Autodisciplina: A Chave do Sucesso
Por Evaldo Costa
21/07/2010

A autodisciplina é fundamental para quem quer alcançar o sucesso. Para Brian Tracy, a autodisciplina é que faz a diferença entre ganhar ou perder, entre a grandeza e a mediocridade. O interessante e que poucos percebem, é que quando a praticamos, estamos na verdade, exercendo o controle sobre a nossa vida, e quando isso ocorre, sentimos muita motivação e desejo por novas conquistas.

Você pode se perguntar: porque algumas pessoas são melhores sucedidas do que outras? Por que algumas ganham mais dinheiro? Porque umas conseguem a felicidade e outras não? Quem pesquisar as respostas, provavelmente descobrirá que elas existem há milhares de anos. O problema é que a maioria dos que não tem o hábito da leitura, não tem acesso a elas ou, se tem, não acredita que pequenos hábitos podem mudar a sua vida para muito melhor.

Portanto, o que não faltam são dicas para ser bem sucedido, mas sem a autodisciplina de nada adiantarão. Afinal de contas, é a autodisciplina que garantirá a conclusão daquilo que começamos. Não raro iniciamos um novo projeto em nossas vidas, mas poucos são concluídos. Porque será? Quase sempre o motivo é a falta de disciplina.

A autodisciplina é a chave para a grandeza pessoal, é a qualidade mágica que abre todas as portas para a nossa evolução. Uma pessoa pode até não ter muito conhecimento, mas se for disciplinada, provavelmente vencerá mais rápido do que a outra que tenha boa formação, mas que não tenha disciplina. A autodisciplina garantirá a uma pessoa normal ir tão ou mais longe do que uma outra bem educada e com todas as bênçãos. A educação, oportunidade e conhecimento, sem a autodisciplina, raramente irá elevar-se acima da mediocridade.

Mas como desenvolvê-la? Há muitos meios, mas seguir os exemplos pedestres do cotidiano costuma ser um bom caminho. Questionado sobre a questão, o monge beneditino Steindl-Rast revelou que basta observar, por exemplo, o nosso comportamento quando vamos atravessar uma rua. Normalmente, paramos e olhamos nas duas direções e vamos em frente até alcançar o outro lado da calçada.

Portanto, da próxima vez que estiver diante de um novo projeto de vida, encare-o sempre como se fosse atravessar uma rua. Pare, observe e quando decidir seguir em frente, faça a travessia completa. Afinal de contas, se você sempre desistir no meio da rua, acabará atropelado.

Pense nisso e ótimo dia,

Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”