Como Conquistar Novos Clientes?
Por Edemilton Pozza
26/07/2011

É muito simples, atenda esse cliente de uma forma simples e direta, mostrando exatamente o que ele procura, como fazer isso? Simples!
È terrível quando chegamos a uma empresa e encontramos vendedores encostados nas araras ou no balcão, um som alto e eles falando entre si, temos a sensação de estarmos atrapalhando e isso gera um certo desconforto, primeiro ponto de um atendimento show é uma postura adequada, não é para ninguém ficar em posição de sentido( posição militar) mas permanecer atento a porta, é incrível como muitas vezes ficamos olhando para a porta e no momento que viramos de costas o cliente entra e quem vê é justamente o nosso gerente, sim,pode ter certeza que todo mundo já passou por isso, então vamos concentrar nossos olhos para a porta afinal é de lá que vem o cliente, evite rodinhas com os outros vendedores, mas se elas forem inevitáveis procure sempre ficar numa posição que seus olhos possam ver quem entra, se estiver na roda e alguém entrar na loja, balance suavemente a cabeça em sinal de positivo com os olhos fixos no cliente, ele vai entender que é você o vendedor da vez e vai lhe pedir auxilio, os outros vendedores não vão entender nada e você terá o seu atendimento garantido ( essa é uma dica super valiosa), mas vamos imaginar que você não esteja na roda e o cliente entre na loja, é a sua vez de atender e você vai até o cliente, cumprimenta com um bom dia ou boa tarde conforme a ocasião, pergunta o nome do cliente, pergunta se ele procura alguma coisa em especial, com certeza 90% vai responder que só esta dando uma olhadinha, neste momento você diz o seu nome, avisa que estará a disposição caso ele precise, afaste cerca de 1 metro do cliente e deixe ele livre para escolher, os olhos dele iram denunciar quando ele gostar de algo, lembre-se do nome dele mas não o chame pelo nome, não neste momento, assim que ele demonstrar o interesse pelo produto ( isso você vai perceber pela forma dele olhar para o produto) você aproxima e se oferece para ajudar, vamos imaginar que a cliente gostou de uma sandália rasteirinha marrom, o que fazer? No nosso próximo encontro vamos formular esse atendimento de forma simples, direta e impactante, abraços e até o próximo.

Edemilton Pozza é professor e palestrante - www.edemiltonpozza.com.br