O Cupom de Desconto e o PDV
Por Ricardo Brener
31/10/2012

Na década de 90, era muito comum circular nos supermercados e ser abordado por promotoras que nos falavam sobre os benefícios de um determinado produto e terminavam o discurso com um enfático “e você ainda ganha um desconto apresentando este cupom no caixa”. Esta modalidade promocional caiu em desuso devido, dentre outras coisas, à complexidade de negociação com os pontos de venda e a difícil logística de controle dos cupons resgatados nos caixas de cada PDV.

É curioso perceber como a cultura do cupom de desconto, tão arraigada nos Estados Unidos, nunca pegou por aqui. Lá, as empresas publicam cupons em todo tipo de veículo impresso (jornal, revista, folheto, guia, tabloide etc). Os americanos se acostumaram a recortar e organizar seus cupons de maneira a utilizar vários em cada ocasião de compra e, com isso, realizar uma economia relevante nos gastos da família.

O brasileiro parece nunca ter tido essa paciência e grau de organização. De todo modo, o mundo mudou muito nos últimos anos. Estamos vivendo a onda da Compra Coletiva, em que um grande desconto é dado no produto/serviço, caso um mínimo de cupons seja adquirido nestes sites. E mais recentemente surgiram sites de cupons de desconto. Aparentemente, uma evolução das compras coletivas, pois você só paga o produto ou serviço quando e se consumir, sem ter que esperar atingir um mínimo de cupons.

Isso quer dizer que não precisamos mais ficar folheando impressos ou procurando promotoras que nos ofereçam cupons de desconto. Com poucos cliques, acessamos várias oportunidades via internet. Ou seja, depois de muitos anos, a cultura dos cupons volta remodelada e com mais vigor. Para o consumidor, isso é uma ótima notícia. Para as empresas, esse é um canal de divulgação interessante. Porém, como fica o uso do cupom de desconto como estímulo às vendas no local, onde mais de 80% da decisão de compra é realizada, o ponto de venda?

Existem aplicativos para celular que divulgam descontos em lojas próximas de onde a pessoa se encontra, a partir da geolocalização. Outra solução já testada foi a disponibilização de promoções no celular através do Bluetooth, onde bastava estar com o dispositivo ligado para receber ofertas assim que entrasse na loja.

No fundo, não podemos dizer que alguma destas opções tenha obtido muito sucesso. Mas, na minha opinião, não é por estarem no formato errado, mas por terem chegado cedo demais. Para dar certo, temos que ter mais familiaridade com as novas funções do celular. E temos que ter massa crítica. Com o avanço da tecnologia e o interesse do brasileiro por novidades, não demorará para estarmos usando o celular como forma de pagamento. E o mesmo já descontará do valor a ser pago, todos os cupons de desconto que tenhamos disponíveis no aparelho.

Ricardo Brener é sócio-diretor da Agita Brasil, especializada em marketing promocional. www.agitabr.com.br