Quer ser empreendedor? Vença o medo
Por Maria do Rosário Martins da Silva
10/10/2009
Vontade é o que não falta nas pessoas quando se fala em ter o seu próprio negócio. Muitos sonham com o dia em que serão donos do seu próprio nariz e abrirão uma empresa. Mas entre sonhar e realizar há uma grande diferença e existem alguns requisitos importantes para não se surpreender com o fracasso.
Já está comprovado que o Brasil é um dos países onde mais se abrem empreendimentos, ocupando o 7º lugar no ranking mundial do empreendedorismo, de acordo com o Relatório GEM 2006. Porém, é muito grande o número de empresas que fecham suas portas antes do segundo ano de vida. Isso se deve a diversos fatores, como a falta de planejamento, conhecimento de mercado e insegurança do empreendedor com relação à economia e potencial de vendas.
O que faz as pessoas terem vontade de montar um negócio próprio, além da necessidade financeira é o desejo de ter uma autonomia, realização pessoal e também uma oportunidade detectada no mercado. Muitas vezes o sonho de empreender é deixado de lado por medo e insegurança. Esses sentimentos são naturais do ser humano, porém, devem ser trabalhados para que não venham a imobilizar a pessoa, deixando de lado tudo que sempre almejou para sua vida perdendo oportunidades de fazer o que gosta através de um empreendimento próprio.
É necessário muita coragem para arriscar em qualquer mercado, porém, algumas atitudes poderão auxiliar na decisão de abrir uma empresa e obter sucesso como empreendedor.
Primeiramente, deve-se conhecer o seu perfil de empreendedor, diagnosticando o que sabe fazer de melhor, conhecendo suas limitações e competências, ou seja, ter um auto-conhecimento. Quanto mais o candidato a empreendedor souber dele mesmo, melhores condições ele terá para trabalhar seus pontos fortes e pontos fracos.
Em segundo lugar, a preparação através de cursos, leituras, participação em eventos, onde ele poderá obter informações sobre os passos a serem seguidos no empreendimento. É extremamente importante preparar-se para as diversas etapas que se seguirão no dia-a-dia, além de conhecer a realidade de ser dono de uma empresa. A preparação traz segurança para enfrentar os obstáculos que poderão surgir a qualquer momento. É importante saber pedir ajuda para aquelas habilidades que a pessoa não possui, mas que podem ser adquiridas ao longo de sua vida.
Fazer o que se gosta é outro fator importante para ajudar a vencer o medo de empreender, principalmente porque será necessário uma dedicação total ao negócio, e esse envolvimento se torna prazeroso quando temos paixão por aquilo que fazemos, tornando-nos capazes de contagiar a todos os envolvidos (interna e externamente). Perceber o que traz felicidade e prazer é um dos passos importantes na decisão de ter o próprio negócio. Principalmente porque o empreendedor terá que passar muitas horas de seu dia envolvido com a empresa, sócios, clientes, fornecedores, podendo até, se necessário, trabalhar em fins de semanas e feriados. Portanto, sentir prazer no que faz torna o trabalho bem melhor.
Acreditar em si mesmo ajudará o empreendedor a aumentar sua auto-estima, que é um fator importante para aumentar a capacidade de alcançar os objetivos a que se propôs. As portas estarão sempre abertas para as pessoas que acreditam em sua capacidade e se amam, pois elas têm uma crença positiva em relação a si, suas metas e em relação aos outros. Deve-se colocar no papel o que se deseja alcançar para deixar bem claro o objetivo de seu empreendimento.
E por último, mas não finalizando totalmente o processo que é continuo, para ajudar a perder o medo e a insegurança com relação ao novo empreendimento, o ideal é elaborar um Plano de Negócios realista e detalhado, pois as informações nele contidas serão imprescindíveis para a tomada de decisões no dia-a-dia do empresário, dando-lhe informações seguras para orientá-lo.
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Por Maria do Rosário Martins da Silva
10/10/2009
Vontade é o que não falta nas pessoas quando se fala em ter o seu próprio negócio. Muitos sonham com o dia em que serão donos do seu próprio nariz e abrirão uma empresa. Mas entre sonhar e realizar há uma grande diferença e existem alguns requisitos importantes para não se surpreender com o fracasso.
Já está comprovado que o Brasil é um dos países onde mais se abrem empreendimentos, ocupando o 7º lugar no ranking mundial do empreendedorismo, de acordo com o Relatório GEM 2006. Porém, é muito grande o número de empresas que fecham suas portas antes do segundo ano de vida. Isso se deve a diversos fatores, como a falta de planejamento, conhecimento de mercado e insegurança do empreendedor com relação à economia e potencial de vendas.
O que faz as pessoas terem vontade de montar um negócio próprio, além da necessidade financeira é o desejo de ter uma autonomia, realização pessoal e também uma oportunidade detectada no mercado. Muitas vezes o sonho de empreender é deixado de lado por medo e insegurança. Esses sentimentos são naturais do ser humano, porém, devem ser trabalhados para que não venham a imobilizar a pessoa, deixando de lado tudo que sempre almejou para sua vida perdendo oportunidades de fazer o que gosta através de um empreendimento próprio.
É necessário muita coragem para arriscar em qualquer mercado, porém, algumas atitudes poderão auxiliar na decisão de abrir uma empresa e obter sucesso como empreendedor.
Primeiramente, deve-se conhecer o seu perfil de empreendedor, diagnosticando o que sabe fazer de melhor, conhecendo suas limitações e competências, ou seja, ter um auto-conhecimento. Quanto mais o candidato a empreendedor souber dele mesmo, melhores condições ele terá para trabalhar seus pontos fortes e pontos fracos.
Em segundo lugar, a preparação através de cursos, leituras, participação em eventos, onde ele poderá obter informações sobre os passos a serem seguidos no empreendimento. É extremamente importante preparar-se para as diversas etapas que se seguirão no dia-a-dia, além de conhecer a realidade de ser dono de uma empresa. A preparação traz segurança para enfrentar os obstáculos que poderão surgir a qualquer momento. É importante saber pedir ajuda para aquelas habilidades que a pessoa não possui, mas que podem ser adquiridas ao longo de sua vida.
Fazer o que se gosta é outro fator importante para ajudar a vencer o medo de empreender, principalmente porque será necessário uma dedicação total ao negócio, e esse envolvimento se torna prazeroso quando temos paixão por aquilo que fazemos, tornando-nos capazes de contagiar a todos os envolvidos (interna e externamente). Perceber o que traz felicidade e prazer é um dos passos importantes na decisão de ter o próprio negócio. Principalmente porque o empreendedor terá que passar muitas horas de seu dia envolvido com a empresa, sócios, clientes, fornecedores, podendo até, se necessário, trabalhar em fins de semanas e feriados. Portanto, sentir prazer no que faz torna o trabalho bem melhor.
Acreditar em si mesmo ajudará o empreendedor a aumentar sua auto-estima, que é um fator importante para aumentar a capacidade de alcançar os objetivos a que se propôs. As portas estarão sempre abertas para as pessoas que acreditam em sua capacidade e se amam, pois elas têm uma crença positiva em relação a si, suas metas e em relação aos outros. Deve-se colocar no papel o que se deseja alcançar para deixar bem claro o objetivo de seu empreendimento.
E por último, mas não finalizando totalmente o processo que é continuo, para ajudar a perder o medo e a insegurança com relação ao novo empreendimento, o ideal é elaborar um Plano de Negócios realista e detalhado, pois as informações nele contidas serão imprescindíveis para a tomada de decisões no dia-a-dia do empresário, dando-lhe informações seguras para orientá-lo.
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com