O Poder das Mulheres
Por Antomar Marins e Silva
08/10/2010
Com o crescente número de mulheres cada vez mais independentes e a influência que elas exerçam na decisão final sobre as compras familiares, inúmeras empresas estão investindo pesado em estratégias para atrair este público consumidor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade é formado pelo sexo feminino e em dez anos cresceu em 30% o percentual de famílias com mulheres responsáveis pelos domicílios.
A empresa que conseguir conquistar sua confiança pode ter um retorno grande, é o que diz a pesquisa realizada pela escritora Marie Suzuki, onde observou que 72% do poder da decisão na hora da compra são das mulheres, até mesmo em segmentos considerados masculinos como nas lojas de material de construção e de automóveis. Profissionais desses setores afirmam: A mulher é que define o que será comprado e quem bate o martelo são elas.
Psicólogos de comportamento do consumidor afirmam que a mulher passou a ter um poder de compra maior e que tende a ser mais detalhista e por isso deve merecer um atendimento diferenciado.
De acordo com a Revista Perfil Lojista, de Vitória, ES, há 10 características mais comuns entre as mulheres na hora da compra:
1. Gostam de conversar e de ouvir conselhos.
2. Preferem lojas coloridas, cheirosas e bem decoradas.
3. Pesam mais o impacto daquela compra em seu meio social.
4. Adoram falar e conversam emotivamente.
5. Gostam de novidade.
6. Não se importam em passar mais tempo na loja se atenderem atenção dos vendedores.
7. Negociam.
8. Questionam, perguntam e se informam até entenderem.
9. Insistem ao máximo.
10. Quase sempre conseguem o que querem.
E sua empresa esta atenta a tudo isso?
Antomar Marins e Silva é Escritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros: Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Habilidades Gerenciais; Liderando Seu Time Sem Stress; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas e outros, além de mais 1.000 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. E-mail: profamarins@gmail.com
Por Antomar Marins e Silva
08/10/2010
Com o crescente número de mulheres cada vez mais independentes e a influência que elas exerçam na decisão final sobre as compras familiares, inúmeras empresas estão investindo pesado em estratégias para atrair este público consumidor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade é formado pelo sexo feminino e em dez anos cresceu em 30% o percentual de famílias com mulheres responsáveis pelos domicílios.
A empresa que conseguir conquistar sua confiança pode ter um retorno grande, é o que diz a pesquisa realizada pela escritora Marie Suzuki, onde observou que 72% do poder da decisão na hora da compra são das mulheres, até mesmo em segmentos considerados masculinos como nas lojas de material de construção e de automóveis. Profissionais desses setores afirmam: A mulher é que define o que será comprado e quem bate o martelo são elas.
Psicólogos de comportamento do consumidor afirmam que a mulher passou a ter um poder de compra maior e que tende a ser mais detalhista e por isso deve merecer um atendimento diferenciado.
De acordo com a Revista Perfil Lojista, de Vitória, ES, há 10 características mais comuns entre as mulheres na hora da compra:
1. Gostam de conversar e de ouvir conselhos.
2. Preferem lojas coloridas, cheirosas e bem decoradas.
3. Pesam mais o impacto daquela compra em seu meio social.
4. Adoram falar e conversam emotivamente.
5. Gostam de novidade.
6. Não se importam em passar mais tempo na loja se atenderem atenção dos vendedores.
7. Negociam.
8. Questionam, perguntam e se informam até entenderem.
9. Insistem ao máximo.
10. Quase sempre conseguem o que querem.
E sua empresa esta atenta a tudo isso?
Antomar Marins e Silva é Escritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros: Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Habilidades Gerenciais; Liderando Seu Time Sem Stress; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas e outros, além de mais 1.000 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. E-mail: profamarins@gmail.com