Sucesso Profissional - Quem Chega Lá?
Por Fabiano Brum
04/11/2009

Em muitos dos nossos artigos discutimos sobre o sucesso profissional, e por várias vezes comentamos sobre o seu significado, salientando que “sucesso” está sempre relacionado ao alcance de objetivos.

Por muitas vezes admiramos o desempenho de profissionais das mais variadas áreas como empresários, vendedores, esportistas, músicos, atores, profissionais liberais, etc. Expressando para isso o seguinte comentário: “Ele chegou lá!”.

Esse “lugar” é nossa concepção individual e coletiva do sucesso profissional. É como se disséssemos: “Esta pessoa atingiu os seus objetivos e também os padrões de qualidade e desempenho impostos para se chegar a este patamar em sua profissão”.

O Programa Domingão do Faustão (Rede Globo) tem apresentado um quadro chamado “Quem Chega Lá?”, onde humoristas de todo o Brasil se apresentam procurando arrancar a maior quantidade de palmas e risadas da platéia durante um período estabelecido de tempo. Neste quadro existe um sistema batizado de risômetro que mede a intensidade dos risos e palmas emitidos pela platéia, e os humoristas vão pontuando e ganhando a oportunidade de continuar contando mais piadas conforme o resultado deste aparelho. Quem conseguir alcançar o ponto mais alto do risômetro ganha mais 30 segundos, podendo chegar até 4 minutos. Quem chegar ao tempo máximo já está na final.

Mesmo o telespectador menos atento já deve ter percebido que a grande sacada é contar as piadas mais engraçadas, mas com curta duração, pois normalmente as risadas acontecem no final das anedotas, e se elas forem curtas consegue-se contar mais piadas que geram a reação de palmas e risos dos ouvintes. Teoricamente, aquele que contar o maior número de piadas engraçadas durante o período de tempo conseguirá pontuar mais vezes no risômetro.

Particularmente gosto muito de humor e sempre procuro colocar umas pitadas deste ingrediente em minhas palestras, então como apreciador observo a postura, expressão corporal e desempenho geral dos humoristas que se apresentam no referido quadro.

O que mais tem chamado minha atenção é o fato de que a maioria dos participantes do “Quem Chega Lá?” são pessoas que tem no humor à sua profissão, muitos deles já tem considerável destaque regional ou até mesmo apresentam seus espetáculos em vários estados brasileiros. São atores e/ou humoristas profissionais e sabem muito bem contar piadas e arrancar risadas e palmas do seu público.

Mas porque então nem todos conseguem “chegar lá” já que dominam a técnica do humor? Porque alguns escolhem piadas longas e acabam se dando mau, alongando-se para chegar ao ápice da anedota causando menor número de situações de risos? Porque alguns mestres contadores de piadas simplesmente esquecem o texto em plena cadeia nacional?

A resposta para este questionamento é tão óbvia, simples e ao mesmo tempo tão importante para o sucesso profissional não só dos humoristas mas de todo aquele que pretende “chegar lá” em sua profissão.

Para “chegar lá” além de conhecimento técnico precisamos ter persistência, entusiasmo, postura profissional, saber criar oportunidades, analisar nosso público-alvo, ter resiliência e equilíbrio emocional para suportar as pressões de um cenário cada vez mais exigente e competitivo.

Pense nisso e afine-se para chegar lá!

Afine-se para o sucesso!

E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br