Gestão de Clientes nestes novos tempos
Por Sandra Turchi
26/10/2010
Como anda esse assunto na sua empresa? Suas equipes estão alinhadas com
as mudanças que têm ocorrido? Os profissionais estão familiarizados com
os temas do mundo digital? Ainda não? Isso é muito preocupante, sabe por
quê? Pois, disso dependerá o futuro dos seus negócios.
Hoje, o consumidor está on-line, portanto, é fundamental que as
companhias saibam se comunicar com seu público, que está cada vez mais
preparado para o processo de compras. A tendência é encerrar 2010 com
aproximadamente 23 milhões de e_buyers no Brasil, que é o país com maior
tempo de navegação no mundo, com uma média de 48 horas por mês on-line
e, se for somado o tempo gasto em comunicadores instantâneos, como o
MSN, isso vai para mais de 70 horas/mês. Além disso, vem crescendo muito
o acesso residencial, com quase 60% do total, sendo essa uma mudança bem
recente, pois, até pouco tempo, metade da população tinha acesso apenas
via lan houses. Cresce também o acesso com banda larga, que é
fundamental para uma boa experiência na internet.
A Web 2.0 é marcada pela interação e pelo desejo de participação, pois
trouxe o consumidor para o centro do palco. Essa realidade impacta
diretamente nas empresas e no consumo, pois o internauta tem o poder de
influenciar tanto na formatação de novos produtos como nas decisões de
compra de outros internautas. Hoje, grande parte das empresas já criou
diferentes mecanismos para se aproximar de seus clientes, como blogs,
perfis em redes sociais, bem como seu monitoramento; enfim, estão
buscando formas de acompanhar o que vem ocorrendo e também de interagir
de forma mais ativa, visando não apenas aumentar suas vendas, mas também
minimizar insatisfações, gerar fidelização e ampliar sua rede de
relacionamentos.
A evolução do que estamos vivendo hoje é a Web 3.0, ou Web Semântica,
que se caracteriza como a Internet mais inteligente, que transforma o
conteúdo desorganizado em informação relevante para o internauta, por
meio do cruzamento de muitos dados, evitando, assim, que se receba uma
enorme quantidade de páginas inúteis a cada busca realizada. Com isso,
as empresas que ainda não tomaram nenhuma medida para estar presentes na
internet ficarão de fora dessas buscas realizadas pelos clientes, ou
seja, passarão longe do radar de quem tem a intenção de adquirir algum
produto ou serviço; enfim, correm sérios riscos de desaparecer do mapa!
Se por um lado o futuro que se aproxima mostra-se fascinante em termos
de oportunidades de novos negócios, inovação e agilidade na obtenção de
informações, por outro, traz, para as empresas, a urgência de acompanhar
e participar dessa evolução, para que não percam o bonde da história.
Esse momento traz grandes desafios para todos os envolvidos com
negócios, marketing, comunicação, entre outras atividades. Há muito
tempo não se via tanta mudança em tão pouco tempo. E um fato
interessante é que isso tem feito muitos profissionais voltarem para as
escolas, buscarem cursos e seminários, visando se atualizar, o que é,
enfim, muito positivo.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e MBA
pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
instituição que administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi