Não deixe o sucesso subir pra cabeça
Por André Vinicius
22/08/2010

Parabéns! Você conquistou aquela merecida promoção e agora é supervisor. Novo cargo, aumento de salário e muito mais responsabilidade. Tapinha nas costas e felicitações por parte de sua equipe. E agora? Como lidar com isso?
Lembre-se que você obteve uma promoção e não o título de super-man. Você não pode achar que por causa disso é o dono do mundo e fazer o que quiser com sua equipe. Um supervisor ou gerente sem uma equipe unida e que o apóia não chegará muito longe em seus objetivos.
Se você quer conhecer o caráter de uma pessoa, dê poderes a ela. O sucesso para algumas pessoas é nocivo porque transforma seus relacionamentos para pior. Acreditam que por terem crescido dentro da empresa são melhores que os demais colegas. Trocam amigos por títulos e status.
Deixar o sucesso subir para a cabeça é como colocar uma corda no pescoço e se suicidar lentamente. Você cresce, esquece das pessoas e vai subindo cada vez mais. Quando chega ao topo alguém vem e tira a escada. Você cai em queda livre e pensa que alguém vai te segurar, mas os tempos mudaram e a sua equipe não te considera mais parte do time.
Saber lidar com sua equipe é a base para o sucesso. Lembre-se que você é o capitão do time, porém a única coisa que o diferencia dos demais é que você tira o cara ou coroa para decidir o lado do campo que deseja jogar e levanta o troféu se sua equipe vencer a competição. Então, você também tem que suar a camisa.
A sua função como líder é servir, orientar, apoiar, reconhecer e lutar pelo seu time. Você precisa muito mais da sua equipe do que eles de você. Se o barco naufraga você é o primeiro a ser lançado aos tubarões, porque falhou na sua missão de navegar no turbulento mar da busca por resultados.
Pense nisso e não deixe o sucesso subir pra cabeça!

André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre