O Poder da Influência
Por Maria do Rosário Martins da Silva
30/01/2007
“Se quer tirar mel, não espante a colméia” (Dale Carnegie)
Você certamente conhece ou já conheceu alguém que tem como
característica marcante uma capacidade de influenciar pessoas, fazer
amigos e conseguir o que quer. Também, conhece ou conheceu pessoas
que por mais que insistam, tentem ou falem, não conseguem obter o
objetivo desejado, seja no campo pessoal ou profissional. O que será
que diferencia essas pessoas? Em 1937, foi publicada a primeira
edição do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, escrito
por Dale Carnegie. Considerado um dos maiores best-sellers do mundo
em vendas, o principal assunto nele abordado é o poder de influência
que as pessoas podem ter, através de exemplos de diversas
personalidades do mundo. De acordo como o autor, o livro surgiu
através de cursos educativos para negociantes e profissionais de
ambos os sexos, em Nova York. Porém, com o passar do tempo, ele
percebeu que, além da necessidade que as pessoas tinham em
melhorarem sua expressão, elas apresentavam uma outra carência que
era a habilidade no lidar com os outros, tanto nos contatos
comerciais como nos sociais. O poder de influência não depende do
nível hierárquico ocupado na empresa, nem de se ter visibilidade.
Segundo Oscar Motomura, fundador da consultoria AMANA-KEY, “a
influência deve ser o fim, não a ação intermediária. Ela só se
concretiza à medida que alguma coisa acontece, como uma mudança. Diz
ainda que “quem tenta convencer alguém exerce influência de fora
para dentro. A influência mais legítima ocorre de dentro para fora,
porque a pessoa está convicta de que este é o melhor caminho para
ela.” Alguns profissionais só obtêm sucesso porque exercem e possuem
essa habilidade, conquistando nas empresas onde trabalham uma
posição privilegiada, pois de acordo com Fátima Zorzato, presidente
da Russel Reynolds, consultoria de recrutamento de executivos de
primeiro escalão “quem é influente para o negócio é quem tem poder
nas empresas hoje e não o contrário.” Salienta ainda que a
influência pode ser exercida em qualquer idade, pois o que conta é o
grau de conhecimento que a pessoa tem em relação a um assunto e seu
nível de relacionamento. Além disso, quem é influente traz para
perto de si todas as pessoas, sabe identificar oportunidades,
crises, encontra soluções rapidamente e, acima de tudo, sabe ouvir
as pessoas, elogiando-as ao invés de criticá-las. É importante
lembrar que se nós procurarmos impressionar apenas por interesse,
jamais conseguiremos amigos verdadeiros e leais. De acordo com Dale
Carnegie, “você pode fazer mais amigos em dois meses,
interessando-se pelas pessoas, do que em dois anos, tentando
conseguir o interesse dos outros sobre você.” Todos gostam de ser
admirados e, portanto, para se fazer amigos, certas atitudes não
podem ser negligenciadas, como por exemplo, tratá-las com entusiasmo
e respeito, interessando-se verdadeiramente por elas. O poder de
influência também passa pela impressão que podemos causar no
primeiro contato com alguém, seja por motivos profissionais ou
sociais. O impacto de um sorriso nesse momento pode exercer um poder
mágico, trazendo resultados positivos ou negativos. De nada adianta
sorrir se não houver sinceridade nesse momento, pois essa atitude
não engana ninguém. Um exemplo disso é o profissional que trabalha
na área de vendas, que para conseguir vender seu produto ou serviço,
passa o tempo todo sorrindo de forma mecânica para o cliente,
simplesmente porque ouviu em algum curso, que a primeira coisa que o
cliente deve ver é o sorriso do vendedor. Isso não é fórmula mágica
para conquistar ninguém, pois o verdadeiro sorriso vem de dentro. As
pessoas devem sorrir porque estão felizes consigo, com seu trabalho,
com sua vida e não simplesmente porque precisam vender algo ou
conseguir alguma coisa. Ele deve servir para demonstrar prazer ao
encontrar com as pessoas, principalmente quando elas sentem o mesmo.
O verdadeiro sorriso não depende de graduação ou nível social, e
sim, da auto-estima e bem estar da pessoa. O grande segredo do de
conquistar e influenciar as pessoas, não é querer ser importante,
mas sim, fazer a outra pessoa sentir-se importante. Conquiste
amigos, seja sincero e exerça seu poder de influência!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing.
Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos
de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação,
Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros.
Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing,
Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de
Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato:
zarinhamartins@hotmail.com