O Uso das Cores no Marketing
Por Maria do Rosário Martins da Silva
30/01/2007
De acordo com a consultora Beth Furtado, da Consultoria Gouvêa de Souza, “o varejo é hoje a competição pelo tempo de lazer do consumidor. O consumidor tem de se sentir um convidado da loja e ele demanda por sensações”. Diversos estudos sobre a ciência confirmam a psicologia da cor e a sua influência nos mais diversos ambientes, seja para fidelizar clientes, estimular o consumo, tornar ambientes hostis em locais agradáveis, orientar o fluxo de pessoas, promover o bem estar, valorizar aspectos arquitetônicos, tornando o ato de comprar em algo agradável e estimulante. Segundo Goethe, em sua Teoria das Cores, “cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando, assim, sua presença tanto na retina quanto na alma”. A formação da cor se dá através de três elementos: a luz, como fonte da cor; a matéria e sua reação à incidência da cor através da luz e o olho como o órgão captador e o decodificador da cor para o cérebro. Ao decidir pelas cores de nossa casa, por exemplo, buscamos sempre escolher aquelas que criarão um ambiente agradável, iluminado, que façam bem para nossa vida e nosso espírito, sendo capazes de provocarem sensações boas, promoverem o bem estar, além de elevarem nossa auto-estima. Os seres humanos são influenciados psicologicamente pelas cores de diversas maneiras, principalmente, através da emoção que elas podem proporcionar. Por isso, diversos produtos trazem como sua maior atratividade as cores de suas embalagens, que podem ser visualizadas em uma distância considerável nas diversas formas de apresentação dos mesmos aos clientes, como por exemplo, nas gôndolas dos supermercados, nos banners, outdoors, revistas, etc. Grandes empresas fazem uso constante das cores em seus produtos há décadas para chamar a atenção, gerar interesse e desejo do cliente em adquiri-los e partirem para a ação. Exemplos como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'água desenhadas nas latas, e também, o Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presentes em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo. As cores podem despertar diversos sentimentos, agradáveis ou desagradáveis, de prazer ou de dor, que estão relacionados diretamente ao emocional e ao racional, influenciando no comportamento do consumidor. As grandes empresas não investem em propaganda, promoções e marketing escolhendo aleatoriamente as cores ou ainda porque o presidente da companhia gosta de determinadas cores. A empresa deve conhecer quais as cores que vendem e quais as que devem ser evitadas, ou seja, as cores podem ajudar em muito a construir um negócio. Portanto, é importante para os empresários fazerem um estudo profundo sobre o assunto, para aplicar com precisão em suas marcas e sua empresa essa poderosa ferramenta do Marketing.
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com
Por Maria do Rosário Martins da Silva
30/01/2007
De acordo com a consultora Beth Furtado, da Consultoria Gouvêa de Souza, “o varejo é hoje a competição pelo tempo de lazer do consumidor. O consumidor tem de se sentir um convidado da loja e ele demanda por sensações”. Diversos estudos sobre a ciência confirmam a psicologia da cor e a sua influência nos mais diversos ambientes, seja para fidelizar clientes, estimular o consumo, tornar ambientes hostis em locais agradáveis, orientar o fluxo de pessoas, promover o bem estar, valorizar aspectos arquitetônicos, tornando o ato de comprar em algo agradável e estimulante. Segundo Goethe, em sua Teoria das Cores, “cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando, assim, sua presença tanto na retina quanto na alma”. A formação da cor se dá através de três elementos: a luz, como fonte da cor; a matéria e sua reação à incidência da cor através da luz e o olho como o órgão captador e o decodificador da cor para o cérebro. Ao decidir pelas cores de nossa casa, por exemplo, buscamos sempre escolher aquelas que criarão um ambiente agradável, iluminado, que façam bem para nossa vida e nosso espírito, sendo capazes de provocarem sensações boas, promoverem o bem estar, além de elevarem nossa auto-estima. Os seres humanos são influenciados psicologicamente pelas cores de diversas maneiras, principalmente, através da emoção que elas podem proporcionar. Por isso, diversos produtos trazem como sua maior atratividade as cores de suas embalagens, que podem ser visualizadas em uma distância considerável nas diversas formas de apresentação dos mesmos aos clientes, como por exemplo, nas gôndolas dos supermercados, nos banners, outdoors, revistas, etc. Grandes empresas fazem uso constante das cores em seus produtos há décadas para chamar a atenção, gerar interesse e desejo do cliente em adquiri-los e partirem para a ação. Exemplos como a Coca-Cola, que utiliza o vermelho na maior parte de seus produtos, remetendo ao calor, mas este calor sendo "quebrado" pelo frescor que representam as bolhas d'água desenhadas nas latas, e também, o Mc'Donalds, com as cores amarelo e vermelho. O amarelo forte é usado para gerar ansiedade, o vermelho para dar fome e os dois juntos, presentes em grande quantidade dentro das lanchonetes desta empresa, estimulam seus clientes a comerem em demasia e rapidamente, pois a presença destas cores geram um certo desconforto se visualizadas por muito tempo. As cores podem despertar diversos sentimentos, agradáveis ou desagradáveis, de prazer ou de dor, que estão relacionados diretamente ao emocional e ao racional, influenciando no comportamento do consumidor. As grandes empresas não investem em propaganda, promoções e marketing escolhendo aleatoriamente as cores ou ainda porque o presidente da companhia gosta de determinadas cores. A empresa deve conhecer quais as cores que vendem e quais as que devem ser evitadas, ou seja, as cores podem ajudar em muito a construir um negócio. Portanto, é importante para os empresários fazerem um estudo profundo sobre o assunto, para aplicar com precisão em suas marcas e sua empresa essa poderosa ferramenta do Marketing.
Maria do Rosário Martins da Silva é Mestre em Marketing. Especialista em Recursos Humanos e Marketing. Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Palestrante nas áreas de Motivação, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Marketing, entre outros. Experiência em desenvolvimento de pessoas nas áreas de Marketing, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Dinâmicas de Grupos, Jogos de Empresas, Técnicas Vivenciais e Oratória. Contato: zarinhamartins@hotmail.com