Cultura Organizacional e Vendas
Por Paulo Araujo
13/01/2012

Assim como qualquer pessoa toda empresa tem o seu jeito de ser, crenças e valores profundamente arraigados e normas que não estão escritas em nenhum lugar, mas que todos sabem que existem. Cultura organizacional é isso. Esse jeito de ser, essa personalidade que foi sendo construída no decorrer do tempo. A cultura influencia no modelo de gestão, no estilo da liderança, no grau de comprometimento da equipe.

Mas, e você meu caro vendedor? O que você pode fazer para melhorar o seu desempenho usando a cultura da sua empresa como parâmetro?

Decifre a cultura da sua empresa. Você já parou para pensar como as coisas realmente funcionam no seu local de trabalho? Para conhecer melhor a cultura da sua própria empresa preste atenção principalmente no estilo de liderança da alta administração. Como é a postura, grau de inovação, disposição para mudar? Podemos ir até mais fundo e ficar atentos ao modo de se vestir das pessoas, as instalações físicas, móveis e equipamentos, tudo isso nos dá uma idéia clara do grau de arrojo, modernidade ou formalidade que imperam na organização.

Adapte-se a cultura. Uma vez conhecida e estabelecida a cultura é hora de você adaptar-se. Não seja o sujeito do contra. Não gostar de alguma coisa e tentar mudar é normal, mas não gostar de nada e querer mudar tudo não é nada saudável para a sua carreira. Perceba o quanto suas crenças e valores são compatíveis com os da empresa em que trabalha. Caso o seu jeito de ser literalmente não combine com os da empresa, o melhor a fazer é buscar um novo rumo e não ficar sofrendo com o grau de incompatibilidade existente.

Apresente a cultura da empresa a seus clientes. Sempre divulgue as realizações da empresa, as políticas sociais e ecologicamente corretas, certificações de qualidade e prêmios conquistados. Faça com que seu cliente perceba que ele não compra só um produto ou serviço, que ele faz parte de algo maior, é cliente de uma empresa que realmente age para agregar valor à sociedade.

Aprenda sobre a cultura organizacional dos seus clientes. Existem empresas que adoram experimentar algo novo e ainda aquelas que só compram aquilo que já é consagrado no mercado. Na hora da venda procure conhecer o histórico do seu cliente, aceite-o como ele é. Entenda o seu ritmo. Aumente suas vendas ganhando a confiança do cliente, criando um relacionamento e, preste bem atenção nessa dica, sendo mais do que parceiro, sendo cúmplice do seu cliente. A confiança e a lealdade são as maiores armas de vendas que existem.

Estar disposto a conhecer e se adaptar a cultura da sua empresa, desde que não vá contra suas convicções e crenças, só poder fazer bem a sua carreira e as suas vendas. No final das contas é sempre o jeito de ser, a personalidade de qualquer negócio que determina o seu sucesso ou fracasso.

Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de Motivação - Hoje e Sempre (editora Qualitymark), entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br