Marketing Pessoal (4): Seja Gerador de Energia
Por Reginaldo Rodrigues
11/08/2010
O ser humano tem o poder de contagiar o ambiente e todas as pessoas
a sua volta. Em nossas consultorias, por diversas vezes, constatamos
que os problemas de turmas inteiras estavam relacionados à apenas
uma pessoa mal humorada integrante da equipe. O profissional em
questão causava insegurança e até medo nos colegas, desestabilizava
totalmente a estrutura do setor, ainda mais quando ocupava cargo de
chefia. Quem almeja sucesso no mercado deve ser alegre, vibrante,
acima de tudo motivado. Deixando o modismo de lado, muitos teóricos
questionam a eficácia da motivação. Mas não há mais dúvida sobre a
importância dessa característica. A motivação vem de dentro. Devemos
querer algo de verdade, acreditar que conseguiremos e acima de tudo
precisamos de pró-atividade, atitude, iniciativa para atingir os
objetivos. Por isso é equivocado dizer que uma pessoa motiva ou
desmotiva a outra. O que pode ocorrer é um incentivo.
Quando afirmo que uma pessoa pode ser geradora de energia e que esse
perfil é importante para a definição de uma contratação ou para o
crescimento qualitativo e quantitativo da Rede de Relacionamentos, o
faço a partir da premissa da reciprocidade. Serei tratado da mesma
maneira como trato os outros. Quando menciono o Perfil Gerador de
Energia como determinante, evidentemente estou falando da energia
positiva. Como citei no primeiro parágrafo, a energia negativa
também é contagiante. Há pessoas que quando entram em uma sala
parece que a iluminam, no mesmo instante todas as atenções se voltam
para ela, irradiam alegria. Muitos dizem que isso é dom. Pois digo
que não é.
Essa característica, como várias outras, que devem fazer parte do
Mix de Marketing Pessoal pode ser trabalhada por qualquer
interessado. O exercício começa pela manhã. Ao invés de levantar
atrasado, ficar na cama até o último minuto, experimente fazer o
contrário. Programe o despertador de modo que tenha tempo hábil para
fazer uma oração. Independente da sua religião, ou crença, eleve
seus pensamentos, agradeça e mentalize coisas boas e realizações,
não só pra si mas para todos que o cercam. Em seguida tome um banho
tranquilo, embaixo do chuveiro mesmo começará a cantarolar ou
assoviar uma canção. Ligue o rádio um pouquinho, ou coloque um cd do
seu gosto antes de sair de casa. Não tenho dúvidas que um sonoro bom
dia, a primeira pessoa que encontrar na rua, virá naturalmente. E
faça isso durante todo o dia, deseje bom dia, boa tarde, boa noite
sempre com um sorriso nos lábios. Conte casos engraçados, cuidado
com as piadinhas de mau gosto, sorria com os outros, seja otimista.
Conhece a história do "bola cheia" e o "bola murcha" do palestrante
Daniel Godri? Se não, entre no site dele e confira. Seja "o bola
cheia", aquele que vê o lado positivo de todas as situações. Não
tire a esperança do outro, nem seja portador de más notícias.
Estenda a mão literalmente ao próximo, aperte com vontade, com
prazer, demonstre alegria no ato. Elogie. Mas seja sincero ao
fazê-lo. Elogie por um trabalho, por uma roupa, por uma atitude.
Todos gostam de reconhecimento. Apresente-se sempre com simpatia.
Tenha espírito e atitudes cooperativistas. Afirmo-lhe com convicção,
tudo o que mencionei aqui é exercício e está ao alcance de todos. Se
tiver problema de timidez, mais uma razão para praticar. Agindo
dessa maneira você será uma pessoa lembrada, querida, marcante, sua
presença será sempre bem vinda. Sua Rede de Relacionamentos (leia
também Marketing Pessoal 3) aumentará sobremaneira. No Marketing
Pessoal também a persistência tem papel importante. A corrida para o
sucesso não tem linha de chegada, é contínua.
Reginaldo Rodrigues é Graduado em Comunicação Social com Pós em
Gestão Estratégica em Marketing - Palestrante e Consultor - Blog:
reginaldorodrigues100.blogspot.com - Twitter:
twitter.com/reginaldorod - Site: www.rcem.com.br