O Canal de distribuição Lojas de Conveniência
Por Julio Cesar S. Santos
06/08/2011
O Que é Conveniência? Como se Caracteriza Uma Loja de Conveniência?
Que Tipo de Produtos Elas Comercializam?
Como conveniência, entende-se as mercadorias adquiridas geralmente a
partir de necessidades diárias de consumidores, mesmo quando existem
comparações de preço e qualidade.
A partir desse conceito, pode-se dizer que esse importante canal de
distribuição surgiu – nas grandes metrópoles – com a finalidade
principal de vender alimentos e artigos de primeira necessidade a
determinados consumidores.
Dessa forma, podemos afirmar que as Lojas de Conveniência são
pequenas lojas que oferecem variedade e profundidade restritas. Ou
seja, sua linha de produtos é limitada, embora seus produtos sejam
de alta rotatividade.
Localizado próximo às áreas residenciais de grande circulação, esse
tipo de loja possui instalações de no máximo 250 m² e abre muitas
horas ao dia – às vezes 24 horas, durante os sete dias da semana.
As Lojas de Conveniência trabalham com margens de lucro mais
elevadas para compensar seus elevados custos operacionais e um menor
volume de vendas. Operam sob o sistema de auto-serviço e satisfazem
importantes necessidades dos consumidores para completar compras
fora dos horários ou quando têm pouco tempo.
Não concorrem com as compras mensais das famílias nos supermercados
e, por isso mesmo, seu formato é adequado às tendências de
praticidade e rapidez no atendimento exigido pelo público hoje em
dia.
Uma das principais vantagens das Lojas de Conveniência é o tipo de
serviço oferecido aos consumidores, pois enquanto as famílias
satisfazem a maior parte de suas necessidades alimentares nos
supermercados, há espaço para compras não planejadas e
especialidades não oferecidas nas grandes redes de lojas.
Além disso, pela conveniência da proximidade com os consumidores
acabam absorvendo boa parcela de consumo que é impossível de ser
atendida pelos supermercados – por exemplo.
Como são pequenas e com menor custo administrativo as Lojas de
Conveniência podem abrir dia e noite e, portanto, acabaram se
tornando uma ótima opção de compras em certos períodos do dia. As
características da vida urbana fazem com que as compras noturnas
apresentem maior valor agregado por produto, especialmente em
determinadas categorias.
Hoje em dia já existem no Brasil algumas redes de Lojas de
Conveniência que possuem poder de compra muito maior que uma loja
individual, tais como a Select, a Stop & Shop, a BR Mania e a AM &
PM. Na rede Shell, por exemplo, o abastecimento da maior parte dos
itens é feito pelo maior atacadista do país – o Grupo Martins. Os
preços de venda ficam ligeiramente acima dos praticados pelos
supermercados, mas dentro de limites razoáveis. Essa rede oferece
suporte gerencial e treinamento aos seus franqueados e, com isso, o
trabalho gerencial de cada loja é facilitado.
O mix de produtos oferecidos pelas Lojas de Conveniência se
concentra nas marcas líderes das categorias de produtos mais
consumidos. Trata-se de produtos pelos quais muitos consumidores
pagariam um pouco mais do que se fossem aos supermercados ou lojas
de especialidades.
A principal desvantagem das Lojas de Conveniência é que elas têm
poder de compra menor do que outros canais de distribuição e, em
conseqüência disso, seus prazos de pagamento são mais reduzidos do
que os dos supermercados e atacadistas – por exemplo. Dessa forma,
os consumidores acabam pagando um pouco mais em troca da
conveniência na hora da compra.
Julio Cesar S. Santos é Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor
do Livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados".
Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra
Palestras e Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de
Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Contatos:
jcss_sc@yahoo.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9423-9433 /
www.profigestao.blogspot.com