A Influência das Cores, dos Sons e das Sensações no Processo da
Venda
Por Diego Berro
20/07/2010
"As palavras não têm energia alguma, a não ser que criem ou façam
surgir uma imagem. A palavra em si mesma nada possui. Uma das coisas
das quais sempre me lembro é: "Quais as palavras que fazem surgir
imagens nas pessoas?" Então, as pessoas seguem o sentimento criado
pela imagem.“ Dra. Virginia Satir - Terapeuta Familiar
Um novo conceito de marketing acaba de surgir: o “Branding
Sensorial” que incluiu conceitos como o visual merchandising e a
arquitetura promocional. Essa nova estratégia do marketing está
fundamentada na idéia de ligar uma marca ao consumidor através dos
cinco sentidos, e tem como foco despertar o interessante do cliente
no produto, através daquilo que ele vê, ouve e sente. Algo que a
Programação Neurolinguística vem desenvolvendo desde a década de 70.
A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como
organizamos o que vemos, ouvimos e sentimos e filtramos o mundo
exterior através dos nossos sentidos. Também examina a forma como
descrevemos isso através da linguagem e como agimos,
intencionalmente ou não, para produzir resultados.
Todas as pessoas percebem e interpretam o mundo através dos seus
canais perceptivos, denominados sistemas representacionais, são
eles: Visual, Auditivo e Cinestésico. Cada pessoa tem um sistema
preferencial para perceber e interpretar o mundo e comunicar às
outras pessoas os seus desejos e vontades através das relações
interpessoais.
Para os cinestésicos, o tato e às sensações estão mais presentes.
Eles são muito atentos a detalhes como conforto e maciez. Já para os
auditivos, os sons são os sinais mais importantes, enquanto os
visuais têm nos estímulos captados pela visão o principal canal de
descoberta do mundo à sua volta.
Antenado a essas novas descobertas das últimas décadas, as empresas
de publicidade tem elaborado campanhas de marketing com mensagens
direcionadas a atingir com eficácia, 100% dos clientes em potencial.
Como as decisões dos consumidores são mais emocionais, a estratégia
é influenciar os sentidos, de preferência todos eles ao mesmo tempo.
Trabalhando todos os canais de comunicação em uma só mensagem, é
possível despertar o mesmo interesse em todas as pessoas com o mesmo
grau de eficácia e direcionar uma mensagem especifica fazendo com
que cada um veja, sinta e ouça a propaganda.
Cores, sons, aromas e energias provocam uma troca de sensações
muitas vezes imperceptível, mas de grande influência sobre as
decisões de compra.
Para se ter uma idéia de como as empresas tem utilizado essas
ferramentas hoje em dia, perceba os detalhes da propaganda divulgada
pela Varig no dia 23 de outubro de 2007. A Varig lançou uma
propaganda com o novo slogan “Vá de Varig”. O tema do comercial era:
“Varig é mais que voar”. Com imagens muito bonitas de um avião sendo
construído, que terminam com ele voando ao som de uma música muito
agradável de fundo...
O texto do comercial diz:
“Olhe para o Céu... tem uma nova força no ar.... Uma nova empresa
com excelência em gestão e produto...é a Varig. E você vai perceber
isso nos cinco sentidos... (VISAO) Uma nova marca em aviões,
uniformes, e no espírito de cada um. (TATO) Uma equipe toda para
cuidar de você. (OLFATO) Aquele cheirinho de novo no ar . (AUDICAO)
O Brasil e o mundo comentando como é bom ter a Varig. (PALADAR)
Sentir aquele gostinho bom de voar. Melhor, mais que simplesmente
uma viajem. Em todos os sentidos, Varig é mais que voar.”
Como vocês viram, o marketing subliminar está na moda e a
experiência sensorial inclui também sons. Desta maneira, os sentidos
são estimulados para que o consumo seja feito através das emoções e
não da razão.
Uma pesquisa realizada pelo HEC - Montréal e Rutgers University
constatou que ao som de uma música agradável, os compradores que
tendem a comprar por impulso, compram ainda mais e os que não têm
tendência a comprar por impulso gastam mais quando sentem um
cheirinho bom na loja. A música atua subconscientemente sobre nós e
sobre a nossa forma de estar.
A música é fonte de sentimentos, capaz de desencadear comportamentos
e atitudes, ajudando o ouvinte nos mais variados estados emocionais.
Um pesquisador americano descobriu que os consumidores expostos ao
aroma de laranja ou limão enquanto andam na loja tem 38% mais
chances de pegar um produto àqueles que não sentiram o cheiro.
Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Millward Brown
constatou que 75% de nossas percepções e conexões emocionais, vêm do
olfato e uma forte identidade sensorial garante a uma marca um
diferencial competitivo enorme.
Produtos com design criativo, elegante, aromatizados, evocam
sentimentos e emoções, imperceptíveis racionalmente e ativam de
forma subliminar nosso desejo de consumo.
Outra forte influencia no ambiente são as cores. As cores
desencadeiam uma forte influência psicológica. Lojas com tons muito
brandos são menos comerciais que outras com tons mais fortes. O
cliente pára em frente a vitrines de estabelecimentos coloridos.
O vermelho que é forte e tem uma mistura de paixão e fixação atrai o
público. É uma cor que exerce uma influência na hora da compra. O
azul é uma cor de paz e de organização. O laranja uma cor da
alegria, o azul uma cor com poder imenso de cura, traz calma,
auxilia o intelecto e a meditação. Já o branco, por exemplo,
representa pureza em sua forma extrema e é considerada a cor da paz
absoluta.
Ao mesmo tempo em que cada cor tem suas características de estimular
sensações especificas, vale ressaltar que, em diversos momentos, as
preferências sobre as cores se baseiam em associações ou
experiências agradáveis tidas no passado. O que a PNL chama de
Ancoragem.
Em geral, a cor é o elemento de maior força para evocar a
emotividade humana e fazer uma forte ancoragem da marca de seu
produto anunciado, fazendo com quem, inconscientemente, o cliente
escolha seu produto entre varias opções disponíveis a ele.
Portanto, quando for anunciar um produto, efetivar uma venda, fazer
uma apresentação individual ou em publico, enfim, quando for se
comunicar, lembra-se que para alcançar a maior eficácia na
comunicação é preciso falar com as pessoas em todos os canais,
fazendo o cliente ver, ouvir e sentir, de forma mais profunda todas
as características do seu produto.
Diego Berro é palestrante de vendas. Co-autor dos livros: “Os 30 +
em Motivação no Brasil” e “Ser Mais em Vendas”. Graduação em Gestão
Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de
Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Formação Profissional de Nível
Tecnológico em RH e Marketing pela FGV-RJ. Máster Practitioner em
Programação Neurolinguística. Ministra palestras, workshops e
treinamentos de vendas, realizando convenções de vendas e
treinamentos in-company em todo Brasil.
Visite: www.diegoberro.com.br | E-mail: contato@diegoberro.com.br |
Twitter: www.twitter.com/diegoberro