Ver para Crer e Crescer
Por Wagner Campos
03/07/2009

Décadas atrás, o foco era no produto, hoje é no cliente! É o cliente que define as tendências de mercado e formas de atuação. Acreditar que por ser uma empresa multinacional, pioneira ou tradicional pode se acomodar e subestimar o mercado querendo ditar as regras é começar a cavar o próprio túmulo.
Grandes empresas quebraram, fundiram ou reduziram seu foco e tamanho justamente devido às rápidas mudanças sofridas pelo mercado e decisões estratégicas tomadas para continuar a fazer parte dele.
É preciso ter uma visão estratégica de seu core business e identificar, antes de seus concorrentes, formas de inovar e se diferenciar para assim agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.
Como disse Philip Kotler o guru de marketing: "Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo".
Abaixo, sugiro que faça algumas perguntas sobre a situação de sua empresa. Não afirmo cita-las por ordem de importância pois todas são responsáveis pelo sucesso de seu negócio.
Clientes: Sei quem são? Tenho informações necessárias para poder fidelizá-los? O que eles procuram que ainda não oferecemos?
Finanças: Meu fluxo de caixa funciona? Utilizo todos os recursos com a melhor eficiência? Sei quanto e quando receberei e quanto e quando preciso pagar?
Logística: Está adequada? Há outras alternativas? Há como agilizar mais os processos e reduzir custos?
Pessoas: Tenho investido em treinamento? Estão motivados? Tenho demonstrado reconhecimento na equipe? Estão comprometidos?
Fornecedores: São realmente meus parceiros? Obtenho condições competitivas e justas? Participam das ações de alavancagem de negócios?
Gestores: Estão envolvidos? Conhecem suas equipes (necessidades e qualidades)? Têm analisado a empresa de forma estratégica observando o todo e as tendências ou apenas o problema existente?
Com certeza, realizando uma auto-analise, respondendo as perguntas e corrigindo os pontos que necessitam de ajustes e potencializando os pontos positivos, sua empresa obterá resultados muito mais eficientes.

Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.