Parcerias
Por Danilo Lali
14/05/2011
Em reuniões com clientes potenciais percebo que há uma grande alusão por eles em fazer determinadas “parcerias” com os meus serviços de marketing. Mas tudo se transforma quando tenho a percepção de que eles não têm noção do conceito de parceria empresarial, há um individualismo enorme e principalmente em relação aos serviços que eles necessitam, mas não consegue fazer a operação inversa e ver se eles tivessem no meu lugar, aceitariam o que eles mesmos pedem.
Para quem não sabe ou não tem noção do que é parceria, segue aqui uma definição minha: “Parceria empresarial nada mais é que, a união de esforços entre duas organizações com o objetivo final em comum. São definições de objetivo em comum com os direitos e deveres entre ambos. Financeiramente deve ser viável para ambos, mas a parceria se concretiza com a aceitação do objetivo por ambos”.
O maior erro das empresas é achar que outras empresas ou profissionais freelancers estão dispostos a perderem tempo trabalhando sem remuneração ou por troca de novas indicações de clientes, principalmente quando propõem remuneração através dos resultados individuais dessas empresas.
Em uma pesquisa no mercado, vemos várias empresas que, juntas conseguiram objetivos maiores com propósitos em comum. Veja um exemplo sem expor marcas, afinal não estou ganhando nada para promovê-las:
“Duas grandes editoras do país se unem o seu departamento de logística fazendo com que aonde chega as revistas de uma editora, chegará a da outra editora e vice-versa. As empresas são concorrentes, mas chegaram a uma parceria logística para que pudessem chegar a outras localidades mantendo o custo já definido por sua concorrente”.
Esse é um caso onde duas concorrentes expandem seus mercados e claro, aumentam suas vendas, propõe opção aos seus consumidores sem custos elevados. Se não fizessem isso, com certeza uma delas para atingir a área onde a outra entrega, teria um custo maior.
Danilo Lali é Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação em Marketing, presta serviço de Consultoria em Marketing para pequenas e médias empresas, além de promover cursos, palestras e treinamentos. http://lali-consultoria.blogspot.com
Por Danilo Lali
14/05/2011
Em reuniões com clientes potenciais percebo que há uma grande alusão por eles em fazer determinadas “parcerias” com os meus serviços de marketing. Mas tudo se transforma quando tenho a percepção de que eles não têm noção do conceito de parceria empresarial, há um individualismo enorme e principalmente em relação aos serviços que eles necessitam, mas não consegue fazer a operação inversa e ver se eles tivessem no meu lugar, aceitariam o que eles mesmos pedem.
Para quem não sabe ou não tem noção do que é parceria, segue aqui uma definição minha: “Parceria empresarial nada mais é que, a união de esforços entre duas organizações com o objetivo final em comum. São definições de objetivo em comum com os direitos e deveres entre ambos. Financeiramente deve ser viável para ambos, mas a parceria se concretiza com a aceitação do objetivo por ambos”.
O maior erro das empresas é achar que outras empresas ou profissionais freelancers estão dispostos a perderem tempo trabalhando sem remuneração ou por troca de novas indicações de clientes, principalmente quando propõem remuneração através dos resultados individuais dessas empresas.
Em uma pesquisa no mercado, vemos várias empresas que, juntas conseguiram objetivos maiores com propósitos em comum. Veja um exemplo sem expor marcas, afinal não estou ganhando nada para promovê-las:
“Duas grandes editoras do país se unem o seu departamento de logística fazendo com que aonde chega as revistas de uma editora, chegará a da outra editora e vice-versa. As empresas são concorrentes, mas chegaram a uma parceria logística para que pudessem chegar a outras localidades mantendo o custo já definido por sua concorrente”.
Esse é um caso onde duas concorrentes expandem seus mercados e claro, aumentam suas vendas, propõe opção aos seus consumidores sem custos elevados. Se não fizessem isso, com certeza uma delas para atingir a área onde a outra entrega, teria um custo maior.
Danilo Lali é Pós Graduado em Competitividade Empresarial e com Formação em Marketing, presta serviço de Consultoria em Marketing para pequenas e médias empresas, além de promover cursos, palestras e treinamentos. http://lali-consultoria.blogspot.com