O Poder do Blog como Ferramenta de Marketing de Conteúdo
Por Mayko Franceschi
11/07/2010

Existem diversas estratégias de marketing digital, como SEO (otimização de sites para buscadores), links patrocinados e mídias sociais.

Entretanto, nenhuma delas levará ao resultado esperado, que é a conversão (seja uma venda, o preenchimento do formulário de contato ou algo definido por você) do usuário se não existir uma preocupação com o conteúdo gerado.

A relevância do conteúdo existente em seu site pode ser a diferença entre o visitante decidir pela sua empresa ou a do concorrente.

E não é apenas isso. Pois um conteúdo bem elaborado melhora substancialmente por si só o posicionamento de seu site nos buscadores (Google, Yahoo e Bing).

A melhor forma de produzir conteúdo é através de um blog, ferramenta muito conhecida de quem está acostumado a navegar na web em busca de conhecimento.

O blog é uma forma de interagir muito interessante com os visitantes, que podem comentar e dar sua opinião sobre os assuntos discutidos nos posts do blog.

Essa interação faz com que a atenção dos visitantes seja maior, pois uma dos fatos que fazem da web um sucesso é a possibilidade de se interagir com o conteúdo.

Existem diversas ferramentas para se construir um blog, como o wordpress, o blogspot e o blogger. Todavia, em minha opinião, o wordpress é uma ferramenta sem igual.

Mas como fazer um planejamento de marketing de conteúdo eficaz utilizando um blog? Vamos aos pontos:

Qual é o objetivo do blog?

Compartilhar novidades de seu segmento, mostrar o conhecimento de sua equipe técnica ou sanar dúvidas sobre seus serviços ou produtos?

É necessário analisar bem esse ponto, pois não só deve-se focar no assunto de maior conhecimento por parte da empresa, mas aquilo que seja mais interessante para seu público-alvo, pois de nada adianta escrever sobre algo que ninguém vai ler.

Quem será o responsável pela atualização do blog?

Atualizar um blog e produzir conteúdo para o mesmo requer muito tempo e trabalho. Não pense que vai ser fácil, então se você não tem um funcionário capaz de fazer o mesmo, o mais interessante ode ser terceirizar esse serviço. A terceirização sai mais barata e o resultado vai ser melhor do que fazer você mesmo ou contratar um profissional apenas para isso.

Qual a freqüência de atualização?

É necessário existir uma freqüência de atualização, pois o leitor se acostumará com essa freqüência.

Forme uma equipe de autores dentro de sua empresa, onde cada um assuma a responsabilidade de produzir conteúdo. Mais uma vez, terceirizar pode ser mais interessante.

Produzir conteúdo relevante

Produzir conteúdo não é fácil. Conteúdo de qualidade então, mais difícil ainda.

É necessário conhecer a fundo sobre o assunto ao qual o blog irá trabalhar.

Abuse de ferramentas como o Youtube e o Slideshare para produzir conteúdo interessante para seu visitante.

Utilize também como fonte outros blogs que falem do mesmo assunto que o seu sempre citando a origem da informação.

Redação para web

Outro ponto muito importante é o conhecimento sobre redação para web, pois é necessário escrever de acordo com linguagem de seus visitantes (exemplo: termos técnicos para adolescentes não é muito interessante) e utilizando as palavras chaves corretas, que farão com que os buscadores posicionem de forma mais interessante seus posts.

Distribua o conteúdo

Se sua empresa possui perfis em mídias sociais, distribua o conteúdo produzido através delas. O Twitter é uma das mais interessantes ferramentas para isso.

Sites agregadores, como o UEBA (http://www.ueba.com.br/), o diHITT (http://www.dihitt.com.br/) são ótimos lugares para você distribuir seus posts.

Investir em conteúdo, além de “amarrar” seus visitantes no site, gera muitas visitas de pessoas que passarão a conhecer sua empresa ou que podem vir a se tornar clientes pela oportunidade.

Quer um exemplo? Vamos supor que uma empresa queira entrar no mercado do e-commerce e procure informações sobre como fazer o projeto do mesmo, digitando no Google “projeto de e-commerce passo a passo”. O 1º resultado é o do meu blog pessoal, este no qual vocês estão no momento.

Ou então vamos supor que o termo buscado seja “Marketing de busca planejamento”, para alguma empresa que tenha interesse em aparecer bem posicionado nos buscadores.

Assim, podemos ver que o blog da Magoweb Campo Grande (www.magoweb.com/cg) aparece em segundo lugar, atrás apenas da definição da Wikipédia sobre o termo. Logo na seqüência, vem mais um blog nosso (3º posição), o clínica de marketing digital (www.magoweb.com/clinicadigital).

Pessoal, fico por aqui. Realizar um bom planejamento de marketing de conteúdo através de um blog significa fidelização de clientes, exposição da marca, referência dentro de seu segmento e um aumento exponencial do número de visitas oriundas de buscadores como o Google.

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg