Checklist das tarefas do vendedor
Por: Soeli de Oliveira
26/06/2011

A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vendedor:

Capacitar-se

Analisar o perfil dos clientes e suas necessidades

Estudar os produtos e serviços que vende

Exercitar argumentação sobre produtos e serviços

Conhecer técnicas de comunicação, vendas e negociação

Avaliar os produtos/serviços dos concorrentes e fazer comparações de modo a desenvolver argumentos de reforço para os seus produtos e serviços

Desenvolver opções de oferta de produtos e serviços para cada cliente

Prospectar Mercado

Pesquisar fontes para novos clientes e formas de atraí-los

Ler revistas/publicações do seu setor de atividade

Frequentar reuniões e eventos em que possa haver clientes potenciais

Listar clientes a serem contatados

Criar roteiros de visitas antes de sair a campo

Fazer ligações regulares para buscar novos clientes

Abrir Oportunidades

Preparar, estudar e treinar novas formas de abordagem

Buscar novos clientes por intermédio do telefone ou em campo

Fazer apresentações da empresa, demonstrar e explicar produtos

Treinar roteiros de apresentação

Exercitar a comunicação e formas de expressão

Desenvolver relações

Entrevistar os clientes para saber suas necessidades

Prestar orientação sobre produtos e serviços

Contatar ex-clientes ou clientes inativos

Respeitar os horários agendados para contatos

Retornar todas as ligações e chamadas recebidas

Dar feedback prontamente às solicitações de amostras/catálogos

Responder de imediato às cotações e tomadas de preços

Ajudar a escolher as melhores opções para o cliente

Manter Vínculos

Pesquisar as novas necessidades dos clientes atendidos

Procurar saber das mudanças internas dos clientes e suas formas de decisão de compra

Fazer visitas e realizar contatos regulares com os clientes atuais

Acompanhar o uso e o consumo adequado do que vende

Atualizar o cadastro de clientes e cadastrar novos

Manter organizados os materiais de trabalho

Acompanhar as propostas e orçamentos apresentados

Ter sempre consigo folhetos e cartões de visita atualizados

Elaborar relatórios de atividade que todos entendam

Colher informações sobre os problemas dos clientes

Fidelizar Clientes

Acompanhar o nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos/serviços

Fazer questão de receber pessoalmente as reclamações de clientes

Acompanhar as providências relativas às reclamações

Dar retorno aos clientes mesmo quando os casos forem mais complexos

Manter os clientes informados para evitar que a frustração deles aumente a gravidade das reclamações.

A medida que o profissional perceber cada atividade que realiza como vendedor, compreenderá melhor em que precisa dedicar mais atenção e, mais que isso, terá maior possibilidade de tomar iniciativas para melhorar o seu desempenho.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - e-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.