Sua empresa atende às necessidades de seu público?
Por Luiz Renato Roble
12/06/2009


Todos os dias, somos bombardeados por estímulos dos mais variados tipos e fontes. Jornais, revistas, rádio, televisão, outdoors, Internet e até o celular, fazem com que recebamos constantemente informações que são, através dos nossos sentidos cada vez mais aguçados, filtradas e partir daí, guardadas ou deletadas. Na verdade, percebemos e memorizamos somente aquilo que nos interessa e nos satisfaça.

Por vivermos voltados apenas aquilo que de alguma forma desperta nosso interesse, sejamos nós, o porteiro ou mesmo o CEO da companhia, estaremos sempre guiados por um único objetivo: satisfazer nossas necessidades, sejam elas básicas ou estéticas.

As necessidades estéticas fazem com que as pessoas, através de sua percepção, elejam produtos, marcas, empresas e lojas que irão satisfazê-las, definindo sua escolha e sua fidelidade. Assim, a Identidade Visual, através do design, permite a qualquer empresa, beneficiar-se dela para atingir qualquer tipo de consumidor. Basta falar a linguagem certa e procurar satisfazer as respectivas necessidades dele.

Não se pode, porém, colocar a carroça na frente dos bois. Para agradar e atingir o cliente em suas necessidades estéticas, você deve ter consciência, primeiro, se sua empresa está satisfazendo às necessidades básicas de seu público alvo. Pode parecer óbvio, mas acredite, muitas empresas não se preocupam com elas. Para que você não caia neste erro, veja a seguir 8 dicas para, de uma maneira simples, fazer com que sua empresa esteja, começando pelo atendimento, empenhada a satisfazer necessidades básicas de seu cliente:

1. Olhos nos olhos. Este é o primeiro passo de um bom atendimento, pois o olhar é a porta de entrada da alma e ninguém gosta de ser atendido por alguém que olha para o horizonte, para os lados, para baixo ou para o relógio e nunca em nossos olhos.
2. Procure saber o nome do cliente. O nome de uma pessoa é o som mais agradável aos ouvidos dela. Descubre a senha e deixe a música tocar.
3. Fale sorrindo. O sorriso, quando verdadeiro, quebra qualquer coração de gelo.
4. Preste muita atenção quando o cliente estiver falando. Nada é mais desagradável do que termos que ficar repetindo tudo para que sejamos compreendidos.
5. Quem pergunta não quer dar. Aja, não fique perguntando se a pessoa quer a sua atenção ou não. Just do it.
6. As aparências não enganam não. Uma pessoa com um uniforme impecável ou de alguma forma bem vestida, impressiona sempre. Cuidado, pois pequenos detalhes são comprometedores: cabelos, unhas, dentes, uniformes, roupas, tudo deve estar no capricho.
7. Mais alguma coisa? Não dê chance para que o cliente diga não. Pergunte sempre: “O que mais?” Além de soar de uma forma mais positiva, é um convite para que o cliente tente se lembrar de algo que ele possa estar se esquecendo.
8. De nada...O que é isso? Quem disse que você está fazendo algum favor ao cliente. Diga sempre: “Eu é que agradeço e volte sempre” é muito mais verdadeiro e mostra que a empresa agradece pela visita ou pela preferência e espera que haja um retorno.

Um atendimento impecável estará garantindo com que a empresa, já nos primeiros passos da relação, esteja atingindo as necessidades básicas de seus clientes. Se estas necessidades não forem atingidas de imediato, esqueça. Dificilmente o cliente estará interessado em dar à sua empresa, uma segunda chance para que tenha as necessidades estéticas dele, atendidas.

A imagem de uma empresa é a sua Identidade Visual e é através cuidadosas estratégias de marketing, de uma comunicação pertinente e de um bom design aplicado, que ela estará, ou não, satisfazendo as necessidades estéticas de seus clientes. Para que seja eficaz, a Identidade Visual deve comunicar, a força da empresa, da loja, do produtos, ou marca, fascinando a todos pelos seis sentidos: Visão, audição, olfato, tato, paladar e o desejo de comprar.
Em tempo, comprar um tênis para correr ou um carro para se locomover, são necessidades básicas. Pagar mais de R$ 600,00 por um Air International Triax da Nike ou R$ 299.000,00 por um LS 430 da Lexus, são, sem sombra de dúvida, bons exemplos de quão grande podem ser as necessidades estéticas das pessoas.

Luiz Renato Roble criacao@datamaker.com.br
Designer e Diretor de Criação da Datamaker Designers www.datamaker.com.br

Fonte: Datamaker