Uma Missão Apaixonante - O Segredo do
Profissional do Século XXI
Por Maria do Rosário Martins da Silva
06/11/2005
O emprego acabou! Todos nós já ouvimos esta frase que se faz presente no mundo empresarial. Diante de tantas mudanças nas organizações, de ferramentas de gestão colocadas garganta abaixo dos empresários e colaboradores, que nada mais fizeram do que arrancar das pessoas seu posto de trabalho e seu sustento, com a máxima de que era preciso “enxugar a máquina”, o mundo assiste a uma enxurrada de demissões e uma legião de desempregados.
De quem é a culpa? Enquanto os dedos ficam apontando em busca do “pai da criança”, outra discussão vem à tona: “Há milhares de vagas no Brasil que não estão sendo preenchidas por falta de profissionais capacitados”. Onde estão, e quem são estes profissionais que as empresas estão procurando? Como deve ser o profissional do século XXI? Que características deve possuir? É neste ponto que a discussão torna-se mais importante. Somente terá sucesso quem compreender que o mercado está perguntando a todo momento: Para que você existe? Portanto, é necessário que ter sempre em mente qual é a sua missão, e muito mais do que isto, ter uma missão apaixonante!
Ela deve estar dentro da pessoa, e quem não compreender isto, ficará na fila de espera eternamente. Uma vez descoberto o seu propósito superior da vida, o profissional aumenta sua criatividade e sua coerência. A cada decisão, ele deve se perguntar: “esta decisão que estou para tomar me aproxima ou me distancia da minha missão?” Somente a partir da sua missão, ele consegue identificar o que é ou não importante, passando a compreender que tudo que se relaciona a ela é prioritário, o que não está relacionado com a missão é secundário.
O profissional do século XXI tem, portanto, a sua missão como uma bússola de sua vida. Parte sempre para a conquista dos seus objetivos, saindo sempre à frente das outras pessoas. A empregabilidade somente torna-se possível para aquele profissional que compreende que ele deve possuir três características básicas: . Saber falar . Saber vender . Saber se relacionar Não existe lugar para os tímidos, que não têm a capacidade de se comunicar com os clientes internos e externos da organização, que tremem só de pensar em expor seus projetos, em encontrar-se com um cliente ou em ir à frente na sala de aula apresentar suas idéias. Também não há espaço para quem não souber vender seus produtos ou serviços e negociar com seus clientes, buscando sempre um resultado positivo, não colocando apenas o lucro em primeiro lugar, mas, se esforçando ao máximo para fazê-los felizes possuindo capacidade suficiente para identificar os clientes e suas necessidades, oferecendo-lhes soluções para seus problemas.
E por último, vai ficar a ver navios o profissional que não souber se relacionar com o maior número possível e diferentes tipos de pessoas, quem não tiver uma competência importantíssima nos dias atuais, que é a Inteligência Interpessoal, sendo capaz de promover uma gestão participativa. É necessário que o profissional tenha, também, uma visão de futuro, buscando todos os dias a sua melhoria contínua, lembrando-se que é muito mais fácil desaprender do que aprender, fazendo da crise pela qual possa estar passando, um momento de crescimento e questionamento.
Ter uma missão apaixonante é saber onde você está, onde quer chegar, e como irá chegar lá, assumindo assim, um compromisso com seu sucesso. Portanto, é imprescindível desenvolver uma forte auto-motivação e uma atitude entusiástica, capaz de contagiar a todos, valorizando a sua imagem pessoal e profissional. Se você quer ser um profissional do século XXI, comece a pensar rapidamente em qual é a sua missão, apaixone-se por ela e nunca deixe-se dominar pelos fantasmas que, porventura, tentarem tirá-lo de seu propósito.
Cultive sempre o bom humor, a criatividade, a busca do conhecimento contínuo e acima de tudo, olhe para o futuro como uma possibilidade de sucesso. Tenha, acima de tudo, coragem de ousar, e faça de cada dia uma busca incessante ao alcance de suas metas, procurando os caminhos que te levarão até elas. Você é exatamente o que escolheu ser! Lembre-se: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!”
