Estratégias de preço

Daniel Portillo Serrano

16/01/2017

Entre as inúmeras estratégias utilizadas para a determinação do preço de um produto nomercado. Duas tem prevcalecido: A estratégia de desnatação e a de penetração.
O Interessante é que apesar de amplamente utilizadas, as duas estratégias são exatamente o oposto uma da outra. Enquanto a estratégia de desnatação utiliza um posicionamento de preço alto no lançamento de um produto, a estratrégia de penetração sugere que se lance um produto a um preço mais baixo que o posicionamento que seria ideal.
Diversos produtos nas últimas décadas tem sido lançados com uma ou outra estratégia.
A Desnatação surge efeito quando não há concorrentes no mercado. O fabricante posiciona o produto a um preço alto até que os concorrentes lancem seus produtos. A partir de então, o preço pode ir sendo reduzido até alcançar o patamar dos concorrentes ou até abaixo deles.
Telefones celulares e acessórios de moda, como relógios e óculos de sol são um bom exemplo.
Já a estratégia de penetração utiliza um preço abaixo do mercado com o objetivo de atingir consumidores para uma marca ou produto novos.
Cada uma tem seus prós e contras e cabe à área de Marketing, junto à área finaceira analisar se ao abaixar o preço de umproduto vale a pena pelo ganho de participação nbo caso da penetração. e no caso da desnatação se os ganhos obtidos com o preço alto tem a sua vantagem quando consumidos ao se reposicionar os preços a um patamar mais baixo.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .