Indicar para Prosperar
Por André Vinicius
09/07/2009
No artigo de hoje falarei sobre indicação de clientes. Escolhi este tema por se tratar da melhor maneira para prospecção de clientes. Muitas empresas acabam perdendo essa oportunidade por desconhecimento ou por não elaborarem uma estratégia convincente que faça com que os clientes indiquem outros clientes por livre e espontânea vontade.
Indicação de clientes é o que há de mais eficiente. Um cliente jamais recomendaria algo ruim para seu amigo, e isso trás credibilidade. É muito diferente de colocarmos um outdoor ou qualquer outra campanha onde o cliente sabe que estamos apenas querendo vender o nosso peixe.
A relação de indicação acrescenta credibilidade a sua venda. O cliente potencial tem grandes chances de vir a consumir o seu produto ou serviço. Mas como fazer os meus clientes indicarem outras pessoas? É simples. O negócio é premiar! Todos gostam de ganhar algo e o seu cliente tem que se sentir motivado para fazer indicações.
Existem várias formas de fazer isso. Você pode dar descontos progressivos a cada cliente indicado. Outra forma de recompensa é oferecer prêmios por indicações que se transformam em clientes reais. Aí entra a sua imaginação e o conhecimento do que pode fazer com que seu cliente diga: “Sim, eu quero indicar meus amigos!”
O importante é não queimar as indicações com propostas nada interessantes. Vale ressaltar que ambos devem ganhar algo: a pessoa que indicou e o indicado. Isso deve ser deixado bem claro na hora da abordagem. Procure adequar as premiações ao seu público. Por exemplo, para os adolescentes podem ser oferecido ingressos no cinema, pizzas, locações de DVD. Para as mulheres seria interessante oferecer tratamentos de beleza, cabeleireiro e qualquer outra coisa que faça com que se sinta valorizada.
A dica está aí. Peça indicações e faça bons negócios!
André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre
Por André Vinicius
09/07/2009
No artigo de hoje falarei sobre indicação de clientes. Escolhi este tema por se tratar da melhor maneira para prospecção de clientes. Muitas empresas acabam perdendo essa oportunidade por desconhecimento ou por não elaborarem uma estratégia convincente que faça com que os clientes indiquem outros clientes por livre e espontânea vontade.
Indicação de clientes é o que há de mais eficiente. Um cliente jamais recomendaria algo ruim para seu amigo, e isso trás credibilidade. É muito diferente de colocarmos um outdoor ou qualquer outra campanha onde o cliente sabe que estamos apenas querendo vender o nosso peixe.
A relação de indicação acrescenta credibilidade a sua venda. O cliente potencial tem grandes chances de vir a consumir o seu produto ou serviço. Mas como fazer os meus clientes indicarem outras pessoas? É simples. O negócio é premiar! Todos gostam de ganhar algo e o seu cliente tem que se sentir motivado para fazer indicações.
Existem várias formas de fazer isso. Você pode dar descontos progressivos a cada cliente indicado. Outra forma de recompensa é oferecer prêmios por indicações que se transformam em clientes reais. Aí entra a sua imaginação e o conhecimento do que pode fazer com que seu cliente diga: “Sim, eu quero indicar meus amigos!”
O importante é não queimar as indicações com propostas nada interessantes. Vale ressaltar que ambos devem ganhar algo: a pessoa que indicou e o indicado. Isso deve ser deixado bem claro na hora da abordagem. Procure adequar as premiações ao seu público. Por exemplo, para os adolescentes podem ser oferecido ingressos no cinema, pizzas, locações de DVD. Para as mulheres seria interessante oferecer tratamentos de beleza, cabeleireiro e qualquer outra coisa que faça com que se sinta valorizada.
A dica está aí. Peça indicações e faça bons negócios!
André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre