Negociação: Veja se você é bom nisso
Por Fernando Silveira
11/03/2012

Pode-se afirmar que todos negociam e o fazem em praticamente todas as áreas do relacionamento profissional ou pessoal.
Seja no trabalho, em casa, na comunidade ou em tantos outros ambientes a realidade é que inúmeras vezes todos são chamados a negoci ar seja direta ou indiretamente.
Por isto as pessoas adquirem determinado potencial negociador que é a soma da experiência com o conhecimento no decorrer do tempo.
Vamos ver até que ponto você é um bom negociador.
Para isto basta você verificar se opera em consonância com os 10 pontos que vem a seguir. Então
SE VOCÊ AGE ASSIM:
1-Durante as negociações busca apresentar suas ideias no mais oportuno momento;
2-Procura também ver os interesses, expectativas e necessidades da pessoa com quem negocia;
3-Antes de iniciar uma negociação costuma estabelecer a margem de até onde você poderá ceder sem comprometer seu objetivo;
4-Ouve atentamente e mais do que fala;
5-Após apresentar cada uma de suas ideias procura certificar-se de que a outra pessoa as entendeu claramente;
6-Procura conhecer preliminarmente alguma coisa do comportamento da pessoa com quem vai negociar assim como forças e fraquezas da mesma;
7-Por melhor que seja sua posição ou situaç ão, você procura deixar uma saída honrosa para o outro negociador;
8-Costuma cumprir suas promessas;
9- Consegue transformar uma situação adversa em oportunidade para novos negócios, serviços, convivências ou ideias;
10 -Procura negociar em todas as suas áreas de atuação tais como trabalho, lazer, família etc., em oposição a negociar apenas em uma delas (trabalho, por exemplo).
...ENTÃO VOCÊ É UM BOM NEGOCIADOR.
Caso você aja de acordo com pelo menos sete das afirmações acima pode-se concluir que o seu potencial negociador é muito bom. O ideal é esforçar-se para chegar aos 10 pontos colocando todo o seu talento a favor de boas negociações, realizando seus objetivos pessoais ou profissionais de modo competente.

Fonte: L.A.C.Junqueira
Fernando Silveira, Administrador e Advogado, é especialista em Negociação atuando desde 1982 em todo o país e pode ser acessado pelo endereço fsilveira10@msn.com