Por Dentro do Marketing
Por Fred Tavares
18/04/2008
Marketing é uma poderosa palavra que está presente no imaginário social, construída sob uma complexa polifonia de discursos e significados, sendo percebida de muitas formas, graças à extensa semantização produzida por administradores, publicitários, professores e jornalistas.
Arte, técnica ou ciência aplicada? Toda definição de marketing se torna incompleta, e às vezes imprecisa, pois, em essência, a sua dialética abarca uma vasta significação que não encerra a sua funcionalidade e aplicabilidade, enquanto instrumento e paradigma.
Muitos autores e estudiosos procuraram traduzir e definir a palavra marketing, porém encontrar um só conceito que expresse tudo o que ele engloba é um desafio.
Todavia, pode-se, através de um olhar genealógico, representar sua identidade epistemológica, partindo da sua etimologia.
Marketing é uma palavra anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio, ato de mercar, trocar, comercializar ou, ainda, transacionar.
O seu conceito (e transformação) evoluiu através de três grandes marcos, a partir do Século XX: Era da Produção, de Vendas e do Marketing, propriamente. Da visão simplista e rústica do conceito, ligado aos processos de distribuição e troca (Era da Produção - Revolução Industrial), passando pela satisfação da demanda (Era de Vendas - décadas de 30 e 40), até chegar à sua fase mais contemporânea (Era do Marketing - a partir da década de 50), incluindo-se, neste ponto, os pressupostos estratégico, virtual e social de forma integrada.
O que se nota, dentro da perspectiva evolutiva, é que o conceito foi se estruturando em cenários que representaram desde o aumento da demanda, da competição por espaços, do surgimento dos bens discricionários (artigos que eram escolhidos mais através do desejo do que da simples necessidade, na Era da Produção) até o olhar que se volta para o mercado em função da competição, tendo o seu início na Era das Vendas, a partir de 1930 (Pós-Depressão). Sendo assim, a base epistemológica do marketing apresentou uma cadeia evolutiva da troca pura ao esboço de um atendimento primário da satisfação (vendas), em função do aumento de concorrentes, sem, contudo, dar a devida atenção às especificidades do mercado, que só tornou-se efetiva na década de 1950, culminando com a Era do Marketing.
Dito isto, podemos traçar uma definição sintética que retrata o estado da arte de sua concepção.
Marketing é uma atividade humana, social e gerencial que se constitui na administração de processos organizacionais competitivos orientados à identificação das necessidades e desejos do mercado, e à satisfação da demanda, através da criação e troca de produtos e valores, por meio da oferta de bens e serviços discricionários, de forma criativa e diferenciada, visando à produção de lucro.
Sendo assim, o seu modelo de gestão pode ser aplicado a vários formatos: produto, industrial, varejo, institucional, social, pessoal, digital, entre outros. Na sociedade global de consumo, o marketing tornou-se fundamental às empresas, nações e pessoas. Quem busca resultados de mercado, reconhece que o marketing é uma estratégia indispensável para atingir o sucesso.
Por Fred Tavares
18/04/2008
Marketing é uma poderosa palavra que está presente no imaginário social, construída sob uma complexa polifonia de discursos e significados, sendo percebida de muitas formas, graças à extensa semantização produzida por administradores, publicitários, professores e jornalistas.
Arte, técnica ou ciência aplicada? Toda definição de marketing se torna incompleta, e às vezes imprecisa, pois, em essência, a sua dialética abarca uma vasta significação que não encerra a sua funcionalidade e aplicabilidade, enquanto instrumento e paradigma.
Muitos autores e estudiosos procuraram traduzir e definir a palavra marketing, porém encontrar um só conceito que expresse tudo o que ele engloba é um desafio.
Todavia, pode-se, através de um olhar genealógico, representar sua identidade epistemológica, partindo da sua etimologia.
Marketing é uma palavra anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa comércio, ato de mercar, trocar, comercializar ou, ainda, transacionar.
O seu conceito (e transformação) evoluiu através de três grandes marcos, a partir do Século XX: Era da Produção, de Vendas e do Marketing, propriamente. Da visão simplista e rústica do conceito, ligado aos processos de distribuição e troca (Era da Produção - Revolução Industrial), passando pela satisfação da demanda (Era de Vendas - décadas de 30 e 40), até chegar à sua fase mais contemporânea (Era do Marketing - a partir da década de 50), incluindo-se, neste ponto, os pressupostos estratégico, virtual e social de forma integrada.
O que se nota, dentro da perspectiva evolutiva, é que o conceito foi se estruturando em cenários que representaram desde o aumento da demanda, da competição por espaços, do surgimento dos bens discricionários (artigos que eram escolhidos mais através do desejo do que da simples necessidade, na Era da Produção) até o olhar que se volta para o mercado em função da competição, tendo o seu início na Era das Vendas, a partir de 1930 (Pós-Depressão). Sendo assim, a base epistemológica do marketing apresentou uma cadeia evolutiva da troca pura ao esboço de um atendimento primário da satisfação (vendas), em função do aumento de concorrentes, sem, contudo, dar a devida atenção às especificidades do mercado, que só tornou-se efetiva na década de 1950, culminando com a Era do Marketing.
Dito isto, podemos traçar uma definição sintética que retrata o estado da arte de sua concepção.
Marketing é uma atividade humana, social e gerencial que se constitui na administração de processos organizacionais competitivos orientados à identificação das necessidades e desejos do mercado, e à satisfação da demanda, através da criação e troca de produtos e valores, por meio da oferta de bens e serviços discricionários, de forma criativa e diferenciada, visando à produção de lucro.
Sendo assim, o seu modelo de gestão pode ser aplicado a vários formatos: produto, industrial, varejo, institucional, social, pessoal, digital, entre outros. Na sociedade global de consumo, o marketing tornou-se fundamental às empresas, nações e pessoas. Quem busca resultados de mercado, reconhece que o marketing é uma estratégia indispensável para atingir o sucesso.