Planejamento Estratégico na Gestão de Pessoas
Por Sergio Lopes de Souza Junior
24/05/2010
INTRODUÇÃO
O dicionário aurélio define planejamento como "trabalho de
preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos
determinados" e define estrategia como "antes de aplicar os meios
disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". Uma
análise global do planejamento estratégico envolve toda a
organização. Através dele, pode-se antecipar as necessidades e
relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos
disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar
objetivos concretos em prazos determinados e em etapas definídas, a
partir do conhecimento e avaliação da situação atual.
Na Administração de Recursos Humanos, o planejamento estratégico
assume um papel importante no que se diz respeito à tomada de
decisão. Ele atua como determinador e executor de ações direcionadas
ao fim comum da organízaçãoj envolvendo a análise de eficiência e
eficácia das pessoas que compõem a empresa.
Este trabalho mostrará as ações estratégicas do setor de Recursos
Humanos, baseando-se num relatório da consultoria de um Hotel, que
já iniciou o processo de planejamento estratégico global da empresa.
o planejamento estratégico da gestão de pessoas se baseia no
conceito básico do RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando
e dando o máximo de si, com atitude positiva e fuvorável a
organização, envolvendo aspectos como satisfação e qualidade de
vida.
DEFINIÇÕES ESTRATÉGICAS DA EMPRESA E O SETOR DE RH
A gerência de Recursos Humanos, para delinear as suas estratégias de
ação, fundamemouse nos dados do Seminário Interno de Definições
Estratégicas da empresa. Partindo da análise detalhada do relatório
final desse seminário, pôde-se construir a visão comportamental da
situação da atual e potencial da empresa.
Antes de apresentar quais ações serão desenvolvidas por esta
gerência será demonstrada a análise sedimentada do planejamento,
sendo assim, foram consideradas as observações feitas nos grupos de
discussão voltadas para definição dos pontos furtes e fracos da
empresa e observou-se que a grande parte dos pontos tracos está
relacionada com o corpo de gestores e funcionários e nos pontos
fortes percebeu-se grande qualidade na área estrutural e ambiental.
Assim, a gerência de RH enfatizou os pontos fracos e fortes, que
estão diretamente ligados ao departamento de Recursos Humanos, e
elaborou o quadro a seguir para uma melhor visualização.
Seleção de pessoal pouco adequado para superar os problenlas, de
baixa qualificação e produtividade de mão de obra local.
Falta de planejamento: metas, objetivos,
resultados,treinamento,motivação e valorização do funcionáriol plano
de cargos.
Visão gerenciaI: gerencíamento de equipes (atualmente pouco
integrados), visitas técnica, falta de direcionamento (evitando
ingerências) .
Necessidade de maior unidade gerencial: participação, comunicação,
união, integração de áreas.
Necessidade de elevação da qualidade dos serviços: ausência de
rotinas de procedimentos, ausência de definições de políticas
formalizadas e divulgadas.
Falta de identificação dos funcionários com a empresa, dificuldades
de comunicação e relacionamento interpessoal, falta de limites de
autoridade.
• Melhoria no recrutamento de RH.
Comprometimento das gerências com os resultados da empresa,
preocupação dos dirigentes com este programa de melhorias.
Atendimento (serviço).
Qualificação profissional.
Estrutura organizacional adequada.
Através deste quadro a gerência iniciou as discussões que atendem a
primeira que~l::: planejamento na gestão de pessoas: qual conjunto
de ações poderá atingir tais pomos. visanco a melhoria dos fracos e
estabilizaçào dos fortes?
Para obter a resposta desta questão, o departamento de RH, após
reuniões e discussões internas, chegou às conclusões que serão
apresentadas a seguir.
TIPO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
o enfuque adotado pelo setor de Recursos Humanos será o OTIMIZANTE.
Todas as decisões estarão voltadas para os melhores resultados, a
fim de aprimorar as práticas do dia a dia do trabalho até então
vigentes, para maximizar os recursos disponíveis.
Fundamentado no norteamento otimizante das decisões do setor serão
apresentadas as linhas de ações prioritárias do planejamento
estratégico.
DIRETRIZES DA GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS
Confurme solicitado pela empresa foram elaboradas duas diretrizes,
que atendem as suas maiores preocupações. As diretrizes são:
1. Desenvolvimento e avaliaçào das habilidades para o trabalho;
2. Criação de um ambiente favorável no trabalho.
A diretriz 1, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES. PARA O
TRABALHO, fui desenvolvida a partir da necessidad~inamento e
avaliação das pessoas que compõem a empresa. Ela tem como objetivo
ao mesmo tempo em que proporciona treinamento em questões pessoais e
profissionais, buscando aumentar o bom desempenho dos funcionários,
avalia a eficiência dessas pessoas em seu dia a dia no trabalho,
tanto individualmente quanto por departamento.
