Se os novos produtos podem ir e vir, por que não as lojas que exibi-los
fazer o mesmo?
Por Jaqueline Saviel
14/11/2009
Para quem conhece a área de Visual Merchandising ou Programação Visual, sabe que ela é básica para o sucesso de uma marca e as vezes a única responsável por fazer o cliente comprar novos produtos ou se interessar por produtos ou marcas até então desconhecidos.
Pra quem não conhece, é a área do marketing que se responsabiliza por inventar uma atmosfera de loja que transmita a experiência da marca para o consumidor e promova a compra dos produtos.
As técnicas mais ilustres no mercado são:
- Vitrinismo - técnicas de combinação de produtos na fachada ou entrada da loja;
- Flagship Store - criação de layout único da loja que padroniza todos os ativos da loja com o posicionamento da marca, utilizado por todas as lojas da rede.
- Corner - ilhas de gôndola e/ou destaque dentro das lojas, exemplo, pontos da LG dentro da Fast Shop, Nestlé dentro do Carrefour e etc.
A novidade agora é a uma nova tendência do negócio, um novo método chamado POP-UP STORE!
Termo trazido da internet, pra quem não sabe, Pop-Up é aquela janelinha que abre quando acessamos alguns sites e que muitas vezes não têm qualquer semelhança direta com o site que você abriu.
Essa é a idéia da técnica Pop-Up store. Uma marca que pode ou não, ser totalmente independente da loja abre uma mini-loja própria para clientes diferentes que a loja principal não atende ou quando uma marca de muito destaque abre uma mini-loja com edições especiais com enfoque em marketing promocional ou melhorar seu desempenho dentro da loja.
O conceito por trás das Pop Up Stores é bem interessante, pois, como são itinerantes, você pode acordar amanhã com uma bem ao lado de sua casa.
Elas estão indo além da simples venda de produtos, costumam exibir linhas e coleções especiais, destinadas a grupos especiais. Por um lado essa breviedade não cria o hábito do cliente visitar uma loja sempre no mesmo endereço, a dureção limitada chama a atenção e cria uma aura de exclusividade.
Tem-se chamado esta tendência Varejo Pop-Up (Pop-Up Retail), como estas iniciativas têm uma tendência a aparecer de surpresa, rapidamente desenhar no meio da multidão e, em seguida, desaparecer ou se transformar em algo mais, somando-se a sensação fresh, de varejo, exclusividade e surpresa que as galerias, teatros e Cirque du Soleil e adeptos vêm usando há anos.
No Brasil elas tem-se tornado comuns em São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns casos no Brasil que já aderiram a idéia são:
Nike
A marca inaugurou uma pop up na loja canarinho, famosa loja de street e skatewear dentro da Galeria do Rock, e a ocupou por dois meses.
“Queríamos uma forma inovadora de divulgar a linha voltada para jovens e por isso fomos até eles, no lugar onde eles estão. Trata-se mais de uma ferramenta de marketing do que de vendas”, palavras da diretora da Nike no Brasil, Ingrid Abdo.
A Nike agora até o dia hoje estará com outra Pop-Up store no Jardim Paulistano.
Lool
A publicitária Luiza Setúbal, descendente da terceira geração dos fundadores do banco Itaú lançou sua loja conceito na Oscar Freire por 25 dias e agora esta no Shopping Iguatemi.
“Foi arriscado e trabalhoso, mas funcionou. Não tenho planos de loja fixa por enquanto. Amanhã posso estar em um quarto de hotel ou viajando por outras cidades. O cliente não compra só produto, mas o conceito”, diz Luiza.
Kamikaze
A Kamikaze abriu uma mini-loja dentro de um dos maiores redutos de luxo de São Paulo, a NK Store nos Jardins para ajudar as mulheres que ainda estão com dúvida sobre o que comprar para os seus namorados. A loja arma uma nova Kamikaze, sua pop-up store, em edição especial para homens até 19 de junho.
OPORTUNIDADES
Pop-Up Varejo se enquadra muito bem com a economia do entretenimento, a economia da experiência, da Economia Surprise, e assim por diante. É sobre surpreender os consumidores com "performances" temporárias , garantindo exclusividade por causa do período de tempo limitado. Quando verdadeiramente móvel, o Pop-Up Varejo também oferece oportunidades inigualáveis para segmentação e personalização.
De criadores individuais se unindo, para agentes de propriedade real de uma melhor utilização dos imóveis vagos, para as grandes marcas que olham para adicionar um pouco de 'cool' e agilidade para os seus locais de outra forma fixa e as principais lojas: Pop-Up Varejo poderiam fazer o truque. Iremos então esperar mais Pop-Up Varejo aparecendo nos meses futuros, e esperar para saber mais sobre ele. Quem sabe virando novo segmento, nova matéria nas Universidades ou tema de MBA?
Quem viver verá!
Jaqueline Saviel é formada em Planejamento Estratégico Empresarial.
Por Jaqueline Saviel
14/11/2009
Para quem conhece a área de Visual Merchandising ou Programação Visual, sabe que ela é básica para o sucesso de uma marca e as vezes a única responsável por fazer o cliente comprar novos produtos ou se interessar por produtos ou marcas até então desconhecidos.
Pra quem não conhece, é a área do marketing que se responsabiliza por inventar uma atmosfera de loja que transmita a experiência da marca para o consumidor e promova a compra dos produtos.
As técnicas mais ilustres no mercado são:
- Vitrinismo - técnicas de combinação de produtos na fachada ou entrada da loja;
- Flagship Store - criação de layout único da loja que padroniza todos os ativos da loja com o posicionamento da marca, utilizado por todas as lojas da rede.
- Corner - ilhas de gôndola e/ou destaque dentro das lojas, exemplo, pontos da LG dentro da Fast Shop, Nestlé dentro do Carrefour e etc.
A novidade agora é a uma nova tendência do negócio, um novo método chamado POP-UP STORE!
Termo trazido da internet, pra quem não sabe, Pop-Up é aquela janelinha que abre quando acessamos alguns sites e que muitas vezes não têm qualquer semelhança direta com o site que você abriu.
Essa é a idéia da técnica Pop-Up store. Uma marca que pode ou não, ser totalmente independente da loja abre uma mini-loja própria para clientes diferentes que a loja principal não atende ou quando uma marca de muito destaque abre uma mini-loja com edições especiais com enfoque em marketing promocional ou melhorar seu desempenho dentro da loja.
O conceito por trás das Pop Up Stores é bem interessante, pois, como são itinerantes, você pode acordar amanhã com uma bem ao lado de sua casa.
Elas estão indo além da simples venda de produtos, costumam exibir linhas e coleções especiais, destinadas a grupos especiais. Por um lado essa breviedade não cria o hábito do cliente visitar uma loja sempre no mesmo endereço, a dureção limitada chama a atenção e cria uma aura de exclusividade.
Tem-se chamado esta tendência Varejo Pop-Up (Pop-Up Retail), como estas iniciativas têm uma tendência a aparecer de surpresa, rapidamente desenhar no meio da multidão e, em seguida, desaparecer ou se transformar em algo mais, somando-se a sensação fresh, de varejo, exclusividade e surpresa que as galerias, teatros e Cirque du Soleil e adeptos vêm usando há anos.
No Brasil elas tem-se tornado comuns em São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns casos no Brasil que já aderiram a idéia são:
Nike
A marca inaugurou uma pop up na loja canarinho, famosa loja de street e skatewear dentro da Galeria do Rock, e a ocupou por dois meses.
“Queríamos uma forma inovadora de divulgar a linha voltada para jovens e por isso fomos até eles, no lugar onde eles estão. Trata-se mais de uma ferramenta de marketing do que de vendas”, palavras da diretora da Nike no Brasil, Ingrid Abdo.
A Nike agora até o dia hoje estará com outra Pop-Up store no Jardim Paulistano.
Lool
A publicitária Luiza Setúbal, descendente da terceira geração dos fundadores do banco Itaú lançou sua loja conceito na Oscar Freire por 25 dias e agora esta no Shopping Iguatemi.
“Foi arriscado e trabalhoso, mas funcionou. Não tenho planos de loja fixa por enquanto. Amanhã posso estar em um quarto de hotel ou viajando por outras cidades. O cliente não compra só produto, mas o conceito”, diz Luiza.
Kamikaze
A Kamikaze abriu uma mini-loja dentro de um dos maiores redutos de luxo de São Paulo, a NK Store nos Jardins para ajudar as mulheres que ainda estão com dúvida sobre o que comprar para os seus namorados. A loja arma uma nova Kamikaze, sua pop-up store, em edição especial para homens até 19 de junho.
OPORTUNIDADES
Pop-Up Varejo se enquadra muito bem com a economia do entretenimento, a economia da experiência, da Economia Surprise, e assim por diante. É sobre surpreender os consumidores com "performances" temporárias , garantindo exclusividade por causa do período de tempo limitado. Quando verdadeiramente móvel, o Pop-Up Varejo também oferece oportunidades inigualáveis para segmentação e personalização.
De criadores individuais se unindo, para agentes de propriedade real de uma melhor utilização dos imóveis vagos, para as grandes marcas que olham para adicionar um pouco de 'cool' e agilidade para os seus locais de outra forma fixa e as principais lojas: Pop-Up Varejo poderiam fazer o truque. Iremos então esperar mais Pop-Up Varejo aparecendo nos meses futuros, e esperar para saber mais sobre ele. Quem sabe virando novo segmento, nova matéria nas Universidades ou tema de MBA?
Quem viver verá!
Jaqueline Saviel é formada em Planejamento Estratégico Empresarial.