Sistema de Inteligência Mercadológica
Por Leonardo Hoff dos Santos
01/06/2005
O Sistema de Inteligência Mercadológica (SIM) é uma ferramenta estruturada para administrar a coleta, análise, armazenagem e a apresentação de dados mercadológicos de forma a auxiliar no processo de tomada de decisão.
É um processo racional que, inicialmente, visa levantar todas as informações relacionadas aos negócios da empresa, tanto externas quanto internas, inclusive a análise da situação mercadológica.
Por exemplo, as informações externas relacionam-se à sociedade, economia, tecnologia, cultura etc. Identifica também a aceitação dos produtos ou serviços e o comportamento do mercado.
Já as informações internas dizem respeito ao mix ou composto de produtos, e à adequação do uso de tecnologias de gestão e produção, bem como seus índices e parâmetros.
Igualmente a uma pesquisa mercadológica, um sistema de inteligência quando bem estruturado é extremamente útil, permitindo acompanhar as tendências e monitorar as alterações importantes que ocorrem no mercado-alvo.
Em função das características dinâmicas e contínuas conferidas pela informática, o SIM ganhou um potencial muito maior, com processos automatizados de análise e geração de informações realmente úteis para a tomada de decisão.
Leonardo Hoff dos Santos é administrador especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e pós-graduando em Controladoria de Gestão, atua como consultor em Gestão de Negócios e em Gestão Estratégica de Marketing pela Advantage Consultoria, da qual é diretor executivo. Também é um grande incentivador do empreendedorismo responsável. Fonte: Advantage.
Por Leonardo Hoff dos Santos
01/06/2005
O Sistema de Inteligência Mercadológica (SIM) é uma ferramenta estruturada para administrar a coleta, análise, armazenagem e a apresentação de dados mercadológicos de forma a auxiliar no processo de tomada de decisão.
É um processo racional que, inicialmente, visa levantar todas as informações relacionadas aos negócios da empresa, tanto externas quanto internas, inclusive a análise da situação mercadológica.
Por exemplo, as informações externas relacionam-se à sociedade, economia, tecnologia, cultura etc. Identifica também a aceitação dos produtos ou serviços e o comportamento do mercado.
Já as informações internas dizem respeito ao mix ou composto de produtos, e à adequação do uso de tecnologias de gestão e produção, bem como seus índices e parâmetros.
Igualmente a uma pesquisa mercadológica, um sistema de inteligência quando bem estruturado é extremamente útil, permitindo acompanhar as tendências e monitorar as alterações importantes que ocorrem no mercado-alvo.
Em função das características dinâmicas e contínuas conferidas pela informática, o SIM ganhou um potencial muito maior, com processos automatizados de análise e geração de informações realmente úteis para a tomada de decisão.
Leonardo Hoff dos Santos é administrador especialista em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e pós-graduando em Controladoria de Gestão, atua como consultor em Gestão de Negócios e em Gestão Estratégica de Marketing pela Advantage Consultoria, da qual é diretor executivo. Também é um grande incentivador do empreendedorismo responsável. Fonte: Advantage.