A diretriz 2, CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORÁVEL NO TRABALHO, foi
elaborada para atender a necessidade de integração das pessoas e
prezar pela qualidade de vida no trabalho. Tem como propósito a
Íormação de redes internas de relacionamentos, visando facilitar
maior troca de informações em nível gerencial e em nível global
fazem parte da empresa, e a higiene psicológica no trabalho,
preocupação com a C[cl2.li,iai-,; i-,; vida no trabalho através de
programas de saúde que visam a minimização das tensões no trabêI':e,
e de gerenciamentos mais participativos,
PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETRIZ
Os programas que atendem a diretriz Desenvolvimento e Avaliação das
Habilidades no Trabalho serão:
1. Programa de Treinamento de Pessoal
2. Programa de Àvaliação do Desempenho
o programa 1, PROGRÁMA DE TREINAMENTO DE PESSOAL, objetiva
proporcionar uma visão sistêmica da empresa, a disseminação de seus
princípios e crenças, qualificação dos funcionários e adequação às
demandas existentes a execução de seus trabalhos, ainda serão feitos
treinamentos voltados a questões pessoais dos indivíduos, como
relacionamento no trabalho, trabalho em' equipe, liderança,
reconhecimento de seu potencial, tudo voltado para trazer para a
empresa o melhor desempenho profissional dos indivíduo.
Para atender aos objetivos desse programa foram criados dois
projetos:
.Um passo para o crescimento pessoal: treinamento fucado no
indivíduo, para desenvolvimento de liderança, exercício do trabalho
em eqUipe e auto conhecimento .
.Um passo para o crescimento profissional: treinamentos formais
específicos para cada área de atividade do hotel.
o programa 2, PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO, objetiva
acompanhar e avaliar as pessoas no desempenho de suas ativídades na
empresa, serão realizadas tanto avaliações de desempenho individual,
com base nas metas do departamento, quanto de desempenho
departamental, com base nas metas da organização.
Esse programa será, inicialmente, composto por dois projetos:
.Como estou contribuindo na empresa? é a avaliação da eficiência do
indivíduo na empresa.
.Como anda o meu departamento? é a avaliação da eficiência de cada
PROGRAMAS E PROJETOS DA DIRETRIZ 2
Para a diretriz 2, Criação de um ambiente favorável no trabalho,
foram desenvolvidos os seguintes programas:
1. Programa Rede de Relacionamentos
2. Programa de Higiene Psicológica no Trabalho
o programa 1, PROGRAMA REDE DE RELACIONAMENTOS, tem suas ações
voltadas pr6P~a troca de infurmações e experiências de nível
gerencial, e integração de âmbito global, desde as diretorias até os
demais departamentos, através de alguns eventos comemorativos.
Para esse programa foram também elaborados dois projetos:
.Vamos Conversar? : facilitação da troca de informações de nível
gerencial de uma maneira informal e descontraída, para geração de
novas idéias, troca de experiências e crescimento mútuo .
.lntegração Global: promoção de eventos que envolvam a todos do
hotel de acordo com calendário de atividades pré-definido.
o programa 2, PROGRAMA DE HIGlENE PSICOLÓGICA NO TRABALHO, a
preocupação com a qualidade de vida no trabalho ocasionou a criação
desse programa que no que se refere .l higiene do trabalho, que é a
preocupação com as condições ambientais do trabalho que asseguram a
saúde fisica e mental com as condições de bem-estar das pessoas,
buscou-se dar ênfase às questões relacionadas ao ambiente
psicológico no trabalho, através de projeto como:
.Gerente nota 10: é o gerenciamento participativo através da maior
aproximação do líder com os funcionários, trata-se do gereme
valorizando as idéias e sugestões de seus colaboradores na gestão
(funcionários) .
.Diga não ao estresse: viabilizar a possíveis cargas de estresse
antes do início das atividades do dia no hotel, por meio de
atividades físicas e de relaxamento.
RESUMO DOS PLANOS DE RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO DE RH
Desenvolvimento e Avaliação das Habilidades para o trabalho
Criação de um Ambiente Favorável no Trabalho
Treinamento de Pessoal Avaliação de Desempenho
Rede de Relacionamentos
Higiene Psicológica no Trabalho
APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
Para a apresentação do Plano Estratégico j diretoria do hotel foi
decidido que seria tanto através de apresentação oral aos diretores
através de slides detalhados, sobre cada programa e projeto do
setor, como através de um relatório formal a cada diretoria, também
serão distribuídos
relatórios mais sucintos aos demais departamentos do hotel, através
de folders ilustrativos, para apresentar de maneira global quais os
planos e objetivos do setor de Recursos Humanos.
Sergio Lopes de Souza Junior é Especialista em projetos EPC e
automação de projetos de engenharia. Administrador de CAD/CAE
Administrador de Sistemas de Materiais Oracle Certified OCA OCP
Oracle BI Microsoft MCSE Consultor Técnico