto de um bom papo, e um alto astral!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com