David contra Golias
Por Lorenzo Busato
21/07/2010
Cada vez aprendendo mais...
No bairro da Boa Vista em Curitiba encontrei em uma das minhas caminhadas matinais este cenário no mínimo curioso.
Trata-se do Edson, verdureiro ambulante, que com sua banca móvel atende a vizinhança local com produtos e atendimento diferenciado.
Ele usa uma placa de reciclagem de sacolas que ele coloca junto a banca, a outra placa de é de ofertas, ou seja, o Edson faz tudo igual ao gigante que fica logo atrás da sua banca!
O gigante fica atrás também em preços de diversos itens que o Edson vende para sua clientela fiel que prefere comprar produtos dele do que entrar no BIG logo alí.
Relembrando o mix de marketing, os quatro P.
Produto: o Edson tem e são de aparência muito boa;
Preço: De novo ele dá um banho, alguns itens mais baratos que o gigante multinacional;
Praça: Enorme clientela fiel do dia a dia morando próximo a banca do Edson, esta praça ele domina;
Promoção: Nem precisa falar, o boca a boca, o esforço de vendas do Edson, sua placa de ofertas, exposição de produtos e a placa ecológica fecha este completo mix de marketing.
Comprei neste mercado (BIG) semanas atrás uns pães e acompanhamentos e adivinhem o atendimento do caixa!
Não me olhou, não me cumprimentou, não se despediu, completou o mix do antimarketing, seguiu a cartilha de como perder clientes.
Graças a pasteurização de atendimento que vemos nestas empresas que milhares de Edsons vão continuar nos surpreendendo.... e aprendendo...
Para ver a foto da banca do Edson acesse www.gruposupera.com.br
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
Baixe grátis no http://www.gruposupera.com.br
Por Lorenzo Busato
21/07/2010
Cada vez aprendendo mais...
No bairro da Boa Vista em Curitiba encontrei em uma das minhas caminhadas matinais este cenário no mínimo curioso.
Trata-se do Edson, verdureiro ambulante, que com sua banca móvel atende a vizinhança local com produtos e atendimento diferenciado.
Ele usa uma placa de reciclagem de sacolas que ele coloca junto a banca, a outra placa de é de ofertas, ou seja, o Edson faz tudo igual ao gigante que fica logo atrás da sua banca!
O gigante fica atrás também em preços de diversos itens que o Edson vende para sua clientela fiel que prefere comprar produtos dele do que entrar no BIG logo alí.
Relembrando o mix de marketing, os quatro P.
Produto: o Edson tem e são de aparência muito boa;
Preço: De novo ele dá um banho, alguns itens mais baratos que o gigante multinacional;
Praça: Enorme clientela fiel do dia a dia morando próximo a banca do Edson, esta praça ele domina;
Promoção: Nem precisa falar, o boca a boca, o esforço de vendas do Edson, sua placa de ofertas, exposição de produtos e a placa ecológica fecha este completo mix de marketing.
Comprei neste mercado (BIG) semanas atrás uns pães e acompanhamentos e adivinhem o atendimento do caixa!
Não me olhou, não me cumprimentou, não se despediu, completou o mix do antimarketing, seguiu a cartilha de como perder clientes.
Graças a pasteurização de atendimento que vemos nestas empresas que milhares de Edsons vão continuar nos surpreendendo.... e aprendendo...
Para ver a foto da banca do Edson acesse www.gruposupera.com.br
Lorenzo Busato é autor do livro Marketing & Criatividade Casos Práticos com diversos casos reais de consultoria e ferramentas práticas para uso imediato em sua empresa e equipe.
Baixe grátis no http://www.gruposupera.com.br