Quando Contratar um Consultor?
Por Antomar Marins e Silva
31/08/2009
Para não correr riscos contratando um consultor, preste atenção nesses pontos abaixo:
* Porque sua empresa quer contratar um consultor? Não chame os homens de preto se você não souber exatamente o que quer. Analise seu problema e veja aonde sua empresa quer chegar com a solução. Não faça nada se o grupo não estiver realmente convicto de que um consultor é necessário.
* Sua empresa realmente precisa de consultores para resolver a questão? Se você tiver dentro de casa pessoas capacitadas, tempo, informação e recursos para tocar o projeto, esqueça a consultoria. Ela não fará o menor sentido.
* Que tipo de consultor contratar? Uma consultoria só será útil se tiver experiência na solução do "Seu" tipo de problema e se souber o mínimo sobre o "seu" negócio. Evite comprar pacotes de idéias.
* Cheque a reputação e a competência da equipe com clientes que já passaram pelo mesmo processo e tente escolher os consultores mais adequados para a sua necessidade. Peça uma proposta formal a duas ou três consultorias e escolha a que melhor se adaptar às suas necessidades.
* Quanto tempo o trabalho vai levar? Qual será o custo? Antes de assinar o contrato, negocie prazos e preço. Evite surpresas. Algumas empresas já estabelecem em contrato multas por atrasos injustificados e vinculam os horários da consultoria aos resultados obtidos. Leve em conta a relação custo/benefício. Seus ganhos vão ser pelo menos dez vezes maiores que seus gastos?
* Nunca desista de controle. Ninguém conhece mais seus negócios do que você e sua equipe. Como diz Arthur Martinez, presidente da Sears: consultores devem agir como capitães, não como generais. Essa tarefa cabe aos executivos da empresa.
* Não espere por resultados ruins para reclamar. Sua tarefa, como executivo, é acompanhar de perto o andamento dos trabalhos. Se há algo errado, grite, reúna os consultores e corrija o rumo.
* Valorize seus funcionários. Sozinhos, consultores podem muito pouco. As informações, as idéias e a colaboração do pessoal da empresa são fundamentais para o sucesso da consultoria. Eles têm de ser ouvidos.
* Controle resultados. Analise, passo a passo, os processos feitos. Quantas das recomendações foram aceitas? Rejeitadas? Modificadas?
* Ouça. Consultores só fazem sentido se você estiver realmente disposto a ouvir o que eles têm a dizer. Se não houver um real desejo de mudança, você estará jogando dinheiro fora.
Fontes: How to Select and Use Management Consultants (ACME - Association of Management Consulting Firms), Dangerous Company e Harvard Management Update
Antomar Marins e Silva éEscritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas; Empreendedorismo Empresarial; Motivação e Artigus, além de mais 500 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. email: antomar.marins@gmail.com
Por Antomar Marins e Silva
31/08/2009
Para não correr riscos contratando um consultor, preste atenção nesses pontos abaixo:
* Porque sua empresa quer contratar um consultor? Não chame os homens de preto se você não souber exatamente o que quer. Analise seu problema e veja aonde sua empresa quer chegar com a solução. Não faça nada se o grupo não estiver realmente convicto de que um consultor é necessário.
* Sua empresa realmente precisa de consultores para resolver a questão? Se você tiver dentro de casa pessoas capacitadas, tempo, informação e recursos para tocar o projeto, esqueça a consultoria. Ela não fará o menor sentido.
* Que tipo de consultor contratar? Uma consultoria só será útil se tiver experiência na solução do "Seu" tipo de problema e se souber o mínimo sobre o "seu" negócio. Evite comprar pacotes de idéias.
* Cheque a reputação e a competência da equipe com clientes que já passaram pelo mesmo processo e tente escolher os consultores mais adequados para a sua necessidade. Peça uma proposta formal a duas ou três consultorias e escolha a que melhor se adaptar às suas necessidades.
* Quanto tempo o trabalho vai levar? Qual será o custo? Antes de assinar o contrato, negocie prazos e preço. Evite surpresas. Algumas empresas já estabelecem em contrato multas por atrasos injustificados e vinculam os horários da consultoria aos resultados obtidos. Leve em conta a relação custo/benefício. Seus ganhos vão ser pelo menos dez vezes maiores que seus gastos?
* Nunca desista de controle. Ninguém conhece mais seus negócios do que você e sua equipe. Como diz Arthur Martinez, presidente da Sears: consultores devem agir como capitães, não como generais. Essa tarefa cabe aos executivos da empresa.
* Não espere por resultados ruins para reclamar. Sua tarefa, como executivo, é acompanhar de perto o andamento dos trabalhos. Se há algo errado, grite, reúna os consultores e corrija o rumo.
* Valorize seus funcionários. Sozinhos, consultores podem muito pouco. As informações, as idéias e a colaboração do pessoal da empresa são fundamentais para o sucesso da consultoria. Eles têm de ser ouvidos.
* Controle resultados. Analise, passo a passo, os processos feitos. Quantas das recomendações foram aceitas? Rejeitadas? Modificadas?
* Ouça. Consultores só fazem sentido se você estiver realmente disposto a ouvir o que eles têm a dizer. Se não houver um real desejo de mudança, você estará jogando dinheiro fora.
Fontes: How to Select and Use Management Consultants (ACME - Association of Management Consulting Firms), Dangerous Company e Harvard Management Update
Antomar Marins e Silva éEscritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas; Empreendedorismo Empresarial; Motivação e Artigus, além de mais 500 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. email: antomar.marins@gmail.com