Sou Seu Cliente - Lembra-se de mim?
Por Maria do Rosário Martins da Silva
06/11/2005
Como conquistar novos clientes? Milhares de empresários, nesse momento, estão sentados, planejando a melhor maneira de alcançar esse objetivo ou até mesmo correndo em busca da melhor “receita”, ações de marketing (promoções, propagandas e uma enxurrada de malas diretas), além de investimentos em telemarketing para captação de novos consumidores. Porém, há uma ação que está ficando esquecida pelas empresas, fazendo com que os nomes dos clientes já conquistados fiquem “mofando” nos arquivos de cadastros que elas possuem.
Nada ou quase nada tem sido feito para o que se chama em Marketing de “Retenção de Clientes”. Preocupados apenas em vender para novos consumidores, muitos empresários deixam para trás um tesouro que poderá ajudá-lo em todo o processo de Marketing de Relacionamento, que é a manutenção de seus já conquistados consumidores.
E o que se vê nos principais pontos comerciais são frases que alguns “míopes” teimam em conservarem afixadas em seu estabelecimento, como por exemplo, a pior de todas: “NÃO TROCAMOS MERCADORIAS AOS SÁBADOS”. Eles não imaginam que esse cliente que hoje necessita muito mais dos serviços do que dos produtos, ao efetuar alguma troca, poderá não somente fazer novas aquisições, como levar potenciais consumidores para a empresa. “Retenção de Clientes”.
Preste bastante atenção nessa vital e necessária ação, pois existe muita coisa que pode ser feita para que a fidelização, cada vez mais difícil em tempos de acirrada concorrência, seja uma conquista extremamente importante para os negócios. Pequenos gestos, atenção e preocupação com os problemas do seu cliente são alguns dos passos importantes, não só para conquistá-lo, bem como para retê-lo. Não se esqueça que a indiferença com que são tratadas as pessoas que já adquiriram algum produto da empresa é uma forma magnífica de se perder clientes.
Atualizar Bancos de Dados toda vez que alguém entrar na empresa, tratar as pessoas de forma com que elas se sintam em casa e buscar conhecer cada cliente pode não garantir um relacionamento a longo prazo, mas deixará sua marca impressa na mente de cada um. Não deixe que ações inequívocas, frases assassinas e atitudes incorretas do pessoal da linha de frente de sua empresa afastem para sempre aquilo que é o seu objetivo maior: conquistar e manter consumidores fiéis, que terão desejo de retornar sempre, mesmo que seja para saber das novidades.
Lembre-se de quem, pelo menos uma vez, escolheu entrar em contato com sua empresa, dando-lhe preferência, apesar das milhares de opções que o mercado concorrente oferece. Faça de cada encontro com seus clientes um momento mágico e não um momento trágico!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Por Maria do Rosário Martins da Silva
06/11/2005
Como conquistar novos clientes? Milhares de empresários, nesse momento, estão sentados, planejando a melhor maneira de alcançar esse objetivo ou até mesmo correndo em busca da melhor “receita”, ações de marketing (promoções, propagandas e uma enxurrada de malas diretas), além de investimentos em telemarketing para captação de novos consumidores. Porém, há uma ação que está ficando esquecida pelas empresas, fazendo com que os nomes dos clientes já conquistados fiquem “mofando” nos arquivos de cadastros que elas possuem.
Nada ou quase nada tem sido feito para o que se chama em Marketing de “Retenção de Clientes”. Preocupados apenas em vender para novos consumidores, muitos empresários deixam para trás um tesouro que poderá ajudá-lo em todo o processo de Marketing de Relacionamento, que é a manutenção de seus já conquistados consumidores.
E o que se vê nos principais pontos comerciais são frases que alguns “míopes” teimam em conservarem afixadas em seu estabelecimento, como por exemplo, a pior de todas: “NÃO TROCAMOS MERCADORIAS AOS SÁBADOS”. Eles não imaginam que esse cliente que hoje necessita muito mais dos serviços do que dos produtos, ao efetuar alguma troca, poderá não somente fazer novas aquisições, como levar potenciais consumidores para a empresa. “Retenção de Clientes”.
Preste bastante atenção nessa vital e necessária ação, pois existe muita coisa que pode ser feita para que a fidelização, cada vez mais difícil em tempos de acirrada concorrência, seja uma conquista extremamente importante para os negócios. Pequenos gestos, atenção e preocupação com os problemas do seu cliente são alguns dos passos importantes, não só para conquistá-lo, bem como para retê-lo. Não se esqueça que a indiferença com que são tratadas as pessoas que já adquiriram algum produto da empresa é uma forma magnífica de se perder clientes.
Atualizar Bancos de Dados toda vez que alguém entrar na empresa, tratar as pessoas de forma com que elas se sintam em casa e buscar conhecer cada cliente pode não garantir um relacionamento a longo prazo, mas deixará sua marca impressa na mente de cada um. Não deixe que ações inequívocas, frases assassinas e atitudes incorretas do pessoal da linha de frente de sua empresa afastem para sempre aquilo que é o seu objetivo maior: conquistar e manter consumidores fiéis, que terão desejo de retornar sempre, mesmo que seja para saber das novidades.
Lembre-se de quem, pelo menos uma vez, escolheu entrar em contato com sua empresa, dando-lhe preferência, apesar das milhares de opções que o mercado concorrente oferece. Faça de cada encontro com seus clientes um momento mágico e não um momento trágico!
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com