As 10 dicas do perfil de um bom líder
Wagner Campos
21/10//2010
Toda organização possui líderes. Há os líderes que possuem esta
posição porque assim foram identificados por suas equipes e há os
líderes que obtiveram os cargos mas não obtiveram a aceitação de
seus liderados. São mais "chefes" do que líderes.
Os líderes devem possuir características próprias, que contribuem
para um melhor trabalho em equipe, atingimento dos resultados e
desenvolvimento profissional de todos seus colaboradores.
Veja algumas dicas para identificar se você tem o perfil de um bom
líder. Um líder exemplar deve:
1.Respeitar e confiar em sua equipe: um bom líder deve sempre manter
o respeito, ética e reconhecimento junto a sua equipe. Sua equipe é
sua "cara".
2.Saber ouvir e orientar: deve ouvir atentamente as sugestões e
questionamentos de sua equipe para poder analisar as informações e
transmitir de forma transparente as melhores orientações em busca
dos resultados desejados não deixando dúvidas sobre os objetivos
traçados.
3.Ter empatia: deve entender sua equipe, seus valores pessoais,
dificuldades e trunfos existentes e contribuir para o crescimento de
todos.
4.Ser motivado: deve ser resistente a frustração, saber persistir
nos objetivos e ideais traçados.
5.Saber dar e receber feed back: um bom líder precisa ter
discernimento ao dar feed back de forma a contribuir para o
desenvolvimento de sua equipe e também deve ser tolerante e humilde
para ouvir o feed back o qual poderá conter comentários que nem
sempre são agradáveis, porém necessários para o próprio crescimento
profissional.
6.Saber motivar a atingir os resultados: um bom gerente deve estar
ciente que os objetivos muitas vezes são muito desafiadores e desta
forma deve ter o dom da comunicação para motivar sua equipe e dar o
exemplo em busca das metas.
7.Ser inovador: deve buscar constantemente novas formas de realizar
as tarefas existentes para que permaneçam atrativas e proporcionem
maior satisfação durante o trabalho de todos os envolvidos.
8.Ser flexível: um bom gerente precisa saber quando deve "apertar" e
"soltar" o "nó". Precisa ser respeitado e não temido. Deve saber
lidar com a autoridade que possui , porém, mantendo seu respeito com
a equipe. Deve persistir em suas opiniões e estratégias, mas ceder
quando perceber que obteve contribuições positivas de seus
liderados.
9.Ser um bom planejador e estrategista: deve planejar as ações do
dia, semana e do mês. Identificar dificuldades encontradas por sua
equipe, ações realizadas e alternativas para obter maior resultado
em menor espaço de tempo e com maior qualidade.
10.Saber delegar: um bom líder precisa distribuir as tarefas de
forma consistente e segura. Deve saber delegar e confiar em sua
equipe e naqueles que assumiram as responsabilidades as quais ele
delegou.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.