Palavras-Chave para Competir com os Grandes
Conrado Adolpho
19/05/2007
O E-Commerce cresce, mas para conquistar o cliente é preciso entregar de mão beijada o que se procura nos sites de busca, aliando conteúdo ao uso de palavras em comum.
Para muitos comerciantes, passado o dia das mães - a segunda data que mais vende no varejo brasileiro - fica aquela sensação de “podia ter vendido mais”. Afinal, a previsão da E-bit para o último 13 de maio foi de um movimento de R$ 255 milhões com ticket médio de R$300,00.
Com aumento de 37% na base de consumidores com renda entre R$ 1 mil e R$ 3 mil em 2006, o comércio eletrônico no Brasil cresce a taxas superiores a 40%, ganha volume e se torna um negócio de peso para empresas de todos os portes.
Todos esses dados são muito animadores, porém, o dia das mães passou e quanto a isso não há mais nada a ser feito. Para quem não aproveitou, não adianta chorar o bit derramado, o importante é pensar no que fazer para as próximas datas comemorativas e ir treinando para o Natal – data que mais vende no ano inteiro.
Talvez você pense que comércio eletrônico é só para grandes empresas, gente com capital de risco etc. De certa forma, está certo. Apenas 65 varejistas online são responsáveis por cerca de 80% de todo o capital que circula no comércio eletrônico brasileiro. Para vencer essa batalha e se destacar, a sua loja virtual precisa ter algumas características vencedoras.
Antes de qualquer iniciativa, o seu site precisa ser encontrado pelo consumidor por meio de mecanismos de busca.
Vamos analisar como é um comportamento de compra típico de todo consumidor. Primeiramente, ele percebe uma necessidade ou desejo: preciso trocar a máquina de lavar ou preciso trocar de carro, ou ainda, qual o melhor xampu para meus cabelos.
Na segunda etapa, o consumidor vai procurar as opções existentes no mercado para realizar a melhor compra. A internet, neste caso, tem um papel cada vez maior e decisivo. Por meio da web, o consumidor pode pesquisar todas as opções existentes e decidir, de maneira segura, por uma delas.
É nesse ponto que um site de comércio eletrônico pode ser bem sucedido. Quando um consumidor vai procurar informações sobre um determinado produto, em mais de 80% dos casos ele vai a um mecanismo de busca (leia-se Google) para satisfazer tal necessidade. Porém, os mecanismos de busca procuram pela internet, basicamente, palavras-chave.
Para fazer com que esse cliente em potencial chegue até o seu site, em primeiro lugar, descubra o que o seu consumidor está digitando nos mecanismos de busca a cada pesquisa. Por exemplo, se ele procura uma máquina de lavar, a palavra-chave pode ser “máquina de lavar leve resistente”. Se for um carro, procura comparações entre modelos já previamente escolhidos: “Corsa Palio melhor desempenho”. Caso seja um xampu para cabelos oleosos, poderá digitar “shampoo cabelos oleosos”.
São infinitas as possibilidades. Cada uma depende da necessidade do consumidor. todas, porém, tem palavras em comum.
Um bom site de comércio eletrônico deve aliar conteúdo de qualidade com a venda dos produtos. Entenda-se por “conteúdo de qualidade” informações que tragam dados ao consumidor que vão ajudá-lo a decidir sobre qual a melhor opção para o seu caso específico.
A grande jogada na estratégia é que os mecanismos de busca privilegiam sites que tenham bastante conteúdo e, principalmente, que tenham as palavras-chave que o consumidor busca nos lugares certos. Quando o consumidor chegar até o seu site através da procura de uma informação em site de busca e descobrir qual a melhor opção, apresente lá mesmo, de maneira fácil e cômoda, o produto mais adequado para ele.
Essa técnica, com certeza, vai lhe render excelentes resultados no dia dos namorados que já já chega.
Conrado Adolpho é empresário, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de faculdades de excelência como ITA e Unicamp. Trabalha com tecnologia, Internet e marketing. É especialista em marketing on-line, presta consultoria e ministra palestras em marketing na Internet, e-business, estratégias de marketing on-line, otimização de sites para mecanismos de busca e outros assuntos ligados à Internet e marketing. É autor do Livro Google Marketing - O Guia Definitivo do Marketing Digital.
Conrado Adolpho
19/05/2007
O E-Commerce cresce, mas para conquistar o cliente é preciso entregar de mão beijada o que se procura nos sites de busca, aliando conteúdo ao uso de palavras em comum.
Para muitos comerciantes, passado o dia das mães - a segunda data que mais vende no varejo brasileiro - fica aquela sensação de “podia ter vendido mais”. Afinal, a previsão da E-bit para o último 13 de maio foi de um movimento de R$ 255 milhões com ticket médio de R$300,00.
Com aumento de 37% na base de consumidores com renda entre R$ 1 mil e R$ 3 mil em 2006, o comércio eletrônico no Brasil cresce a taxas superiores a 40%, ganha volume e se torna um negócio de peso para empresas de todos os portes.
Todos esses dados são muito animadores, porém, o dia das mães passou e quanto a isso não há mais nada a ser feito. Para quem não aproveitou, não adianta chorar o bit derramado, o importante é pensar no que fazer para as próximas datas comemorativas e ir treinando para o Natal – data que mais vende no ano inteiro.
Talvez você pense que comércio eletrônico é só para grandes empresas, gente com capital de risco etc. De certa forma, está certo. Apenas 65 varejistas online são responsáveis por cerca de 80% de todo o capital que circula no comércio eletrônico brasileiro. Para vencer essa batalha e se destacar, a sua loja virtual precisa ter algumas características vencedoras.
Antes de qualquer iniciativa, o seu site precisa ser encontrado pelo consumidor por meio de mecanismos de busca.
Vamos analisar como é um comportamento de compra típico de todo consumidor. Primeiramente, ele percebe uma necessidade ou desejo: preciso trocar a máquina de lavar ou preciso trocar de carro, ou ainda, qual o melhor xampu para meus cabelos.
Na segunda etapa, o consumidor vai procurar as opções existentes no mercado para realizar a melhor compra. A internet, neste caso, tem um papel cada vez maior e decisivo. Por meio da web, o consumidor pode pesquisar todas as opções existentes e decidir, de maneira segura, por uma delas.
É nesse ponto que um site de comércio eletrônico pode ser bem sucedido. Quando um consumidor vai procurar informações sobre um determinado produto, em mais de 80% dos casos ele vai a um mecanismo de busca (leia-se Google) para satisfazer tal necessidade. Porém, os mecanismos de busca procuram pela internet, basicamente, palavras-chave.
Para fazer com que esse cliente em potencial chegue até o seu site, em primeiro lugar, descubra o que o seu consumidor está digitando nos mecanismos de busca a cada pesquisa. Por exemplo, se ele procura uma máquina de lavar, a palavra-chave pode ser “máquina de lavar leve resistente”. Se for um carro, procura comparações entre modelos já previamente escolhidos: “Corsa Palio melhor desempenho”. Caso seja um xampu para cabelos oleosos, poderá digitar “shampoo cabelos oleosos”.
São infinitas as possibilidades. Cada uma depende da necessidade do consumidor. todas, porém, tem palavras em comum.
Um bom site de comércio eletrônico deve aliar conteúdo de qualidade com a venda dos produtos. Entenda-se por “conteúdo de qualidade” informações que tragam dados ao consumidor que vão ajudá-lo a decidir sobre qual a melhor opção para o seu caso específico.
A grande jogada na estratégia é que os mecanismos de busca privilegiam sites que tenham bastante conteúdo e, principalmente, que tenham as palavras-chave que o consumidor busca nos lugares certos. Quando o consumidor chegar até o seu site através da procura de uma informação em site de busca e descobrir qual a melhor opção, apresente lá mesmo, de maneira fácil e cômoda, o produto mais adequado para ele.
Essa técnica, com certeza, vai lhe render excelentes resultados no dia dos namorados que já já chega.
Conrado Adolpho é empresário, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de faculdades de excelência como ITA e Unicamp. Trabalha com tecnologia, Internet e marketing. É especialista em marketing on-line, presta consultoria e ministra palestras em marketing na Internet, e-business, estratégias de marketing on-line, otimização de sites para mecanismos de busca e outros assuntos ligados à Internet e marketing. É autor do Livro Google Marketing - O Guia Definitivo do Marketing Digital.