O que Fazer Antes de ir a Campo Vender
Por Dill Casella
15/06/2007
Um dia de sábio vale toda a vida de um tolo. Aqui vão algumas dicas para ganhar produtividade:
- pense em uma agenda mensal e venha construindo suas ações pelas semanas que compõem o mês, até chegar na que você está vivenciando. Isso ajuda na visão macro de prioridades;
- se o objetivo for prospecção, use ferramentas qualitativas de informação, do tipo, informativos técnicos, revistas especializadas e dicas de colegas. Dê uma conferida na internet ou mesmo por telefone no potencial do cliente para que você não frustre suas expectativas na visita. Por outro lado, o telefone jamais deve substituir sua presença física, que é decisiva no processo comercial;
- no caso de visitas agendadas, confirme, antecipadamente com o cliente, sua ida por telefone ou por e-mail. Isso mostrará seu comprometimento. No caso de ele não poder recebê-lo, você poderá otimizar seu precioso tempo com outro cliente;
- invista seu tempo em clientes que valem à pena em termos de resultados!! Dedique mais tempo de sua agenda a eles. Tendemos a visitar clientes onde temos grande empatia e, muitas vezes, esses clientes não são os que mais colaboram com nossas metas;
- seja objetivo e prático no seu planejamento e rua!! Se você ficar no escritório todos os dias fazendo planejamento de suas visitas, certamente seu superior deduzirá que você não está com disposição para ir a campo.
Dill Casella (www.dill.com.br) é Engenheiro Civil, pós graduado em Marketing, especialização em Desenvolvimento Gerencial e Empreendedorismo pela FDC e Practitioner pela SBPNL. Com mais de 15 anos em cargos de liderança de empresas de primeira linha, realiza palestras em vendas, atendimento ao cliente, liderança e motivação. Também é compositor, músico, escritor e ator amador.
Por Dill Casella
15/06/2007
Um dia de sábio vale toda a vida de um tolo. Aqui vão algumas dicas para ganhar produtividade:
- pense em uma agenda mensal e venha construindo suas ações pelas semanas que compõem o mês, até chegar na que você está vivenciando. Isso ajuda na visão macro de prioridades;
- se o objetivo for prospecção, use ferramentas qualitativas de informação, do tipo, informativos técnicos, revistas especializadas e dicas de colegas. Dê uma conferida na internet ou mesmo por telefone no potencial do cliente para que você não frustre suas expectativas na visita. Por outro lado, o telefone jamais deve substituir sua presença física, que é decisiva no processo comercial;
- no caso de visitas agendadas, confirme, antecipadamente com o cliente, sua ida por telefone ou por e-mail. Isso mostrará seu comprometimento. No caso de ele não poder recebê-lo, você poderá otimizar seu precioso tempo com outro cliente;
- invista seu tempo em clientes que valem à pena em termos de resultados!! Dedique mais tempo de sua agenda a eles. Tendemos a visitar clientes onde temos grande empatia e, muitas vezes, esses clientes não são os que mais colaboram com nossas metas;
- seja objetivo e prático no seu planejamento e rua!! Se você ficar no escritório todos os dias fazendo planejamento de suas visitas, certamente seu superior deduzirá que você não está com disposição para ir a campo.
Dill Casella (www.dill.com.br) é Engenheiro Civil, pós graduado em Marketing, especialização em Desenvolvimento Gerencial e Empreendedorismo pela FDC e Practitioner pela SBPNL. Com mais de 15 anos em cargos de liderança de empresas de primeira linha, realiza palestras em vendas, atendimento ao cliente, liderança e motivação. Também é compositor, músico, escritor e ator amador.