O marketing pessoal e sucesso pessoal e profissional
Por Manuel Pereira
02/08/2014

O marketing pessoal assume, na actualidade, um papel preponderante na diferenciação e demarcação de um indivíduo, através da conjugação e o aperfeiçoamento contínuos nos diversos aspectos capazes de criarem sinergias, potenciando, capitalizando e acrescentando valor atingindo de forma contínua o sucesso pessoal e profissional.
O desenvolvimento pessoal e profissional engloba a transformação dos conhecimentos pessoais em habilidade ou competência funcional através da comunicação eficiente, da auto-avaliação, auto-motivação e principalmente acção empreendedora constante para o sucesso.
Uma das condições para o sucesso pessoal consiste em estar atento às necessidades da comunidade onde se está inserido, observando, analisando e encontrando soluções para ultrapassar obstáculos sem nunca esquecer a procura da concretização de objectivos e sonhos pessoais.
Outro aspecto relevante, reside na predisposição mental para o sucesso, bem como, na criatividade e inovação face aos constantes desafios quer ao nível da preparação técnica ou tecnológica e humana, no sentido de reaprender constantemente novos métodos e meios para fazer mais e melhor de forma continuada e eficiente.
Por outro lado, é fundamental encontrar entusiasmo, energia e atitude positiva para melhorar continuamente, melhorando os pontos fracos e potenciando os pontos fortes, insistindo, sem nunca desistir das paixões pessoais e motivações no sentido de alcançar os objectivos pessoais, e profissionais.
A eficiência pessoal, consistindo na transformação do conhecimento em habilidade ou competência distintiva através da conjugação assertiva dos três saberes; saber saber, saber ser e saber estar; pode constituir, desta forma, a verdadeira capitalização de todo o potencial humano.
Neste sentido, para além da acção pessoal é necessário comunicar, de forma eficiente, oralmente e nos vários suportes, como a Internet, nos jornais, nas revistas da especialidade, bem como, na comunicação eficiente através das palavras que geram acção.
A melhoria da acção pessoal, engloba a utilização do poder pessoal, o relacionamento interpessoal ou networking, a liderança, o carisma pessoal, a auto-confiança, a determinação, a aparência física, a imagem pessoal, a persuasão, a motivação, a marca pessoal, entre outros aspectos, que são fundamentais para alcançar o sucesso.

Manuel Pereira é Formador/Consultor de Marketing e Comunicação