Será o fim dos 4 Ps na era da web 2.0?
Por José Cledson de Lima Silva
16/03/2010

Vamos voltar a mais ou menos duas décadas atrás, quando o boom da internet ainda estava iniciando.
Analisemos como o marketing e suas varias combinações trabalhavam para que um produto chegasse às mãos de um consumidor.
Pensaram?
Só para refletirmos com mais clareza, vamos repensar o habitual e já consagrado composto mercadológico denominado no universo da ciência da Mercadologia como “Mix de Marketing” ou os “4 p´s”.
Como bem sabemos essas variáveis se adequavam aos vários modelos de negócios de corporações, pois sua aplicação é totalmente moldável de acordo com as estratégias das organizações. Lembrando que esse conceito já evolui na concepção de muitos autores, e já sabemos que a trajetória dos “P´s” está muito mais avançado que as suas 4 variáveis convencionais. Para consenso geral e por motivos de conceituação vamos trabalhar o mais habitual.
A grande questão desta reflexão está no termo onde se conjuga esta ação passada. As organizações se adequavam a essas variáveis onde gerenciar os processos e políticas de preço, de praça, de produto e de sua promoção eram as principais atribuições deste composto.
Uma grande interrogação se faz quando nos deparamos com a nossa realidade atual, onde a tecnologia invade nossas vidas e a Internet está presente em quase tudo que fazemos e por conta disso nossos hábitos de compra e de consumo também mudaram e constantemente vêm mudando de acordo com essas evoluções tecnológicas.
Como gerenciar o composto mercadológico que não mais atende a realidade do
macroambiente onde a organização está inserida?
Como trabalhar o preço onde existem inúmeras alternativas para a escolha do cliente?
Sabemos que preço não é mais tão relevante se outros aspectos não forem atribuídos a um produto, principalmente a questão do relacionamento tanto na pré como no pós-venda.
Como trabalhar a praça onde agora o local mais adequado de compra é a world wide web, que através de um clique podemos decidir onde e como comprar o que quisermos e na hora que mais nos convenha?
Como fornecer um produto num ambiente onde existe um novo modelo de interatividade entre consumidores que buscam cada vez mais serem atendidos de forma satisfatória e digna?
Como promover e comunicar ao público interessado o que ele realmente quer num ambiente imenso e bombardeado de informações?
Estas perguntas nada mais são do que a reflexão do novo composto de marketing que deve ser adotado pelas organizações, pois essas questões dizem respeito a um novo comportamento de consumo que vem sofrendo mutações a cada dia.
Fica aqui a interrogação para as organizações, um tanto difícil de ser respondida:
Será o fim dos “4 P´s” na era da web 2.0?

José Cledson de Lima Silva é Mercadólogo e pós-graduando em Comunicação Empresarial