Plano de Negócios - Por que é importante escrevê-lo?
Por Maria do Rosário Martins da Silva
06/11/2005

Todo empreendedor sabe da importância no momento da abertura de seu próprio negócio, da realização de diversas etapas que vão desde a escolha do nome de sua empresa, a localização, a escolha dos sócios, documentação contábil e muitas outras providências que permitirão o bom funcionamento da empresa. Porém, muitos ainda ignoram uma etapa fundamental para o planejamento do empreendimento, por diversos motivos que veremos adiante. Trata-se da elaboração do Plano de Negócios, que é um documento usado para descrever o negócio, que contém seções padronizadas para facilitar o seu entendimento. Mesmo sendo importantíssimo para o empreendedor, por que será que alguns ainda resistem em não elaborá-lo para sua empresa? São várias as “desculpas” dadas para responder à essa pergunta: - “Eu não necessito de um. Tenho tudo na minha cabeça!” - “Eu não tenho tempo!” - “Eu não sei como começar!” - “Eu sou imortal” Porém, os benefícios de se dedicar algum tempo a essa ferramenta são muito maiores do que se pensa. Através dele, o empreendedor terá condições de conhecer melhor seu negócio, o mercado em que pretende atuar (clientes, consumidores, fornecedores, investidores, etc.), além de mapear todos os custos e investimentos necessários para o funcionamento de sua empresa. Planejar é uma das características comportamentais do empreendedor e não pode nem deve ser negligenciada, pois entre as causas do fracasso precoce dos negócios encontram-se o desconhecimento do mercado e a falta de planejamento. Sabe-se que a tarefa de escrever um Plano de Negócios não é fácil, mas é preciso buscar auxílio (a internet oferece muito material), além dos órgãos e empresas especializadas na elaboração do documento. Não se esqueça que o Plano de Negócios é uma ferramenta de gestão você consegue planejar e decidir o futuro de sua empresa, identificando os riscos, pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente em que você atua. Com essas informações será possível ao empreendedor conhecer seu mercado, definir estratégias para seus produtos e serviços, analisar a saúde financeira da empresa e analisar o retorno do investimento realizado. Enfim, o Plano de Negócios norteará todas as ações capazes de garantir o sucesso do empreendimento frente ao mercado competitivo que se apresenta nos dias atuais. Portanto, mãos e caneta à obra. Dedique um tempinho para conhecer melhor os caminhos que necessitará tomar para conhecer melhor seu negócio e, consequentemente, você mesmo!

Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com