O que é ser blogueiro?
Por Rafael Koshima
24/07/2011

Já ouviu aquela expressão? “De médico e publicitário todo mundo tem um pouco.” Agora a profissão de Blogueiro também faz parte dessa expressão, há algum tempo atrás quase todos tiveram um blog e isso fez todos acreditarem que é um Blogueiro. Mas será que criar um blog na plataforma Blogspot, Wordpress e sair por aí postando já pode ser chamado de Blogueiro?
Está em discussão no senado à obrigatoriedade ou não do diploma de jornalista para exercer a profissão, eu como publicitário de formação fico com medo do que essa tal lei pode trazer para nossa sociedade. Hoje o jornal impresso é sinônimo de credibilidade, mas será que todas as notícias lidas são verdadeiras? Será que os jornais não têm “rabo preso” com alguma pessoa que necessita da “verdade” que nem sempre é verdade? Se hoje com a obrigatoriedade do diploma já está assim e quando não for obrigatório, quem vai garantir a ética?
Mas o que precisa para ser um Blogueiro? O que muitos dizem é que basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita, mas muito além disso o Blogueiro deve entender daquilo que está falando, estudar sobre o que está falando, ter comprometimento com os leitores, dedicação ao seu blog, ter ética e principalmente manter uma linguagem que não canse o leitor.
Além da tradicional forma de “Blogar” onde os donos dos blogs escolhem o tema, o que vem acontecendo é o aumento de blogs no mundo corporativo. Muitas empresas estão buscando nos blogs a ferramenta ideal para chegar até seu público-alvo, pois conseguem ter um feedback maior com seu cliente.
Até um tempo atrás blogs eram direcionado ao público em geral, mas hoje o que podemos notar que cada vez mais os blogs estão sendo direcionado para as empresas. Algumas plataformas como o WORDPRESS disponibilizam seu sistema (Grátis) para ser implantado em seu site, você não precisa usar o domínio “seunome.WORDPRESS.com” e com o sistema disponibilizado pelo WORDPRESS você pode implantar em seu domínio, e seu blog pode ter o seu nome ou da empresa. (EX: http://iemai.com.br/blog/// http://www.consul.com.br/Consulevoce/BlogdaConsul)
Abaixo vou citar algumas dicas que podem ajudar quem deseja ingressar nessa nova carreira ou deseja melhorar:
• Linguagem – Em seu blog mantenha uma linguagem onde o leitor não canse, use com mais freqüência as vírgulas e pontos, pois deixam os textos mais “gostosos” de ler. Tome como exemplo o Twitter, sua principal característica é ter conteúdo de apenas 140 caracteres. Procure fazer textos mais curtos e mais objetivos.
• Conteúdo - Como em uma campanha encontre seu público alvo, saiba para quem você está escrevendo, saiba o que está escrevendo. (Encontre portais e outros blogs para saber o que é legal de ser postado)
• Divulgação: Procure utilizar as outras mídias sociais para divulgar seu site, procure dentro das mídias sociais grupos que se interessam pelo tema do seu blog. Troque links com outros blogs, pois quantos mais links na internet mais fácil será encontrado pelos buscadores.
• Postagem – Procure postar com mais freqüência possível, de preferência diariamente. (Isso ajuda a manter seu blog interessante)
• Referencias: Sempre que postar notícias, artigo de outros blogs cite de onde retirou. Isso da credibilidade ao seu blog.
Espero que tenha ajudado um pouco, procure usar seu blog para boas funções. Caso você seja um profissional de mídia social, ofereça para empresas seu serviços, mostre para eles todos os benéficos que ele pode trazer para eles.

Rafael Koshima é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, MBA em Gestão de Marketing na ESAMC. Apaixonado por marketing tem como hobbie assistir filmes e esporte, apesar de não praticar. Trabalha como coordenador de marketing. Site: http://www.rafaelkoshima.com.br