Consultoria Empresarial: Dicas para uma boa Divulgação
Por Luciana Gomes
18/11/2012
Olá amigos tudo bem?
Esses dias tenho estado bastante corrida, novos projetos, novos
desafios, melhores, maiores.. assim é a vida não é? Uma sucessão de
acontecimentos que se bem aproveitados convergem em sucesso e
realizações para nossa vida e carreira. Tenho buscado aproveitar,
aprender, absorver, me beneficiar de cada nova oportunidade que
surge no meu caminho. Acredito que em tudo podemos aprender e
evoluir um pouco mais, e o aprendizado aliado à prática, são sem
dúvida o caminho para o sucesso.
Hoje deixo com vocês um texto de um consultor do Sebrae (confesso,
não tenho o nome dele, se alguém souber a autoria me avise para que
possa dar os créditos), o texto é bem interessante e trata dos
passos para tornar-se um consultor empresarial bem sucedido. Para
todos que já atuam ou almejam atuar nessa área. Espero que gostem!
Forte abraço! Luciana Gomes
Dicas e orientações do Consultor SEBRAE para empresa de consultoria:
Mostre seu diferencial
No caso de sua consultoria ser cotada e não fechar negócio, não há o
que fazer! Isso faz parte do negócio… A maioria das empresas abre
cotação para obter o número de propostas exigidas por suas normas
internas e, por outro lado, a escolha da empresa não se dá
obrigatoriamente somente por preço, a não ser que seja um edital
aberto e que isso esteja explicitado!
Na maioria das vezes, a escolha de uma consultoria se dá pelo
portfólio da empresa, pela experiência dos profissionais no tipo de
pesquisa solicitada e ainda pelo relacionamento entre contratante e
contratada em serviços anteriores. Muitas vezes, a cotação é só para
cumprir “tabela”, pois o vencedor já esta definido, uma vez que a
contratante já criou confiança no trabalho de outro prestador de
serviço.
O importante é reavaliar o seu preço, adequando-o ao que é praticado
no mercado, e, no momento da cotação, demonstrar o diferencial do
seu trabalho, o nível de satisfação que os clientes anteriores
demonstraram com a atuação da sua empresa.
Conheça a concorrência e reavalie os custos
Embora você diga que não há como fazer uma pesquisa de preço, na
verdade é possível sim saber que preço a concorrência está
praticando! A maioria das propostas para este tipo de serviço é
elaborada com base no número de horas trabalhadas mais as despesas
de deslocamento, refeições, hospedagem, passagem etc.
Então, pesquise e descubra se sua hora está compatível com os preços
praticados pelo mercado. Caso não esteja, deverá realinhá-las para
que nesse quesito esteja competindo de igual para igual. Seus preços
só podem ser mais alto do que o da concorrência se o seu nome já for
muito reconhecido no mercado.
Caso sua hora esteja dentro do mercado, você tem ainda que se
preocupar com as despesas envolvidas na pesquisa de campo. Veja em
que é possível cortar custos para tornar o preço do seu serviço mais
competitivo.
Na cotação para a realização de uma pesquisa em São Paulo, por
exemplo, você estaria em desvantagem em relação a um concorrente
sediado em SP, já que sua empresa fica no RJ. O trabalho iria
requerer deslocamento e hospedagem para você, o que não ocorreria
com uma empresa local, que com certeza teria um preço final menor
que o seu. Então, foque a prestação de serviços e a busca de
clientes em regiões onde os custos de produção sairão menores para a
sua empresa.
Quanto à busca de novos clientes, é necessário divulgar sua empresa
e as estratégias para isso dependerão do público-alvo selecionado. A
venda direta é muito interessante: crie um mailing, selecione
potenciais clientes e procure agendar reuniões para apresentar meu
trabalho.
Nas reuniões, você deve estar munida de apresentação de sua empresa,
portfólio bem elaborado para entregar ao cliente e cartão de visita.
É o momento para trabalhar seus argumentos de venda! Também leve o
portfólio e a apresentação em meio eletrônico, pois muitos clientes
solicitam a versão digital da apresentação.
Antes de elaborar um email marketing e enviá-los aos potenciais
clientes, saiba que a resposta a esse tipo de divulgação é baixa. No
entanto, é extremamente funcional para o primeiro contato, pois você
começa a fazer o nome de sua empresa ficar conhecido.
Escrever artigos para revistas que falam de mercado também é uma
forma de seu nome ficar mais conhecido. Ofereça ainda seus serviços
para instituições como o Sebrae, que realiza várias pesquisas de
mercado. Procure a área responsável por pesquisas e converse com
eles.
Luciana Gomes é Consultora e Palestrante Profissional especialista
em estratégias na Gestão da Força de Vendas e Relações com clientes.
Graduada em Administração de empresas, Bacharelando em Comunicação e
Marketing, dirige a L&G Consultoria e desenvolvimento humano, com
foco em estratégias para aumento de resultados de vendas e
produtividade. Atua há mais de 10 anos como gestora de negócios em
Vendas, Marketing e Relacionamento, desenvolvendo e aplicando
programas de treinamentos e palestras na área, bem como projetos de
consultoria para grande número de empresas, realinhando processos
comerciais. Editora do blog Melhordevendas.com, possui vários
artigos publicados na área de Vendas e Negócios em veículos
especializados. lucianafgomes01@hotmail.com / www.melhordevendas.com