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.
Por Maria do Rosário Martins da Silva
06/11/2005
O emprego acabou! Todos nós já ouvimos esta frase que se faz presente no mundo empresarial. Diante de tantas mudanças nas organizações, de ferramentas de gestão colocadas garganta abaixo dos empresários e colaboradores, que nada mais fizeram do que arrancar das pessoas seu posto de trabalho e seu sustento, com a máxima de que era preciso “enxugar a máquina”, o mundo assiste a uma enxurrada de demissões e uma legião de desempregados.
De quem é a culpa? Enquanto os dedos ficam apontando em busca do “pai da criança”, outra discussão vem à tona: “Há milhares de vagas no Brasil que não estão sendo preenchidas por falta de profissionais capacitados”. Onde estão, e quem são estes profissionais que as empresas estão procurando? Como deve ser o profissional do século XXI? Que características deve possuir? É neste ponto que a discussão torna-se mais importante. Somente terá sucesso quem compreender que o mercado está perguntando a todo momento: Para que você existe? Portanto, é necessário que ter sempre em mente qual é a sua missão, e muito mais do que isto, ter uma missão apaixonante!
Ela deve estar dentro da pessoa, e quem não compreender isto, ficará na fila de espera eternamente. Uma vez descoberto o seu propósito superior da vida, o profissional aumenta sua criatividade e sua coerência. A cada decisão, ele deve se perguntar: “esta decisão que estou para tomar me aproxima ou me distancia da minha missão?” Somente a partir da sua missão, ele consegue identificar o que é ou não importante, passando a compreender que tudo que se relaciona a ela é prioritário, o que não está relacionado com a missão é secundário.
O profissional do século XXI tem, portanto, a sua missão como uma bússola de sua vida. Parte sempre para a conquista dos seus objetivos, saindo sempre à frente das outras pessoas. A empregabilidade somente torna-se possível para aquele profissional que compreende que ele deve possuir três características básicas: . Saber falar . Saber vender . Saber se relacionar Não existe lugar para os tímidos, que não têm a capacidade de se comunicar com os clientes internos e externos da organização, que tremem só de pensar em expor seus projetos, em encontrar-se com um cliente ou em ir à frente na sala de aula apresentar suas idéias. Também não há espaço para quem não souber vender seus produtos ou serviços e negociar com seus clientes, buscando sempre um resultado positivo, não colocando apenas o lucro em primeiro lugar, mas, se esforçando ao máximo para fazê-los felizes possuindo capacidade suficiente para identificar os clientes e suas necessidades, oferecendo-lhes soluções para seus problemas.
E por último, vai ficar a ver navios o profissional que não souber se relacionar com o maior número possível e diferentes tipos de pessoas, quem não tiver uma competência importantíssima nos dias atuais, que é a Inteligência Interpessoal, sendo capaz de promover uma gestão participativa. É necessário que o profissional tenha, também, uma visão de futuro, buscando todos os dias a sua melhoria contínua, lembrando-se que é muito mais fácil desaprender do que aprender, fazendo da crise pela qual possa estar passando, um momento de crescimento e questionamento.
Ter uma missão apaixonante é saber onde você está, onde quer chegar, e como irá chegar lá, assumindo assim, um compromisso com seu sucesso. Portanto, é imprescindível desenvolver uma forte auto-motivação e uma atitude entusiástica, capaz de contagiar a todos, valorizando a sua imagem pessoal e profissional. Se você quer ser um profissional do século XXI, comece a pensar rapidamente em qual é a sua missão, apaixone-se por ela e nunca deixe-se dominar pelos fantasmas que, porventura, tentarem tirá-lo de seu propósito.
Cultive sempre o bom humor, a criatividade, a busca do conhecimento contínuo e acima de tudo, olhe para o futuro como uma possibilidade de sucesso. Tenha, acima de tudo, coragem de ousar, e faça de cada dia uma busca incessante ao alcance de suas metas, procurando os caminhos que te levarão até elas. Você é exatamente o que escolheu ser! Lembre-se: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!”
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados Unidos.